27 Setembro 2023
"Na mesma linha, se o Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade é o equivalente católico do Super Bowl deste outono, os próximos dias são igualmente repletos do que pode ser descrito como atividades pré-jogo, criando um período extremamente movimentado em Roma e arredores", escreve John L. Allen Jr., jornalista vaticanista e editor, em artigo publicado por Crux, 26-09-2023.
Como os americanos bem sabem, o Super Bowl não é mais apenas um jogo de futebol. É uma quinzena inteira de festividades pré-jogo, criando coletivamente um dos períodos mais frenéticos do calendário anual do país.
Na mesma linha, se o Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade é o equivalente católico do Super Bowl deste outono, os próximos dias são igualmente repletos do que pode ser descrito como atividades pré-jogo, criando um período extremamente movimentado em Roma e arredores.
As coisas começam na manhã de sábado, às 10h, horário de Roma, quando o papa Francisco presidirá uma cerimônia consistória para criar 21 novos cardeais, incluindo 18 com menos de 80 anos e, portanto, elegíveis para participar da próxima eleição papal.
É um momento muito esperado, porque há várias figuras na programação deste consistório, o nono do papado, que são consideradas não apenas como figuras altamente influentes no momento, mas que também são vistas como possíveis candidatas a se tornarem papas em algum momento futuro.
A safra inclui um americano, o cardeal designado Robert Prevost, presidente do poderoso Dicastério para os Bispos. Pode-se dizer, no entanto, que o total americano é mais como um ano e meio, já que há também o cardeal francês Christoph Pierre, embaixador papal nos Estados Unidos.
Sábado à noite, o Vaticano realiza uma vigília ecumênica na Praça São Pedro, às 6h, horário local, para rezar pelo sucesso do Sínodo dos Bispos. A lista de outros líderes cristãos que devem estar presentes inclui o patriarca Bartolomeu de Constantinopla, o tradicional "primeiro entre iguais" no mundo ortodoxo, bem como o arcebispo Justin Welby, de Canterbury, líder da Comunhão Anglicana mundial.
Na verdade, para as pessoas comuns que não estarão presentes no consistório pela manhã, é possível fazer um dia inteiro de oração ecumênica para o sínodo. De acordo com panfletos distribuídos nas paróquias locais de Roma incentivando as pessoas a virem, a programação inclui:
De forma prestativa, o panfleto também promete que, dada a programação, todos devem estar em casa até as 21h, que é a tradicional hora do jantar em Roma em um sábado à noite.
Quanto aos próprios participantes do sínodo, eles não precisam se preocupar em fazer planos para o jantar. Eles sairão da Praça para a Sala Paulo VI, nas proximidades, onde um jantar será oferecido pela Conferência Episcopal Italiana (CEI).
Depois, os cerca de 400 participantes embarcarão em uma frota de ônibus que os transportará de Roma para Sacrofano, uma pequena cidade cerca de uma hora ao norte, onde ficarão alojados no centro de retiros Fraterna Domus para um conjunto de exercícios espirituais antes da abertura do Sínodo.
Alguns participantes, no entanto, podem optar por ir para o Sacrofano por conta própria, dependendo do que mais estiver em seu calendário. Os cardeais americanos, por exemplo, foram convidados para uma missa de ação de graças na Basílica de São Pedro Acorrentado, em Roma, na manhã de domingo, para que possam chegar ao centro de retiros um pouco mais tarde.
O retiro será liderado pelo padre dominicano britânico Timothy Radcliffe, ex-mestre geral da ordem, e pela madre beneditina Maria Ignazia Angelini, ex-abadessa do célebre convento beneditino de Viboldone, em Milão, e uma das maiores especialistas italianas em vida monástica.
Os planos preveem que Radcliffe e Angelini façam meditações para todo o grupo pela manhã, com as tardes dedicadas a reuniões em pequenos grupos. Todas as noites, o grupo participará da missa juntos antes do jantar.
Na noite de 3 de outubro, os participantes voltarão a Roma para estar no local na manhã seguinte, 4 de outubro, que é (não por acaso) a Festa de São Francisco, para a missa de abertura do Sínodo dos Bispos. A liturgia será concelebrada por todos os novos cardeais.
Acontece que 4 de outubro é também a data prevista de lançamento de uma nova exortação apostólica sobre o meio ambiente do papa Francisco, concebida como uma continuação de sua encíclica Laudato si', de 2015. O próprio Francisco anunciou a data de publicação no fim de sua audiência geral semanal, em 31 de agosto. Embora o Vaticano ainda não tenha fornecido detalhes sobre como exatamente o documento será apresentado, certamente adicionará ainda mais drama a um período já conturbado.
Finalmente, na tarde de 4 de outubro, os trabalhos do Sínodo dos Bispos começarão com uma assembleia plenária de abertura. As reuniões do sínodo, alternadas entre sessões de todo o corpo e pequenos grupos de trabalho organizados por idioma, seguirão até 29 de outubro.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Roma se prepara para frenesi pré-jogo antes do Super Bowl dos Sínodos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU