02 Setembro 2024
“A fé cristã reconhece o valor supremo da humanidade e da criação”, disse Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu. E completa “A fé no Deus da sabedoria e do amor inspira e apoia as forças criativas da humanidade, fortalecendo-a diante dos desafios e das provações, mesmo quando os supera. parece humanamente impossível." “Os cientistas dizem-nos que os mais afetados pela atual crise ecológica continuarão a ser aqueles que têm menos”, conclui.
O artigo é assinado pelo Conselho Mundial de Igrejas, publicado com Religión Digital, 01-09-2024.
“A ameaça ambiental é uma dimensão da crise ampliada da civilização contemporânea”, disse o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, aderindo ao ‘Tempo da Criação’. Numa mensagem, o líder ortodoxo aponta como “o enfrentamento do problema não pode ser bem sucedido com base nos princípios da mesma civilização, da razão de ser que o criou em primeiro lugar”.
Ao mesmo tempo, Bartolomeu reiterou a convicção de que as igrejas e as religiões podem contribuir significativamente para uma conversão espiritual e avaliativa vital para o bem do futuro da humanidade e do planeta. “A fé cristã reconhece o valor supremo da humanidade e da criação ”, afirmou. “A fé no Deus da sabedoria e do amor inspira e apoia as forças criativas da humanidade, fortalecendo-a diante dos desafios e provações, mesmo quando superá-los parece humanamente impossível”.
"The Christian faith recognizes the supreme value of humanity and creation alike." - Ecumenical Patriarch Bartholomew I @Oikoumene @EcuPatriarch #SeasonOfCreation #ClimateJustice
— World Council of Churches (WCC) (@Oikoumene) August 29, 2024
➡️ https://t.co/nQKeyTMjzn
📸 Albin Hillert/WCC pic.twitter.com/efYrVeeS02
Ele também enfatizou a necessidade de compreender que a crise ecológica contemporânea afeta primeiro os habitantes mais pobres da Terra. “ Existe uma ligação estreita e indissolúvel entre o nosso cuidado pela criação e o nosso serviço ao corpo de Cristo, como existe entre as condições econômicas dos pobres e as condições ecológicas do planeta”, afirmou. “Os cientistas dizem-nos que os mais afetados pela atual crise ecológica continuarão a ser aqueles que têm menos.”
Leia a mensagem (a tradução em inglês segue a versão original em grego)
Leia mais
- “É tarde demais?” A crise ecológica e a fé de um teólogo. Artigo de Jung Mo Sung
- Produção, trabalho e crise ecológica. Artigo de Daniel Tanuro
- Aterrar: qual teologia para a crise ecológica?, em debate no Cepat
- A crise ecológica e o “Mal da Terra”. Entrevista com Nikolaj Schultz
- Crise ecológica, crise psíquica e o fim do progresso. Artigo de Vladimir Safatle
- “O novo modo de produção não pode ser pensado sem enfrentar a crise ecológica”. Entrevista com Maurizio Lazzarato
- Como enfrentar a crise ecológica e energética: o novo livro de Gaël Giraud
- O Papa: desejo ir a Niceia em 2025 com Bartolomeu para o aniversário de 1.700 anos do Concílio
- A diaconia do diálogo e da unidade. Artigo do Patriarca Bartolomeu I
- Patriarca Bartolomeu repreende líderes ortodoxos russos durante visita à Hungria
- Bartolomeu: Como você abandona à mercê do bombardeio os fiéis que você afirma ser sob seu omóforo?