Papa Francisco: ‘Senhor, dá-me sentido de humor’

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS
  • O filho de mil homens. Comentário de Daniel Brazil

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Junho 2024

O Papa Francisco se reunirá com os comediantes no dia 14 de junho. 

O humor é uma coisa boa: essa é a mensagem do Papa Francisco, que se encontrará com comediantes do mundo inteiro no Palácio Apostólico em 14 de junho. O encontro visa estabelecer um vínculo entre a Igreja Católica e os cartunistas.

A informação é publicada por La Croix, 10-06-2024.

“Senhor, dá-me sentido de humor”, reza o Papa todos os dias, ecoando as palavras de São Tomás More. “O sentido de humor é uma graça que peço todos os dias”, confidenciou numa entrevista à TV2000 em 20-11-2016. “O sentido de humor é edificante; ajuda a vermos o elemento provisório da vida e a encarar as coisas com a leveza de um espírito liberado. É uma atitude humana, mas é a atitude mais próxima da graça de Deus”, disse ele.

Além disso, o humor torna-se uma arte de viver a fé, como os santos que são reconhecidos porque são capazes de viver com sentido de humor: “Embora completamente realistas, irradiam um espírito positivo e esperançoso”, escreveu Francisco na sua exortação apostólica de 2018. Gaudete et exultate (“Alegrai-vos e alegrai-vos” 2018, § 122).

Ao fazê-lo, o Papa reconheceu o impacto da arte da comédia na cultura contemporânea. Através do talento dos comediantes, abordamos outras reflexões sobre a condição humana e a situação social e histórica. Parece que a arte da comédia pode contribuir para um mundo de maior solidariedade. A própria Sagrada Escritura “é rica em toques de ironia, zombando das presunções de autossuficiência, desonestidade, injustiça e crueldade que se escondem sob o disfarce do poder e às vezes até do sagrado”, observou o papa durante um discurso aos artistas em junho de 2023.

Francisco expressou a sua convicção de que os comediantes – atores, artistas, cartunistas, escritores – têm “a capacidade de sonhar novas versões do mundo” e muitas vezes o fazem “com ironia, o que é uma virtude maravilhosa”. O encontro entre o Papa Francisco e os comediantes tem como objetivo celebrar a beleza da diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade. Promete ser um momento de diálogo intercultural e de partilha... de alegria.

Leia mais