Sua Beatitude Shevchuk sobre a destruição da catedral de Odessa: “É uma catástrofe ter um patriarca que primeiro a consagrou e depois abençoou o foguete que a destruiu”

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Julho 2023

Por ocasião do 90º aniversário da fundação do movimento "Juventude Ucraniana para Cristo", Sua Beatitude Sviatoslav, Chefe e Padre da Igreja Greco-Católica Ucraniana, durante o encontro com os jovens em Lviv, abordou a questão do atentado contra o centro de Odessa na noite de 23 de julho. Especificamente, Sua Beatitude Sviatoslav respondeu a uma pergunta relativa ao bombardeio e consequente destruição da Catedral da Transfiguração, um importante local de culto, consagrado pelo patriarca de Moscou Kirill em 2010.

A reportagem é da Igreja Greco-Católica Ucraniana, publicada por Secretaria do Arcebispo Maior de Roma, 26-07-2023.

Durante o diálogo com os jovens, Sua Beatitude Sviatoslav sublinhou a importância da solidariedade, especialmente para com os fiéis da Catedral da Transfiguração, duramente atingidos por este trágico acontecimento.

"Acredito que as pessoas que costumavam ir àquela catedral para rezar estão passando por momentos de profunda tristeza hoje. Devemos definitivamente simpatizar com elas, pois um foguete russo atingiu não apenas o local sagrado de seu templo, mas também seus corações. Imagine ter um patriarca que consagrou a igreja no passado, e depois abençoou o foguete que devastou aquele lugar sagrado! Aquele que apertou aquele botão, aquele criminoso russo, entendeu que aquele foguete teria como alvo não o porto de Odessa, mas a Catedral da Transfiguração”.

Que mensagem o Senhor queria comunicar por meio dessa tragédia?

“No momento, ainda não está claro que significado ele queria comunicar aos líderes da Igreja Ortodoxa Russa, aos criminosos russos e aos crentes ucranianos do Patriarcado de Moscou. As ações desses criminosos refletem a lógica do diabo, não a de Deus. No entanto, acredito que este é um evento simbólico que afetou a todos nós”, enfatizou Sua Beatitude Sviatoslav.

Recordamos os acontecimentos da noite de 23 de julho, durante os quais os russos realizaram um massivo ataque com mísseis ao centro histórico de Odessa. Durante a noite do bombardeio, um foguete atingiu a Catedral da Transfiguração, causando sérios danos e destruindo o santuário.

A Catedral da Transfiguração é o maior local de culto ortodoxo em Odessa, pertencente à Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou. Este edifício histórico sofreu uma destruição total durante o período stalinista, no entanto em 2005 foi iniciada a sua reconstrução. Em 2010, o complexo renovado foi solenemente consagrado pelo Patriarca Kirill.

Leia mais