15 Mai 2025
- "Prevost também pensou em se chamar Agostinho, mas acabou decidindo que Leão era melhor", enfatizou o cardeal, que estava na mesma mesa de escrutínio que o novo Papa.
- Filoni surpreendeu ao falar de "Leão, o Grande", que "foi um grande pontífice do século V, quando invasões bárbaras testavam a cidade e ele trabalhou para salvar Roma da destruição".
A informação é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 14-05-2025.
Há uma semana, antes do conclave que levou Robert Prevost a se tornar o novo Papa após a morte de Francisco, previmos que o então prefeito do Dicastério dos Bispos era nosso candidato ao trono papal. Por muitas razões. E especulamos sobre qual poderia ser seu nome: Agustín. Prevost foi finalmente eleito, mas escolheu ser conhecido, para sempre, como Leão XIV.
No entanto, o cardeal italiano Fernando Filoni, falando ao Il Fatto Quotidiano, confirmou que Prevost inicialmente considerou nomear-se em homenagem ao santo fundador da ordem à qual pertence. "A princípio, Prevost também considerou se chamar Agostinho, mas no fim decidiu que Leão era melhor", enfatizou o cardeal, que estava na mesma mesa de escrutínio que o novo Papa.
"Pessoalmente, estou muito satisfeito", enfatizou Filoni à publicação italiana, fazendo eco aos sentimentos de "todos os irmãos cardeais", que "expressaram grande alegria", que o próprio Prevost aumentou com seus primeiros gestos de proximidade. "É uma escolha que realmente nos deixou felizes".
Junto com as razões que o próprio Prevost deu para se chamar Leão XIV, Filoni surpreendeu ao falar de Leão, o Grande, que "foi um grande pontífice do século V, quando invasões bárbaras estavam colocando a cidade à prova e ele trabalhou para salvar Roma da destruição". No entanto, o nome Leão XIII vem do Papa de Rerum Novarum. “Este será um dos aspectos mais importantes do seu pontificado, ou seja, a atenção à dignidade humana, porque sem trabalho a dignidade humana se perde”, admitiu.
Leia mais
- Agostinianos. A nova ordem papal que vive da caridade e defende uma Igreja mais universal
- O primeiro jantar do Papa com os cardeais: "Foi assim que ele escolheu o nome Leão XIV"
- Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima
- Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises
- Dos Bispos à Economia: Aqui estão as Caixas-Chave do Pontificado do Papa Leão XIV
- “Como matemático, Prevost colocará os princípios éticos no centro da tecnologia”. Entrevista com Paolo Benanti
- “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV
- Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff
- Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político
- As ideias. Essas palavras para uma Igreja espiritual longe do poder. Artigo de Antonio Spadaro
- O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"
- O que aconteceu dentro do conclave? Na hora do almoço, a opção italiana cai e surge o grande candidato a papa na sombra
- Um novo papa para ser farol das noites sombrias. Destaques da Semana no IHU Cast
- A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi
- Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira