• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O último pub. Filme de Ken Loach

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Setembro 2024

Uma cidade do norte da Inglaterra vive o declínio econômico depois do fechamento progressivo de minas da região. Na cidade, cheia de desempregados e pessoas mais velhas, a chegada de refugiados sírios para ocupar as casas vazias causa hostilidade de alguns. No entanto, TJ, o dono do pub local, vai mediar este convívio, contando com a ajuda da jovem Síria Yara, uma fotógrafa. Nos cinemas.

O comentário é de Neusa Barbosa, publicada por Cineweb, 02-08-2024.

Eis o comentário.

Ken Loach amarrou as pontas que unem refugiados sírios e mineiros britânicos desempregados no especial O Último Pub, que competiu no Festival de Cannes 2023 - e que o diretor veterano de 88 anos prometeu que seria seu último filme. Tomara que não.
Mais uma vez apoiado no roteiro do parceiro Paul Laverty, Loach fala de política a partir de uma abordagem humanista, elegendo como cenário um local de encontro de todas as pessoas, ou seja, um pub, onde se vai para beber, conversar, reclamação, namorar, socializar. Um lugar de encontros e conflitos, que é o oposto do isolamento, da solidão, da divisão.

Muito divididos, no entanto, são os habitantes da cidade do norte da Inglaterra, onde fica este pub, O Velho Carvalho, do afável TJ Ballantyne (Dave Turner). A cidade já viveu melhores dias, quando funcionavam como minas que davam trabalho à maioria dos homens locais. Seu fechamento levou à decadência do lugar, que foi sendo gradativamente abandonado por todos que encontraram alguma oportunidade fora dali. Quem ficou foram os velhos e os desempregados, sem opção, circulando numa paisagem desolada de lojas fechadas e casas vazias.

Estes imóveis vazios são destinados agora aos refugiados sírios que, fugindo da guerra, desembarcam onde podem, em busca de sobreviver. A chegada destas pessoas, que recebem algum tipo de subsídio mínimo do governo britânico, cria animosidade entre alguns moradores locais, que não tardam a praticar uma veia racista e xenófoba que é estimulada pelos políticos de extrema-direita nas redes sociais.

Uma dessas racistas entra em choque com uma jovem síria, Yara (Ebla Mari), quebrando a máquina fotográfica com que ela registra exaustivamente as memórias do que vive, do que trouxe do país natal e deste em que ela espera encontrar algum futuro. Ela busca retomar a máquina e acaba fazendo amizade com o dono do pub, que é uma espécie de embaixador da boa vontade, tendo a compreensão de que há muito mais em comum entre os refugiados sírios e os trabalhadores britânicos do que muitos deles pensam.

Não há nenhuma engenhosidade nesta posição do filme, em que Loach denuncia como as políticas dos últimos governos britânicos esvaziaram de recursos públicos cidades como esta, antes de um foco ativo de trabalho e sindicalismo, lançando seus moradores na pobreza e no desalento. Com sindicatos enfraquecidos, estes trabalhadores têm poucos lugares onde se ancorar e o pub é um deles. Melhor ainda que seja um pub onde alguma atividade social pode ser retomada.

A realização de um evento no bar, que um sírio e inglês, fazendo suas comidas típicas para ver as fotos que Yara fez dos moradores locais, é o ponto alto do filme, que não dá recurso a nenhuma peça nem idealização açucarada. Cada uma dessas pessoas é retratada em sua complexidade, mas deixando aberta a porta a olhar o outro de um modo descontaminado de preconceitos. Sim, a humanidade pode ser reorganizada para fazer um mundo melhor.

Como em outros filmes, Loach coloca no centro de sua história um cenário de socialização e festa, aqui no caso do pub. No filme A Parte dos Anjos (2012), este lugar era uma destilaria, e em Jimmy's Hall (2014), um salão de danças. Comer, beber, dançar também são formas de aproximação e até de chegar à política.

Poster do filme "O Último Pub".

Ficha técnica:

Nome: O último pub

Nome original: The old oak

Ano: 2023

País: Inglaterra , França , Bélgica

Gênero: Drama

Duração: 113 minutos

Classificação: 12 anos

Cor da filmagem: Colorido

Direção: Ken Loach

Elenco: Dave Turner , Ebla Mari , Claire Rodgerson

Leia mais

  • Ken Loach entra no Bar Esperança. Artigo de José Geraldo Couto
  • Ken Loach: Luta de classes à mesa
  • “O sistema está podre. A esquerda tem de desafiar toda a estrutura econômica”. Entrevista com Ken Loach e Paul Laverty
  • Ken Loach e a melancolia proletária: solidariedade, caridade e fascismo. Artigo de Tarso Genro
  • Ken Loach volta às telas com um último filme
  • Ken Loach: “A esperança é uma questão política. Quando as pessoas a perdem, votam no fascismo”
  • Mensagem de Ken Loach à esquerda: ela perde porque “deixou de representar necessidades da classe trabalhadora”
  • Ken Loach recusa prêmio de festival por precarização de trabalhadores do evento
  • “Bolsonaro não é perigoso apenas para o Brasil, mas para o mundo inteiro”. Entrevista com Ken Loach
  • Ken Loach desnuda os sentidos do trabalho
  • A autocrítica de Ken Loach: “No Brexit, erramos, mas o Partido Trabalhista não volta aos anos Blair”
  • Ken Loach: “Os ricos apoiam o fascismo quando sentem que o seu dinheiro é ameaçado”
  • "Os refugiados são responsabilidade de todos. Também é nossa culpa se ele fogem dos seus países." Entrevista com Ken Loach
  • "Há uma defasagem entre as massas sedentas por uma mudança radical e um projeto de esquerda transnacional viável"
  • “Moderação está fazendo mal à esquerda”. Entrevista com Álvaro García Linera
  • “A grande estupidez da esquerda foi aceitar o neoliberalismo”. Entrevista com Rob Riemen
  • “A extrema direita conseguiu implantar a ideia de que as elites são de esquerda”. Entrevista com Pablo Stefanoni
  • Luta de classes… onde menos se esperava
  • “A luta de classes é uma questão de habitabilidade do planeta”. Entrevista com Nicolas Truong
  • Como travar uma luta de classes. Artigo de Immanuel Wallerstein 
  • A esquerda se tornou uma espécie de gestora de crises do capitalismo. Entrevista especial com Vladimir Safatle
  • “A extrema-direita pegou o elemento da rebeldia da esquerda”. Entrevista com Miguel Urbán
  • Alemanha. O que Sahra Wagenknecht diz à esquerda
  • Identidade e Esquerdas, complexa interação. Artigo de Diogo Fagundes

 


Notícias relacionadas

  • Pesquisa revela alta rejeição a refugiados e imigrantes no mundo

    A decisão britânica de se separar da União Europeia no plebiscito do "brexit" e a ascensão do candidato republicano à Casa [...]

    LER MAIS
  • Em ruínas, Vila Olímpica dos Jogos de Atenas vira abrigo para refugiados

    A Grécia está abrigando cerca de 2.000 afegãos e outros imigrantes nos estádios degradados dos Jogos de 2004. A maior queixa: [...]

    LER MAIS
  • Recado para o Papa Francisco: Pelo amor de Deus, faça uma pausa!

    O Papa Francisco tem uma ética de trabalho prodigiosa e profundamente admirável, mas há três bons motivos por que esse líde[...]

    LER MAIS
  • Papa Francisco almoça com 21 refugiados sírios em Santa Marta

    O Santo Padre almoçou nessa quinta-feira, 11 de agosto, na Casa Santa Marta, com um grupo de 21 refugiados sírios que agora vive[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados