Sem oração não haverá Sínodo

Foto: Cathopic

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Como o dinheiro dos combustíveis fósseis transformou a negação climática na “palavra de Deus”. Artigo de Henrique Cortez

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Setembro 2023

Carta do Cardeal Grech aos bispos de todo o mundo. 

A informação é publicada pelo sítio do Vaticano, 15-09-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Com uma carta dirigida aos bispos e eparcas de todo o mundo, o Cardeal Mário Grech, secretário-geral da Secretaria Geral do Sínodo, convida os fiéis do mundo inteiro a participar com oração na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será aberta no Vaticano em 4 de outubro.

Com essa carta o secretário-geral pretende recordar que a Assembleia Sinodal é, antes de tudo, um evento espiritual, de oração e de escuta do Espírito Santo, verdadeiro protagonista do evento. Para facilitar a participação e solicitar apoio com a oração dos membros da assembleia das comunidades locais, a Secretaria Geral do Sínodo preparou uma Bênção Solene para ser recitada, em especial, no fim das missas dominicais juntamente com orações de intercessão. O original latino está anexado (as traduções são apenas documentos de trabalho para auxiliar as Igrejas locais).

Respeitando a riqueza da tradição litúrgica das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, a carta também foi enviada aos líderes daquelas igrejas com o pedido de realizar bênção e intercessões semelhantes nas Divinas Liturgias.

O apelo do Cardeal Grech insere-se numa série de iniciativas destinadas a recordar o carácter eminentemente espiritual da assembleia sinodal e a promover a participação de todo o Povo de Deus pela oração, entre as quais recordamos:

  • A criação de um site já em 2021 realizado em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa e a UISG (União Internacional das Superioras Gerais) que propõe a todas as primeiras segundas-feiras do mês um tempo de oração específico para o Sínodo.

  • A Vigília Ecumênica de Oração do próximo dia 30 de setembro, na véspera do Sínodo, transmitida ao vivo a partir das 16h30 nos canais do VaticanNews.

  • Um retiro espiritual para os membros da assembleia antes da abertura dos trabalhos (1-3 de outubro de 2023).

Leia mais