19 Fevereiro 2024
A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 15-02-2024.
Um fundo econômico para ajudar as freiras que abandonam a vida religiosa após terem sofrido abusos de religiosos, padres e/ou bispos. Este é o pedido feito pela ex-religiosa alemã Doris Reisinger - ela mesma vítima de abusos sexuais e espirituais por parte de um padre - ao papa Francisco em uma coletiva de imprensa organizada pela plataforma antiabusos BishopAccountability.org.
"O Papa reconheceu abusos contra freiras, mas não agiu em consequência", apontou a pesquisadora e ativista, consciente de que Francisco já abordou a questão dos abusos e exploração na vida consagrada feminina em 2019, quando admitiu ter conhecimento de casos de "escravidão" e "até escravidão sexual". O tema também foi abordado nas páginas do L'Osservatore Romano.
No entanto, acrescentou, "nunca ouvimos um papa ou um bispo reconhecer o aborto coagido por padres. Eles sempre tratam o aborto como uma questão das mulheres, mas nunca falaram sobre os padres forçando abortos, apesar de saberem que isso acontece".
Diante dessa situação que afeta não poucas religiosas das 600.000 em todo o mundo, Reisinger instou a Igreja a obrigar por meio de uma reforma jurídica que as congregações religiosas destinem uma verba para ajudar as irmãs que deixam a comunidade porque seus direitos foram gravemente violados. "E até que o façam, o Papa deveria criar um fundo central da Igreja para esse fim", conforme informações de agência.
Da mesma forma, Reisinger também exigiu do Vaticano a criação de outro fundo destinado ao cuidado dos filhos gerados por padres - para evitar-lhes "uma vida de pobreza e vergonha", enfatizou -, bem como a expulsão dos clérigos que obrigam as mulheres a abortar após engravidá-las.
Do Vaticano, solicitado através de seu escritório de imprensa, ainda não foram feitos comentários até o momento sobre o pedido formal da ex-religiosa abusada.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Ex-religiosa pede ao Papa que crie um fundo para freiras que sofreram abusos e deixaram a congregação - Instituto Humanitas Unisinos - IHU