25 Janeiro 2024
"Um teste fundamental serão as eleições nos EUA, começando com a época de campanha que está agora em curso, até ao dia das eleições, em 5 de Novembro. Que papel irão os católicos desempenhar – não apenas como eleitorado, mas como voz moral?", escreve Massimo Faggioli, professor de Teologia e Estudos Religiosos na Villanova University, nos Estados Unidos, em artigo publicado por La Croix International, 18-01-2024.
Donald Trump foi o vencedor esmagador nas prévias de Iowa na semana passada, a primeira disputa de várias que determinarão quem se tornará o candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2024 nos EUA. Trump, que tentou anular os resultados das últimas eleições há quatro anos incitando a multidão violenta que assaltou o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, é agora mais provável que seja o candidato do seu partido à presidência após a vitória no Iowa. Se assim for, enfrentará novamente Joe Biden, o atual presidente e apenas o segundo católico a ocupar a Casa Branca depois de John F. Kennedy.
A popularidade de Trump entre um número significativo de eleitores nos Estados Unidos é apenas o mais recente indicador de que a democracia constitucional está em perigo em todo o mundo, em alguns países mais do que noutros. Eleições cruciais serão realizadas este ano não apenas nos EUA, mas também em lugares como a Rússia, a Índia, a África do Sul e o Parlamento Europeu.
“O fascínio do liberalismo internacionalista começou a desvanecer-se na última década com o fracasso da Primavera Árabe”, disse o falecido jesuíta americano Drew Christiansen num artigo de 2019 na La Civiltà Cattolica. “Hoje, com o ressurgimento do etnonacionalismo na Europa e nos Estados Unidos, parece estar gravemente danificado”, alertou.
Nos últimos cinco anos, a situação deteriorou-se ainda mais, com novas guerras nas quais a religião desempenha um papel importante (por exemplo, na Ucrânia e na Rússia, em Israel e na Palestina), como explicou o Papa Francisco na sua tour d'horizon de 8 de Janeiro num discurso aos embaixadores estrangeiros credenciados junto à Santa Sé.
O fator religião levanta uma série de questões para os católicos e para o Vaticano. Os católicos não são apenas observadores passivos da sua situação, mas também fazem parte destes processos políticos; e não apenas como eleitores, mas também como voz moral.
O papel da Igreja mudou em comparação com o período pós-Vaticano II até o início dos anos 2000, quando o impulso na trajetória da cultura política dos católicos em todo o mundo estava do lado da democracia como um sistema que protege os direitos humanos e a liberdade religiosa. Em comparação com a década de 1980, a Igreja Católica hoje não é capaz, ou já não está disposta, a estar claramente do lado da democracia, como esteve na “terceira vaga” de revoluções democráticas no final do século XX.
Este é um dos efeitos do fim da Guerra Fria. Mas há também a mudança no significado de “democrático” que hoje pode ser usado para justificar o etnonacionalismo e o etnocentrismo. Há também uma falta de fé na democracia hoje, sabendo como é fácil para os mestres da Internet, a interferência estrangeira e vários demagogos perturbarem o processo.
Um teste fundamental serão as eleições nos EUA, começando com a época de campanha que está agora em curso, até ao dia das eleições, em 5 de Novembro. Que papel irão os católicos desempenhar – não apenas como eleitorado, mas como voz moral? A Igreja Católica é a maior igreja do país. Os seus membros ocupam posições-chave no governo, começando pelo Presidente Biden. Eles também ocupam cargos importantes no Congresso, no judiciário e nas forças armadas. Mas os católicos progressistas no Partido Democrata e os católicos conservadores no Partido Republicano estão profundamente polarizados.
Depois, há algumas mudanças mais sutis e recentes.
A primeira é a marginalização do que costumava ser o catolicismo conservador dominante em favor de uma nova multidão que levantou a sua voz na última década como os opositores mais veementes do Papa Francisco. Eles incluem trads e integralistas, antiliberais e iliberais. E têm uma agenda menos matizada e mais subversiva do que a geração anterior de “pós-liberais”. Há uma fragmentação crescente no espectro político do catolicismo conservador americano, semelhante à do Partido Republicano. Esta fragmentação intracatólica tem também consequências eclesiais.
A segunda mudança é o “agnosticismo constitucional” da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), que se tornou evidente nos últimos quinze anos. Tem sido mais chocante desde o violento ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Peter Steinfels observou recentemente no Commonweal que o último guia do eleitor da USCCB nunca menciona a palavra democracia. E a mesma atitude laissez-faire e arrogante em relação ao ataque de 6 de janeiro também pode ser vista em influentes comentadores políticos que são considerados intelectuais públicos católicos, como Ross Douthat no New York Times.
A terceira mudança é o visível descontentamento político dos jovens católicos progressistas em comparação com os ciclos eleitorais anteriores, ainda em 2020. Isto deve-se a razões que são difíceis de ignorar: incluem a idade avançada de Biden e a sua ligação a uma era política antiga, as políticas da sua administração em matéria de imigração e o seu apoio a Israel e ao seu ataque brutal a Gaza em reação aos ataques terroristas de 7 de outubro perpetrados pelo Hamas. Estes eleitores mais jovens não mudarão de lado e votarão no candidato republicano, mas a sua apatia poderá minar a energia do voto católico em Biden.
Há também uma mudança importante a nível universal – e isso ocorre no Vaticano. Poucos dias após a insurreição de 6 de janeiro de 2021, o Papa Francisco exortou os católicos americanos a protegerem a democracia. Mas ele envelheceu visivelmente nos últimos três anos e a campanha já começou para o próximo conclave.
No “processo sinodal”, o catolicismo global encontra-se dividido em algumas das questões (como a inclusão de pessoas LGBTQ) que dividem politicamente católicos e cristãos dentro dos seus próprios países. Se é verdade que a sinodalidade não é democracia na Igreja, as duas ainda têm algo em comum e estão numa relação de fato: a saúde de um afeta a saúde do outro.
Nos assuntos internacionais, Francisco escolheu um modus vivendi sem confronto com os governos de direita de Giorgia Meloni na Itália e de Viktor Orban na Hungria. Ele também tem de expressar a posição da Santa Sé sobre as guerras na Ucrânia e em Israel/Gaza de uma forma que restrinja ainda mais o apoio político internacional à sua mensagem. Por todas estas razões e mais, a relação triangular entre Francisco, Joe Biden e o candidato republicano (seja Trump ou qualquer outro) pode não oferecer, mesmo aos católicos progressistas, a mesma clareza absoluta das eleições de 2020.
Durante a longa temporada de primárias nos EUA que culminarão no dia das eleições em novembro, estas mudanças poderão assumir uma forma um pouco diferente da atual. Mas uma combinação delas terá um efeito na política americana, num país onde um dos dois partidos políticos nacionais provavelmente fará de Donald Trump o seu candidato presidencial pela terceira vez consecutiva. Estas mudanças também terão um efeito na dinâmica interna do catolicismo dos EUA.
As graves ameaças à democracia, ao Estado de direito e aos direitos humanos nos Estados Unidos provêm da direita política e das suas disposições autoritárias orgulhosamente demonstradas. A sua força deve-se em parte ao apoio dos americanos que afirmam ser cristãos – especialmente evangélicos brancos que vêem algo messiânico em Trump, mas também sectores influentes de católicos brancos. Sob o pretexto de uma política “pró-vida”, uma parte importante do clero católico é talvez inconscientemente, mas efetivamente, parte do movimento Trump. Como observou Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara e convertido ao catolicismo que aconselhou Trump: “Trump não é um candidato, ele é o líder de um movimento nacional”.
Entre agora e 5 de novembro, os líderes católicos nos Estados Unidos terão de decidir o que pensar, dizer e fazer sobre este movimento. Não importa o quanto os bispos católicos possam ficar irritados ou perturbados pelo “wokeismo” nos campi universitários, não existe ameaça comparável vinda da esquerda. A situação seria diferente, mas não radicalmente, mesmo que os republicanos nomeassem outro Trump, dada a cultura política que agora domina o Grand Old Party. A questão imediata é como os católicos americanos responderão aos desafios à ordem constitucional e democrática. Será interessante ver se (e como) os bispos, as paróquias, as escolas e as universidades farão da defesa da democracia constitucional e do Estado de direito parte do seu ministério, ou se simplesmente ignorarão a ameaça.
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O que farão os católicos dos EUA se Donald Trump for novamente o candidato republicano à presidência? Artigo de Massimo Faggioli - Instituto Humanitas Unisinos - IHU