Prepare-se para o tempo de Advento, "é hora da esperança". Comentário de Fernando Altemeyer Junior

Foto: Nascimento de Jesus | Reprodução

Mais Lidos

  • Niceia 1.700 anos: um desafio. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • A rocha que sangra: Francisco, a recusa à OTAN e a geopolítica da fragilidade (2013–2025). Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Congresso arma pior retrocesso ambiental da história logo após COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Novembro 2024

Advento principia em 01-12-2024. 

O comentário é de do Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior, assistente doutor da PUC-SP, publicado em sua página do Facebook, 26-11-2024

Prepare uma coroa com velas e ramos bem verdinhos. Enfeite a porta de sua casa e a porta da comunidade. 

Advento é expectativa ativa. Advento é momento de esperançar. Não é hora de dormir. É tempo de vigilância. Estamos todos e todas em trabalho de parto. É hora da esperança iluminar o Brasil e o mundo metido nos massacres na Palestina e na Ucrânia, sem dizer das guerras invisíveis. Tempo especial para o parto de Deus que se faz carne quente e viva. Deus feito humano. O Eterno divinizando a criação. Desde tempos remotos se moldam pequeninos ramos de pinheiro conformado uma coroa ou guirlanda ornada por quatro velas que prepararam o nascimento do menino Deus como um de nós. Cada uma das quatro velas da Coroa de Advento tem um significado especial. As quatro velas do Advento são acesas nas igrejas e nas casas por cristãos luteranos, católicos e anglicanos.

As velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo, o Deus Encarnado. Este tempo é tempo especial de alegre expectativa, pois estamos às vésperas do parto humano-divino. A origem remota das velas é a festa de Chanuka do povo judeu. Unidos na mesma esperança de paz e liberdade em favor da paz entre judeus e palestinos, ucranianos e russos, todos somos povos irmãos.

Primeiro domingo – roxo – 01 de dezembro – início do ano litúrgico C – Evangelho de Lucas: A primeira vela é a “Vela da Esperança” e da profecia.

O que é Esperança? Esperança significa que cremos fortemente naquilo que estamos esperando sempre: Deus conosco! Esta vela simboliza o perdão a Adão e Eva. Em 2024, a leitura da Igreja é ANO litúrgico letra C = Evangelho de Lucas 21,25-28.34-36 (Vigiai sempre e orai). Lua nova às 3h21.

Segundo domingo – roxo- 08 de dezembro – A segunda vela é a “Vela da paz”.

O que é Paz? Paz significa que não é tão importante ganhar ou ser melhor pelas armas, pelo poder ou pelo dinheiro. Quem anda armado rompe com a verdade de Cristo. O decisivo é estar ligado e ajudar-nos uns dos outros. Esta vela representa a fé dos patriarcas. Em 2024, a leitura da Igreja é do Evangelho de Lucas 1,26-38 (O Espírito Santo virá sobre ti.). Lua quarto-crescente às 12h26.

Terceiro domingoGAUDETE – cor rosa – 15 de dezembro – A terceira vela é a “Vela da Alegria”.

O que é a Alegria? Alegria é como o sorriso interior, o mais profundo dentro de nós, porque sabemos que Deus é bom para conosco e que cristianismo deve rimar com felicidade. E só podemos ter alegria quando também somos capazes de propagar alegrias. A vela representa a alegria do rei David e celebra a aliança permanente com Deus na vida. A terceira vela tem uma cor mais alegre, róseo, para distingui-la das outras mais sóbrias. Em 2024, a leitura da Igreja será do Evangelho de Lucas 3,10-18 (Vem outro mais forte do que eu...). Lua cheia às 6h01.

Quarto domingo – roxo – 22 de dezembro – Vigília de Natal – A quarta vela é a “Vela do Amor”.

O que é Amor? Dispor-se a amar o outro como a si mesmo. Alegrar-se com a alegria dos irmãos e crer nos sonhos de um novo amanhecer. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas, que anunciam o reino de justiça, paz e amor. Aqui sentimo-nos às portas do grande acontecimento: Deus dá Deus. Em 2024, a leitura da Igreja é do Evangelho de Lucas 1,39-45 (Maria se pôs à caminho). Lua quarto-minguante às 19h18.

Leia mais