10 Abril 2025
Federação Luterana Mundial (FLM) reforçou a convocação dirigida a cristãos de todo o mundo a trabalharem pela paz e justiça ecológica, orando e assumindo compromisso com a sustentabilidade, em preparação ao Tempo da Criação 2025, que será celebrado de 1º de setembro a 4 de outubro. Líderes de diferentes tradições religiosas destacam a necessidade urgente de um mundo justo, no qual as pessoas possam restaurar o seu relacionamento rompido com a Criação.
A reportagem é de Edelberto Behs.
“Em um contexto bíblico, ter esperança não significa apenas esperar, mas agir, orar, mudar o comportamento e reconciliar-se com a Criação e o Deus Criador em unidade, arrependimento e solidariedade. A justiça do Senhor exige paz entre os povos, mas também a restauração da fertilidade da terra”, arrolou Nora Antonsen, uma jovem luterana da Noruega.
A pastora luterana Dra. Eva Harasta apontou que em muitos contextos as atividades humanas estão assumindo “a forma de uma guerra contra a Criação”. Destacou que nessa crise, algumas pessoas têm maiores responsabilidades que outras. Trata-se de uma grande tarefa e desafio ecumênico, definiu.
O secretário-geral da Conferência de Igrejas do Pacífico, reverendo James Bhagwan, lembrou que a Igreja Católica Romana declarou 2025 como o Ano Santo do Jubileu, no propósito de enfatizar que “não podemos vivem em paz uns com os outros e com a Criação até que haja um tempo de justiça e reconciliação”.
Leia mais
- Tempo da Criação escuta os gemidos da Terra
- Ouçamos o grito da Terra, que está com "febre e doente". Vídeo do Papa
- Bartolomeu: “A ameaça ambiental é uma dimensão da crise ampliada da civilização contemporânea”
- Espera e age com a criação. Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
- O Cântico do Irmão Sol. Francisco de Assis "já não era mais um homem que orava, havia se tornado uma oração viva"
- É preciso dar um basta à destruição do planeta Terra, frisa Guia do Tempo da Criação
- Tempo da Criação lembra o compromisso com a casa comum
- Papa no Tempo da Criação: permanecer ao lado das vítimas da injustiça ambiental