17 Mai 2023
A reportagem é publicada por Religión Digital, 16-05-2023.
Os Correios do Vaticano e a Filatélica do Vaticano lançaram uma série de selos, entre eles o selo comemorativo e o carimbo die emissionis para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 1 a 6 de agosto em Lisboa. O selo é inspirado no Padrão dos Descobrimentos, em que o Papa orienta os jovens e a Igreja, representada pelo barco de Pedro, imagem que não tem agradado a todos.
Selo comemorativo da JMJ Lisboa 2023. (Foto: Reprodução | Vatican Media)
O mais crítico tem sido dom Carlos Moreira Azevedo, delegado da Pontifícia Comissão para as Ciências Históricas, que considerou "de muito mau gosto" a imagem que liga o colonialismo ao nacionalismo português. Para o prelado, “certamente o Papa Francisco não se identifica com esta imagem nacionalista”, que, na sua opinião, “contradiz a fraternidade universal”.
Vaticano lançou mesmo um selo comemorativo da JMJ com o Padrão dos Descobrimentos?
— lucilia narciso (@NarcisoLucilia) May 16, 2023
https://t.co/szQp2u1pfE
Para dom Carlos, o selo “utiliza uma obra de grande renome” e “evoca epicamente uma realidade pastoral que não corresponde a esse espírito”. A JMJ quis esclarecer que o selo apresentado pretende “promover” o encontro dos jovens com o Papa, afastando leituras que o identifiquem com o Estado Novo ou o colonialismo português.
“Da mesma forma que o timoneiro Enrique guia a tripulação na descoberta do novo mundo, também no selo vaticano o Papa Francisco orienta os jovens e a Igreja”, explica uma nota publicada no site de notícias Vatican News.
Rosa Pedroso Lima, porta-voz da Fundação JMJ Lisboa 2023, esclareceu que o selo "é da autoria de um ilustrador italiano, Stefano Morri, que tem trabalhado frequentemente com os serviços numismáticos do Vaticano", que utiliza "numa espécie de alegoria, a barcaça e o Papa conduzindo os jovens e a Igreja para uma nova era".
“Outras leituras e outros objetivos são abusivos em relação às intenções expressas pelo Vaticano”, acrescentou, frisando que o mundo sabe que “o Papa Francisco é um papa comprometido com o respeito, com a derrubada de muros, com o alargamento de fronteiras, com a comunicação dos povos, culturas e religiões, e esta é a mensagem fundamental do Papa. Sempre foi, continuará sendo e assim será na Jornada Mundial da Juventude".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A polêmica em torno do selo da JMJ em Lisboa: O Papa a guiar a juventude ou uma memória do colonialismo português? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU