13 Dezembro 2023
• Até 2024, "uma visita está garantida para a Bélgica, e há duas ainda pendentes: uma para a Polinésia e outro para a Argentina, veremos como as coisas se desenrolam".
• "O ideal seria que o Papado durasse para sempre, embora exista essa possibilidade. Estive com o cerimoniário preparando os ritos fúnebres do Papa, para simplificá-los bastante. Eu estou estreando o novo ritual".
• "Acabei de falar com Gaza, ligo para a paróquia todos os dias. O que ganhamos com as guerras? Destruição. Posso afirmar sem me equivocar que desde o fim da Segunda Guerra Mundial até hoje sempre houve alguma guerra por aí".
• "Ele sempre me ajudou, foi muito generoso nisso", relata Bergoglio, contando sobre sua despedida de Ratzinger. "Um grande homem, Bento era grande. Um homem humilde e simples, que quando percebeu seus limites teve a coragem de dizer 'basta'".
A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 13-12-2023.
"Necessito que rezem por minha saúde: a velhice não se maquia". Claro e sem filtros, o Papa Francisco concedeu uma entrevista à Valentina Alazrraki para NMás, na qual, entre outras coisas, deixa claro que, por enquanto, não renunciará, que para 2024 só está confirmada uma viagem à Bélgica, e que suas esperadas visitas à Argentina e à Polinésia ainda estão em aberto. Ele já decidiu o local onde será enterrado: Santa Maria Maior, junto à Salus Populi romana. Que ninguém se assuste: "Me sinto melhor, bastante bem".
"É preciso saber aceitar os dons da velhice, aceitar que podemos estar muito bem a partir de uma outra perspectiva", afirma o Papa, que admite que "agora estão repensando todas as viagens, especialmente as mais distantes". Por enquanto, para 2024 "está assegurada uma viagem à Bélgica, e há duas pendentes: uma à Polinésia e outra à Argentina, veremos como as coisas se desenrolam".
A casi un año de la muerte del
— Valentina Alazraki (@valealazraki) December 12, 2023
papa emérito Benedicto XVI Francisco afirmó que tenía una relación muy cercana con él. “Benedicto era un grande, un hombre humilde que cuando se dio cuenta de sus límites, tuvo la valentía de decir basta. Yo lo admiro” Entrevista completa @nmas pic.twitter.com/IaQ9rJxBJL
Sobre sua renúncia, Francisco valorizou a decisão de Bento "como exemplo", mas disse que só dirá basta quando quiser. "O ideal é que o Papado seja para sempre, embora exista essa possibilidade. Estive com o cerimoniário preparando os ritos fúnebres do Papa, para simplificá-los bastante. Estou estreando o novo ritual", brincou, acrescentando, de maneira mais séria, que "como sempre prometi à Virgem, o local já está preparado: quero ser enterrado em Santa Maria Maior, é minha grande devoção (...). Há uma grande ligação".
Um ano após sua morte, o Papa valorizou sua "proximidade" com o Papa Bento. "Ele sempre me ajudou, foi muito generoso nisso", relata Bergoglio, que conta sobre sua despedida de Ratzinger. "Um grande homem, Bento era grande. Um homem humilde e simples, que quando percebeu seus limites teve a coragem de dizer 'basta'".
El papa afirmó que para el 2024 está confirmado solo
— Valentina Alazraki (@valealazraki) December 12, 2023
un viaje a Belgica y que deberá replantearse 2 viajes largos a Argentina y Polinesia. Confirmó que cuenta con la invitación del presidente Milei y dijo “que lo que se dice en campaña electoral, se cae solo”Entrevista en @nmas pic.twitter.com/zqZ0EIsy18
Não é verdade que ele tenha se tornado mais duro?, pergunta Alazrraki: "Bem, a alguns é preciso dar um pouquinho de bronca, porque às vezes é necessário um repreensão, mas as pessoas são boas aqui dentro, e olha que sou complicado e impaciente, e me aguentam. A gente da Cúria é muito boa".
Sobre Milei, Bergoglio quis reduzir a tensão. "É preciso distinguir muito entre o que um político diz durante a campanha eleitoral e o que vai dizer depois". Por fim, sobre as guerras na Ucrânia ou em Gaza, Francisco lamenta que "nós nos acostumamos, e na Ucrânia morre gente. As pessoas sempre são derrotadas, sempre. Os únicos que ganham são os fabricantes de armas".
"Acabei de falar com Gaza, ligo para a paróquia todos os dias. O que ganhamos com as guerras? Destruição. Posso afirmar sem me equivocar que desde o fim da Segunda Guerra Mundial até hoje sempre houve alguma guerra por aí", conclui o Papa, que também fala sobre migrações, violência no México e a Virgem de Guadalupe.
El papa Francisco dijo que a pesar de los problemas de salud que tuvo este año, nunca pensó en renunciar. “El ejemplo de Benedicto me hace bien, pero le pido al Señor poder decir basta, en cualquier momento, pero cuando Él quiera” Entrevista completa en @nmas pic.twitter.com/f2p0NFrKKv
— Valentina Alazraki (@valealazraki) December 12, 2023
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Francisco: “O local já está preparado, quero ser enterrado na Santa Maria Maior” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU