16 Abril 2025
A reportagem é da agência Efe, reproduzida por Religión Digital, 15-04-2025.
A presença do Papa nos ritos da Semana Santa permanecerá um mistério, e por enquanto ele delegou dois cardeais para oficiar as missas da Quinta-feira Santa e da Sexta-feira Santa, bem como as Estações da Cruz no Coliseu, para as quais Francisco escreveu as meditações que serão lidas no anfiteatro romano.
O pontífice de 88 anos continua melhorando de seus problemas de saúde, tanto em termos de mobilidade e respiração, quanto de voz , como pôde ser visto no último domingo, quando desejou a todos uma "feliz Semana Santa" após aparecer na Praça São Pedro no final da missa do Domingo de Ramos, informou a sala de imprensa do Vaticano na terça-feira.
O pontífice argentino precisa cada vez menos de fluxos de oxigênio, como ficou evidente naquela aparição, já que compareceu à praça do Vaticano sem cânulas nasais.
Ele também continua recebendo altos funcionários da Cúria para dar continuidade ao seu trabalho e, na segunda-feira, recebeu o Cardeal Prefeito das Causas dos Santos, Marcelo Semeraro, para assinar os decretos para os processos de beatificação e canonização.
O Vaticano ainda não confirmou a presença do Papa nos ritos da Semana Santa, então suas aparições serão surpresa. Para a Missa Crismal, ele delegou o cardeal italiano Domenico Calcagno, enquanto a Missa da Sexta-feira Santa será oficiada pelo prefeito do dicastério para as Igrejas Orientais, Claudio Gugeroti.
A tradicional Via Sacra será presidida pelo Cardeal Baldassare Reina, vigário da diocese de Roma, mas os textos para as meditações foram escritos pelo Papa Francisco, informou o Vaticano.
Os cardeais restantes que oficiarão os ritos da Semana Santa no sábado e a Missa de Páscoa no domingo serão anunciados nos próximos dias.
Ainda não se sabe se o Papa poderá dar a bênção pascal "Urbi et Orbi", que acontece na sacada da Loggia Central da fachada da Basílica de São Pedro no Domingo de Páscoa.