• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A mulher segundo Aristóteles e Tomás de Aquino. Artigo de Frei Betto

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Outubro 2023

"Como todos nós, Aristóteles e Tomás de Aquino eram pessoas ambíguas, contraditórias. Por isso, não podemos reduzi-los à sua postura misógina, pois os dois são alicerces sólidos da filosofia e da teologia", escreve Frei Betto, escritor, autor de Por uma educação crítica e participativa (Rocco), entre outros livros, em artigo enviado ao Instituto Humanitas Unisinos — IHU.

Eis o artigo.

O erro de Aristóteles: mulheres poderosas, mulheres possíveis, dos gregos até nós é o título do livro de Giulia Sissa, professora de Ciências Políticas e Literatura Clássica e Comparada na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ela analisa em profundidade os fundamentos que, ainda hoje, sustentam o machismo, a misoginia, o patriarcalismo e levam ao feminicídio.

Capa de O erro de Aristóteles, livro de Giulia Sissa. (Foto: Divulgação)

Ao contrário de seu mestre Platão, que na República defende a igualdade entre sexos e a mesma educação para homens e mulheres, Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), que tinha por hábito dissecar animais, se baseou em supostas bases biológicas para rechaçar qualquer possibilidade de igualdade. Defendeu inclusive a tese de que o cérebro das mulheres é menor que o dos homens.

Para Aristóteles, os homens são “quentes” e as mulheres, “frias”. Os primeiros são dotados de thumos, de ardor, e do thumos deriva a andreia, isto é, a coragem, virtude indispensável para combater, governar, manter-se firme na decisão tomada.

Já as mulheres são o oposto. Desprovidas de thumos e, portanto, de andreia, são incapazes de tomar decisões. E ao tomarem uma, não conseguem se manter firmes na decisão tomada.

O filósofo admite que as mulheres são até mais inteligentes e racionais do que os homens, devido à sua frieza, mas na falta de coragem não são confiáveis.

Essa lógica aristotélica conduz a um silogismo absurdo: como as mulheres são incapazes de governar, então devem se recolher ao lar, ficar afastadas da vida urbana e, silentes, obedecer a seus pais e maridos. “A relação de macho para fêmea é por natureza uma relação de superior a inferior e de governante a governado”, escreveu Aristóteles em Política.

São Tomás de Aquino (1225-1274), que popularizou o aristotelismo no Ocidente, abraça a tese de seu mentor intelectual e ainda adiciona um ingrediente no mínimo escabroso: além de inconstante e indigna de confiança, a mulher é um homem fracassado, um ser com defeito de fabricação – femina est aliquid deficiens et ocasionatum. Este preconceito fundamenta, ainda hoje, a noção de que a mulher é inepta ao sacerdócio por não ser um ser humano completo...

Segundo o Doutor Angélico, “naturalmente a mulher está sujeita ao homem, porque a discrição da razão naturalmente abunda mais no homem” (naturaliter femina subiecta est viro, quia naturaliter in homine magis abundat discretio rationis).

Assim, os homens seriam mais inteligentes e capazes que as mulheres. E estas, para bem desempenharem suas tarefas, devem ser guiadas pelos homens. Tomás cria um silogismo teológico: como Deus dotou os homens de superioridade cognitiva, só eles devem comandar e governar.

Como todos nós, Aristóteles e Tomás de Aquino eram pessoas ambíguas, contraditórias. Por isso, não podemos reduzi-los à sua postura misógina, pois os dois são alicerces sólidos da filosofia e da teologia. De Aristóteles recebemos a lógica, a metafísica, a ontológica natureza política do ser humano e princípios éticos fundamentais.

De Tomás, o maior filósofo e teólogo do período medieval, aprendemos a valorizar o mundo material; a autonomia da razão diante da fé; a liberdade de consciência, inclusive com direito a não professar nenhuma fé religiosa; a superação do dualismo platônico entre corpo e espírito; a pedagogia que valoriza a ação do educando no processo educativo.

Sobre este último tópico, recomendo o livro de meu confrade frei Carlos Josaphat, Tomás de Aquino e Paulo Freire (Paulus, 2016). São Tomás compara o educador ao médico e ao agricultor. Assim como o médico não produz a saúde, mas favorece o empenho do paciente em recuperá-la; e o agricultor não desenvolve a planta, mas cria as condições para ela crescer e frutificar, o educador deve valorizar os talentos e os conhecimentos do educando e torná-lo sujeito de seu processo educativo.

Se é anacronismo chamar Tomás de Aquino de paulo-freiriano, não é exagero qualificar Paulo Freire de pedagogicamente tomista.

Leia mais

  • As mulheres da Bíblia? Muito “confiáveis” e “capazes de permanecer mesmo em situações difíceis”. Entrevista com Luigi Maria Epicoco
  • Ética e moral sexual. Artigo de Luigi Maria Epicoco
  • Sobre a mulher e o gênero. Uma carta aberta de Andrea Grillo a Luigi Maria Epicoco
  • As mulheres, o voto, o Sínodo. Artigo de Anita Prati
  • A construção da vítima mulher: entre martírio e virgindade. Artigo de Anita Prati
  • Alemanha: Mulheres que promovem reformas na Igreja, na mira do discurso de ódio
  • Reformadores da Igreja esperançosos com a menção do documento do sínodo à ordenação de mulheres e inclusão LGBTQ
  • Igreja e mulher. Artigo de Eduardo Hoornaert
  • Maria Madalena: pioneira da igualdade
  • Maria Madalena: da amnésia ao protagonismo das mulheres na Igreja, em encontro no Cepat
  • Só as mulheres podem salvar o cristianismo original. Artigo de Juan Arias
  • Universidade de Georgetown organiza debate sobre ordenação de mulheres
  • Jesus aparece primeiro às mulheres discípulas
  • Hollerich não descarta a ordenação de mulheres: “provavelmente” não é um ensinamento infalível
  • Ministras comemoram 40 anos de ordenação feminina na IECLB
  • Sinodalidade, um estilo de vida da Igreja: “É preciso mais espaço para as mulheres”
  • A aposta e o protagonismo das teólogas mulheres
  • “Não podemos perder as mulheres nos espaços de decisão da Igreja, porque elas trazem um ponto de vista diferente e original”. Entrevista com Valeria López
  • Mulheres na igreja: não ao diaconato, mas agora têm mais poder
  • Anselmo Borges: “Se tivéssemos mulheres na cúpula da Igreja, a pederastia não teria sido tão alarmante”
  • É preciso uma “inclusão radical” para mulheres, pessoas LGBT e outros na Igreja Católica. Artigo de Robert W. McElroy
  • Joan Chittister. Sem as mulheres não haverá suficiente Jesus na Igreja
  • O papel das mulheres deve ser abordado ‘urgentemente’ na Igreja Católica
  • “As mulheres devem assumir seu papel na Igreja”. Entrevista com Lidia Maggi

Notícias relacionadas

  • A mulher que ''converteu'' Jesus

    A visão inclusiva das mulheres pode ajudar a manifestar uma fé que vai além das fronteiras doutrinais e confessionais.A opiniã[...]

    LER MAIS
  • Precisamos conversar. Entrevista com a teóloga islâmica Hamideh Mohagheghi

    Com a recente ascensão da islamofobia em toda a sociedade alemã – e na sociedade europeia mais amplamente –, a teóloga isl[...]

    LER MAIS
  • Recado para o Papa Francisco: Pelo amor de Deus, faça uma pausa!

    O Papa Francisco tem uma ética de trabalho prodigiosa e profundamente admirável, mas há três bons motivos por que esse líde[...]

    LER MAIS
  • 2 de março: Dia Mundial de Oração das Mulheres

    A dimensão feminina na oração ecumênica: nesta sexta-feira, 2 de março, celebra-se em todo o mundo a jornada de meditação q[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados