• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A primazia papal desagrada aos não católicos. Artigo de Luigi Sandri

Mais Lidos

  • Desigualdades multidimensionais são uma chave poderosa para explicar a vida política e a polarização brasileira, afirma o pesquisador. Segundo ele, “por trás da polarização estão os movimentos de perdas e ganhos materiais e subjetivos dos diferentes grupos”

    Órfãos do neoliberalismo progressista e descontentes: o Brasil polarizado e a necessidade imperiosa de criar horizontes de transformação social. Entrevista especial com Sérgio Costa

    LER MAIS
  • Criados para serem habitados. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Senado aprova desmonte do licenciamento ambiental no país

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Junho 2024

"Ao longo dos anos, cerca de trinta Igrejas (ortodoxas, orientais, anglicanas, luteranas, reformadas, valdenses, batistas) responderam ao apelo. Resumimos aqui, portanto, ideias teológicas complexas: algumas Igrejas rejeitam uma 'primazia universal'; outras, no entanto, gostariam, mas nenhuma acredita que possa ser o bispo de Roma, que se proclama sucessor de Pedro, e a quem a tradição ao longo dos séculos atribuiu enormes poderes por fim, com o Concílio Vaticano I, em 1870, resultando nos dogmas da primazia pontifícia e da infalibilidade papal. Algumas das respostas apreciam que o Vaticano II, em 1964, tenha afirmado também a 'colegialidade episcopal', mas, dizem, Roma não encontrou um equilíbrio satisfatório entre 'primazia' e 'colegialidade'”, escreve Luigi Sandri, jornalista italiano, em artigo publicado por L'Adige, 17-06-2024. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

É possível um papado reconhecido por todas as Igrejas cristãs? A questão - crucial - foi posta na quinta-feira passada, por um documento do Vaticano, justamente às vésperas da extraordinária participação de Francisco na cúpula do G7 na Puglia, mas, por enquanto, apenas expressando almejos, tanto parece utópica a realização concreta desse sonho.

Para celebrar o próximo vigésimo quinto aniversário da encíclica “Ut unum sint”, dedicada ao empenho ecumênico, publicada por João Paulo II em 1995, em 13 de junho o Dicastério da Cúria para a Promoção da Unidade dos Cristãos lançou um livro denso que resume a resposta de muitas Igrejas cristãs àquele texto. De fato, Karol Wojtyla convidava os responsáveis das Igrejas não católicas e os seus teólogos “a estabelecer comigo um diálogo fraterno, paciente, no qual poderíamos nos escutar para além das polêmicas estéreis, tendo presente apenas a vontade de Cristo para a sua Igreja, para encontrar uma forma de exercício da primazia papal que, sem renunciar de forma alguma ao essencial da sua missão, se abra a uma situação nova". Ao longo dos anos, cerca de trinta Igrejas (ortodoxas, orientais, anglicanas, luteranas, reformadas, valdenses, batistas) responderam ao apelo. Resumimos aqui, portanto, ideias teológicas complexas: algumas Igrejas rejeitam uma “primazia universal”; outras, no entanto, gostariam, mas nenhuma acredita que possa ser o bispo de Roma, que se proclama sucessor de Pedro, e a quem a tradição ao longo dos séculos atribuiu enormes poderes por fim, com o Concílio Vaticano I, em 1870, resultando nos dogmas da primazia pontifícia e da infalibilidade papal. Algumas das respostas apreciam que o Vaticano II, em 1964, tenha afirmado também a "colegialidade episcopal", mas, dizem, Roma não encontrou um equilíbrio satisfatório entre “primazia” e “colegialidade”.

O fato de o bispo de Roma ser também “patriarca do Ocidente" e soberano do Estado da Cidade do Vaticano (com plenos poderes legislativos, executivos e judiciários), tudo condensado na mesma pessoa, torna impossível às Igrejas não católicas aceitar, sob qualquer forma, uma “primazia papal”. Por outro lado, o Código de Direito Canônico em vigor, lançado pelo Papa Wojtyla em 1983, não restringe de forma alguma a “primazia”: Francisco, recém-eleito em 2013, criou um Conselho de (nove) cardeais para ajudá-lo a governar a Igreja, mas foi uma iniciativa pessoal, que poderia ser cancelada a qualquer momento. Ao Vaticano II, o patriarca greco-melquita da Antioquia, Máximos IV Saigh, tinha proposto - em vão - que o bispo de Roma estivesse obrigatoriamente à frente de um Sínodo restrito e permanente (uns vinte prelados) e com ele governasse a Igreja Católica. Quem sabe num futuro próximo a ideia poderia ser retomada. Por enquanto permanece o fato de que não há Igreja não católica disposta a aceitar uma primazia papal. A unidade das Igrejas hoje divididas – isto é, a sua reconciliação – pode esperar.

Leia mais

  • Qual é o papel correto do Bispo de Roma e a primazia papal? Documento do Vaticano busca caminho para a unidade com outras igrejas cristãs
  • O Vaticano apresentou o documento sobre o primado de Pedro, uma questão que divide as confissões cristãs
  • O Bispo de Roma, servidor da unidade
  • O Primaz de Pedro e os bispos do mundo, um diálogo fecundo
  • Vaticano convida teólogos protestantes e ortodoxos para debater primado petrino
  • 25 anos de ‘Ut Unum Sint’: Aprendendo a reconhecer, acolher os dons dos outros
  • Sobre a fórmula ''princípio mariano/princípio petrino''. Artigo de Marinella Perroni
  • Francisco: “Estou pronto para discutir o primado petrino”
  • Mensagem de Francisco nos 25 anos de Ut Unum Sint. O papa Francisco urge pela unidade dos cristãos
  • Sinodalidade católica pode ser resposta à crise da democracia. Artigo de Massimo Faggioli
  • Uma lexicologia do Papa Francisco
  • Sinodalidade é a grande novidade e também o desafio de Francisco. Entrevista especial com Peter Hünermann
  • Sínodo entra na última semana relembrando o Vaticano II e a “tradição viva” da Igreja
  • Vaticano convida teólogos protestantes e ortodoxos para debater primado petrino

Notícias relacionadas

  • Breves do Facebook

    LER MAIS
  • Como é ser a única sacerdotisa no Sínodo dos jovens?

    LER MAIS
  • 'Novos ultramontanos': Por que alguns católicos temem mudanças?

    LER MAIS
  • Organizações das Igrejas cristãs e bispos da Igreja Católica denunciam à ONU desigualdade social e descaso do governo do Brasil durante a pandemia de Covid-19

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados