27 Mai 2024
Políticas públicas para a população negra: da luta dos movimentos populares às leis antirracistas é o tema do terceiro encontro da série de debates [presencial] Sociedade e Racismo, organizada pelo CEPAT e seus parceiros. O encontro acontecerá no dia 13/06, às 19h, e terá como debatedor Prof. Me. Paulo Borges, da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular – ACNAP.
Auditório Profa. Lirani Franco (APP-Sindicato) - Av. Iguaçu, 880, Rebouças, Curitiba-PR
Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá – UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.
Para esta iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:
- Instituto Humanitas Unisinos – IHU
- Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba – SISMMAC
- Associação Cultural de Negritude e Ação Popular – ACNAP
- Pastoral Afro-Brasileira
- Dialogar Mediação Familiar
- Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR
- Cursinho Popular Ubuntu
- Julho das Pretas
- Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná – APP
- Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência
- Departamento de Ciências Sociais da UEM
Nivaldo dos Santos Arruda, popularmente conhecido como Paulo Borges, é graduado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi, com especialização em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e Políticas Públicas no Brasil, pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, e mestrado em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Possui experiência internacional a partir de intercâmbio cultural realizado nos Estados Unidos e viagens de trabalho em 16 países.
É diretor fundador da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular dos Agentes de Pastorais Negros - ACNAP; membro da Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná - FPEDER-PR; membro da Comissão Permanente de Cotas da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR; membro das Bancas de Heteroidentificação da Universidade Federal do Paraná - UFPR; e membro e coordenador técnico das bancas de heteroidenficação pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC, São Paulo.
Atualmente, atua na formação de professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Educação para o Ensino de História, Cultura Afro-Brasileira e Africana, em cumprimento à Lei 10.639/03 e é pesquisador das Relações Étnico-Raciais e Políticas Afirmativas no Brasil.