O conflito russo-ucraniano. Artigo de Antonio Mennini, ex-núncio apostólico em Moscou

Foto: Yurchello 108 | Getty Images Canva

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18 Julho 2023

O ex-núncio em Moscou, Antonio Mennini, fala do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, do “mundo russo” e da difícil resolução do conflito. Dom Antonio foi representante da Santa Sé na Federação Russa (2002-2009) e núncio apostólico no Uzbequistão (2008-2010). Foi núncio apostólico na Federação Russa (2009-2010).

O artigo é de Antonio Mennini, ex-núncio apostólico em Moscou, publicado por Settimana News, 13-07-2023.

Eis o artigo.

No que diz respeito ao conflito mencionado, muitos observadores pensam que, se a Rússia não tivesse invadido a Ucrânia em fevereiro de 2022, logo não teria conseguido realizar nenhuma manobra. De fato, Kiev estava perto de ingressar na OTAN e, de acordo com o art. 5 do Estatuto da Aliança, qualquer ação militar contra a Ucrânia - a antiga "pequena Rússia" - teria provocado uma forte reação solidária dos países membros do Pacto Atlântico.

Depois de quinze meses de hostilidade, nenhuma perspectiva séria de paz ou trégua parece surgir no horizonte. E o conflito se arrasta com uma participação mais ou menos aberta dos Estados Unidos, que constantemente fornece armas às Forças Armadas da Ucrânia.

Sobre a origem da guerra, convém ter em mente o que disse o Papa Francisco, segundo o qual “o latido da OTAN” nas fronteiras da Rússia levou esta última a seguir o caminho das armas. Afinal, se olharmos para a história, a Rússia, primeiro a Rússia czarista, depois a soviética e pós-comunista, sempre entendeu a sua própria segurança com a aquisição de novos “espaços físicos”, com territórios adicionais.

A ideologia de Russky mir

Para tentar compreender a agressão russa, convém recordar a ideologia do Russkij mir ("mundo russo"), imperialista e totalitária, segundo a qual não só os "compatriotas" mas também os emigrantes, refugiados da Rússia e seus descendentes, com uma extensão no tempo que realmente faz do Russkij mir uma entidade que não é apenas extratemporal, mas quase metafísica, com a pretensão de incluir potencialmente toda a humanidade, porque incluiria "também cidadãos estrangeiros que falam russo, estudam e ensinam e todos aqueles que são sinceramente interessados ​​na Rússia e que estão preocupados com seu futuro" (do site Russkij mir).

Recorde-se ainda que a concepção do “Mundo Russo”, em 2016, dois anos após a anexação russa da Crimeia, foi oficialmente integrada na estratégia de política externa da Federação Russa, com o seu potencial e agressividade estatal, que vai além fronteiras geográficas, históricas e étnicas da Rússia atual e revela como principal objetivo o reforço da "imagem da Rússia como grande potência" (cf. Fundação Russkij mir).

Portanto, à luz do exposto, pode-se entender como a Ucrânia (anteriormente chamada de "pequena Rússia"), em sua legítima aspiração de ser reconhecida como uma nação autônoma e independente, ainda representa um "espinho" no lado da Rússia (bem como, no início do século XX, a Polônia) que, durante vários séculos, incorporou todo o território da Ucrânia ao Império Czarista e depois à União Soviética, resgatando-o das tentativas de agregação violenta por parte de potências vizinhas, como a Polônia, que também ocupou a Galiza e outras regiões ocidentais da Ucrânia durante algumas décadas no início do século XX.

A guerra em curso, além da imensa destruição de prédios e centros habitados na Ucrânia, com milhares de vítimas, entre crianças e mulheres, tem causado “feridas” significativas no mundo ortodoxo.

No início das hostilidades, o Patriarca de Moscou Kirill disse que não poderia tomar partido de um ou outro lado com tantos filhos espirituais (ortodoxos) tanto na Rússia quanto na Ucrânia.

Alguns padres e bispos ortodoxos ucranianos de "obediência moscovita", alguns dias atrás, me disseram que uma verdadeira "perseguição" estava em andamento contra eles. Eles são acusados ​​indiscriminadamente pelas autoridades ucranianas de serem "pró-Rússia" ou espiões para a Rússia.

Sabe-se que os monges ortodoxos da Lavra de Kiev, antigo mosteiro e coração da Ortodoxia no país, leal a Moscou, sofreram um forte ataque e uma tentativa das forças da ordem de expulsá-los da mesma Lavra.

Este e outros episódios nos dizem quão precária e incerta é a liberdade religiosa na Ucrânia.

Quando o conflito terminará?

Quando o conflito terminará? Não pode ser dito; afinal, quase não há dúvida de que os EUA encontram satisfação no fato de que a Federação Russa está quase "em xeque" devido a esse desgaste militar contínuo e prolongado.

Por outro lado, atualmente é improvável que o Kremlin ponha fim às hostilidades, nem que seja para se defender dos "falcões internos" (ver o "caso Prigozhin") insatisfeitos com o comportamento do exército russo que - para eles, dizer – não realizaria uma ofensiva forte e decisiva e para não decepcionar as expectativas de grande parte da população russa ansiosa por "dar uma lição" à "irmã nação rebelde e ingrata da Ucrânia".

Além disso, é um tanto surpreendente que as tentativas da Santa Sé e do Papa Francisco de acabar com a guerra e pelo menos chegar a um "cessar-fogo", enquanto encontram uma recepção positiva - pelo menos no nível de declarações oficiais - por parte da Rússia lado (ou seja, do agressor), são tomadas de forma algo "leviana" pela pessoa agredida, através de um terceiro, ou seja, pelos EUA e outros países ocidentais.

Sabemos que o Santo Padre, alguns dias atrás, no retorno de Moscou do cardeal Matteo Zuppi, declarou: "Não desistimos e vamos em frente com outras tentativas e novas iniciativas".

Palavras que, na escuridão da hora presente, nos permitem vislumbrar no fim do túnel do ódio e da hostilidade brutal até mesmo uma pequena chama de esperança para o tão desejado advento da paz.

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