21 Fevereiro 2025
"Para Jesus, dizer que os pobres são abençoados significa afirmar que Deus está do lado deles e que eles são seus interlocutores privilegiados. Eles são abençoados porque, em Deus, sabem de que lado está a justiça e, assim, podem superar a antiga resignação na qual estão imersos e se abrir para a esperança", escreve o pastor valdense italiano Eric Noffke, professor de Novo Testamento na Faculdade Valdense de Teologia em Roma, em artigo publicado por Riforma, 21-02-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.
Prezadas irmãs e irmãos, Jesus diz: “Bem-aventurados os pobres, porque o reino de Deus é vosso”. Essa é uma afirmação desconcertante. Por que razão uma pessoa pobre deveria se sentir abençoada? A pobreza é uma realidade terrível: é fome, é desespero, é medo, é viver sem certeza sobre o amanhã, é olhar para uma despensa vazia e não saber como alimentar os filhos... é viver em um casebre, caso você tenha um teto sobre sua cabeça. É remexer no lixo, é a humilhação de sempre ter sempre que pedir ajuda, porque você não consegue sobreviver sozinho e, mesmo que tenha um emprego, ainda assim recebe uma miséria.
A pobreza também é uma corrente que mantêm escravizados: quem não tem dinheiro, em nosso mundo, que escolhas de vida pode fazer? Estará à mercê dos ricos, pois para sobreviver estará disposto a fazer qualquer coisa....
Podemos ver isso em nosso vizinho, quando nos perguntamos como ele pode fazer um trabalho tão horrível para viver.
Podemos ver isso em nossos campos, quando é a temporada de colheita, ou ao longo de certas estradas, quando a noite cai. A pobreza de muitos é necessária no mundo dos poucos ricos. Na antiguidade, quando o evangelista Lucas escrevia, acreditava-se firmemente que a existência da pobreza era o estado natural das coisas, que era o resultado da decisão dos deuses ou do destino. Mas nem todos no império de Roma concordavam com essa visão resignada das coisas: o Deus de Israel pensava de outra forma. Para a lei de Moisés e os profetas de Israel, de fato, a pobreza é o resultado trágico de escolhas humanas perversas e egoístas, é o resultado de decisões políticas muito precisas, porque Deus deu à humanidade um mundo em que todos podem ter o necessário, mas alguém garante para si também a parte dos outros.
A Bíblia nos diz claramente que, aos olhos de Deus, os pobres são as vítimas dos ricos e dos poderosos, e a pobreza é uma abominação a ser abolida.
Mas isso é suficiente para dizer que os pobres são abençoados? Claramente, para aqueles que não creem em Deus, essa afirmação não faz sentido. Mas para aqueles que creem, esclarece tudo a explicação de Jesus sobre sua afirmação: “porque vosso é o reino de Deus”. E quanto a isso, devemos tomar cuidado com um mal-entendido. Muitas vezes, de fato, essa afirmação tem sido entendida como uma referência à vida além da morte ou ao reino de Deus no final da história: será no paraíso que os pobres estarão na bem-aventurança. Os pobres, entretanto, estão famintos hoje.... Os refugiados precisam hoje de um teto para se abrigar... O motoboy ou o trabalhador precisa que seu salário lhe traga dignidade para chegar ao fim do mês tranquilo... Será que um pobre precisa morrer para ter seus direitos reestabelecidos? Felizmente, Jesus não diz que o reino de Deus será de vocês, mas: o reino de Deus é de vocês. O reino de Deus pertence aos pobres já hoje.
Para Jesus, dizer que os pobres são abençoados significa afirmar que Deus está do lado deles e que eles são seus interlocutores privilegiados. Eles são abençoados porque, em Deus, sabem de que lado está a justiça e, assim, podem superar a antiga resignação na qual estão imersos e se abrir para a esperança. Eles são abençoados porque sabem que seu direito a uma vida digna é estabelecido por Deus e que suas lutas para obter o que lhes cabe por direito são realizadas em Seu nome. Para um crente, seja ele pobre ou rico, saber disso significa saber em que direção orientar sua vida e saber de que lado se posicionar.
Infelizmente, a história nos ensina que as igrejas muitas vezes ficam do lado daqueles que têm dinheiro e poder e renunciam à sua vocação de ficar do lado dos últimos.
Isso sem falar naqueles que falsificam a mensagem do Evangelho, dando aos pobres a ilusão de que a fé pode ser um instrumento para enriquecer, trocando assim Deus por Mamon: é assim que o anticristo age.
Muitos e muitas crentes, no entanto, ontem como hoje, recebem essa palavra de Jesus com um coração aberto à mudança, a assumem para si e tentam fazer das bem-aventuranças uma perspectiva privilegiada do mundo, para transformá-la em um verdadeiro programa de vida.
Bem-aventurados os pobres, portanto, não é apenas uma afirmação sobre Deus, mas também uma pergunta dirigida a cada uma e cada um de nós. Vocês que ouvem essa palavra de Jesus, então, passarão com indiferença ou começarão a olhar o mundo com novos olhos, sabendo de que lado Deus se posicionou? Amém.
Você que nos diz que entre os que sofrem e os que se sentem confortáveis, você fez uma escolha clara e nos chama a fazer o mesmo.
Ensine-nos, então, a denunciar a injustiça e a opressão, a não permanecer em silêncio quando vemos à obra um sistema em ação que cria pobreza e miséria, que traz guerras e destruição.
Ensine-nos a reconhecer o nosso próximo, em primeiro lugar naqueles que são marginalizados e privados de seus direitos fundamentais, e a nos comprometermos com uma mudança que restabeleça a justiça.
Ensine-nos a não recuar quando nos pedirem ajuda, e a redescobrir a alegria da solidariedade e do compartilhamento.
Vemos o mal, Senhor, e nos sentimos impotentes.
Anime-nos com seu Espírito, para que a bênção que você derrama sobre o mundo possa ser igualmente compartilhada entre todas as criaturas que o habitam. Amém.