10 Outubro 2024
Há um ano do conflito em Gaza, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) contabiliza a morte de 138 profissionais da imprensa na região – 128 palestinos, cinco libaneses, quatro israelenses e um sírio. “Trata-se do maior número de mortos na história do jornalismo”. A título de comparação, em 32 meses de guerra entre Rússia e Ucrânia morreram 18 jornalistas!
A reportagem é de Edelberto Behs.
O secretário geral da FIJ, Anthony Bellanger, lamenta a paralisia das Nações Unidas e denuncia a falta de ação da comunidade internacional. “Esta guerra em Gaza, que agora se estendeu ao Líbano, é a vontade do governo de um homem, o Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu, que pisoteia todas as convenções internacionais”, denuncia a nota da Federação.
Na Assembleia da ONU, em 27 de setembro, Netanyahu justificou a investida do exército israelense, sob o pretexto de lutar contra o terrorismo. A FIJ lembra, olhando para o Iraque e o Afeganistão, que a guerra indiscriminada e os golpes arbitrários contra o terrorismo são ineficazes; “ao contrário, reforçam as ideologias radicais e amplificam as ações dos movimentos combatidos. Sem falar dos ataques indiscriminados contra os civis que criam ao menos duas gerações de ódio e ressentimento contra seus agressores e seus descendentes”.
Bellanger qualifica o governo de Netanyahu como surdo e cego, e lamenta o apoio dos Estados Unidos e da Alemanha às ações israelenses. A FIJ lastima a total paralisação do Conselho de Segurança da ONU, “esclerosado e impotente ante um governo israelense que goza de escandalosa impunidade”. A comunidade internacional deve assumir sua responsabilidade, proclama.
A FIJ esclarece que são jornalistas palestino que assumem todos os riscos para filmar e fotografar com seus smartphones, os únicos que transmitem informações da Faixa de Gaza em plataformas de redes sociais, uma vez que a imensa maioria dos meios de comunicação do mundo estão isolados dessa realidade.
“Se a justiça internacional cumpre com o seu dever, os dirigentes de Israel e do Hamas deveriam sentar-se no banco dos réus sob a acusação que vão desde crimes de guerra a crimes contra a humanidade, mas muitos outros dirigentes políticos terão que comparecer pela cumplicidade com esses crimes”, sustenta a FIJ.
Leia mais
- Conflito em Gaza mata 19 jornalistas
- Gaza, território minado para jornalistas
- “Os jornalistas de Gaza só conseguem contar uma pequena parte da barbárie”. Entrevista com Wael Dahdouh
- Guerra em Gaza, pelo menos 80 jornalistas mortos em três meses: “Nunca houve um número tão elevado de vítimas dos meios de comunicação social num conflito”
- A guerra Israel-Palestina. Recorde de assassinatos de jornalistas. Artigo de Silvia Ribeiro
- Gaza, a humanidade possível. Artigo de Selma Dabbagh
- 10% dos jornalistas de Gaza morreram desde 7 de outubro
- Gaza, cova de jornalistas
- Conflito em Gaza é mortal para jornalistas
- Um ano depois: guerra entre Israel e Hamas cria uma "nova geração de sobreviventes"
- Gaza. Ano 1 da barbárie
- Pense no ultimato. Todos os discursos que ouvimos hoje, em 2024, são discursos que preparam o extermínio mútuo. Artigo de Franco 'Bifo' Berardi
- A ameaça da guerra total. Destaques da semana
- O mundo à beira da guerra total e um desejo pela paz. Destaques da Semana no IHU Cast
- “Guerra total”: O que disseram Israel, EUA, Líbano e Irã no Conselho de Segurança da ONU
- "Risco de guerra total": países condenam ataque israelense
- Um ano após o ataque do Hamas, a ofensiva de Israel em Gaza não vê uma trégua à vista
- Ofensiva de Israel sacode o Oriente Médio e causa mais de um milhão de deslocados no Líbano
- A invasão israelense do Líbano acelera o descrédito do Ocidente no Sul Global
- O que Israel quer dizer com "incursão terrestre limitada" e como evoluíram as invasões anteriores no Líbano? Artigo de Javier Biosca Azcoiti
- Israel invade o sul do Líbano enquanto continua a bombardear o país
- 'Não temos para onde ir': libaneses dormem nas ruas depois de terem casas destruídas por bombardeios israelenses
- A nova guerra que germina no Líbano. Artigo de Ezequiel Kopel
- Jornalismo, cada vez mais necessário, mas em queda livre. Artigo de Edelberto Behs