Papa Francisco teve uma noite tranquila: “Acordou e tomou café da manhã”

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • “Precisamos mudar a lente das instituições e olhar para essas ocorrências com a gravidade de fato que elas têm”, alerta a pesquisadora

    Lei Maria da Penha. 20 anos depois. Entrevista especial com Juliana Brandão

    LER MAIS
  • A Igreja deve usar os algoritmos sem se deixar algoritmizar. Entrevista com Arnaldo Rodrigues

    LER MAIS
  • “O ataque contra pessoas trans aponta para um projeto potencialmente genocida”. Entrevista com Judith Butler

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

19 Fevereiro 2025

Ontem a notícia de pneumonia bilateral. O novo boletim da manhã.

A informação é publicada por La Repubblica, 19-02-2025.

"O Papa passou uma noite tranquila, acordou e tomou café da manhã." A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Piora de ontem

Jorge Mario Bergoglio está internado no hospital Gemelli desde sexta-feira. Internado por bronquite, ele também está em tratamento desde ontem para pneumonia bilateral. Uma piora que tem causado preocupação. No entanto, a sala de imprensa agora ressalta que Francisco "passou uma noite tranquila, acordou e tomou café da manhã". As terapias continuam. Mais atualizações são esperadas para esta manhã e a assessoria de imprensa deve emitir um boletim médico esta noite.

"Pneumonia bilateral"

O Papa Francisco sofre, portanto, de "pneumonia bilateral", e suas condições clínicas "continuam apresentando um quadro complexo", explicou ontem o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, com base em exames laboratoriais e na radiografia de tórax do Papa, delineando assim um cenário que não pode deixar de ser descrito como preocupante.

"A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de terapia antibiótica com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo", foi explicado aos jornalistas.

No entanto, o Papa Francisco "está de bom humor". Ontem ele alternou o descanso com oração e leitura de textos. "Ele agradece pela proximidade que sente neste momento e pede, com o coração agradecido, que continuemos a rezar por ele", disse Bruni.

A permanência no hospital não será curta

Em suma, não estamos mais falando apenas de uma “infecção polimicrobiana do trato respiratório”, mas de um quadro certamente alarmante para uma pessoa de 88 anos. E está pelo menos confirmado que a estadia do Papa em Gemelli não será curta.

Por esse motivo, entretanto, todos os compromissos foram cancelados, desde a audiência geral de hoje até domingo, quando a missa do Jubileu dos Diáconos será celebrada pelo Arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e organizador do Ano Santo, a quem o Pontífice também delegou para as ordenações planejadas de novos diáconos. Ainda não se sabe se e como Francisco realizará o Angelus dominical: no domingo passado o texto foi escrito e depois divulgado.

Leia mais