Papa Tawadros II celebra a liturgia eucarística em San Giovanni in Laterano

Foto: Reprodução | Vatican Media

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

16 Mai 2023

Durante sua visita a Roma para comemorar o encontro entre Paulo VI e Shenouda III em 1973, Sua Santidade o Papa Tawadros II presidiu a liturgia eucarística na Basílica de San Giovanni in Laterano no domingo, 14 de maio. A liturgia foi concelebrada por todos os membros de sua delegação e pelo clero da diocese copta-ortodoxa de Roma e do Sul da Itália, com a participação de muitos fiéis coptas ortodoxos. Na véspera, sábado, 13 de maio, o Papa Tawadros havia proferido uma catequese sobre a unidade dos cristãos diante de uma basílica lotada de fiéis.

A reportagem é publicada por Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, 15-05-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Ao chegar à Basílica, o Papa Tawadros foi recebido por Sua Eminência Angelo Di Donatis, Cardeal Vigário de Roma. Por sua vez, S.Exa. Mons, Brian Farrell, Secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, dirigiu palavras de boas-vindas à Sua Santidade, à sua comitiva e a todos os fiéis coptas ortodoxos. Ele afirmou que "Esta visita do Papa Tawadros foi uma bênção para a Igreja de Roma e, sem dúvida, também será lembrada como um momento histórico nas relações entre a Igreja Católica e a Igreja Copta-Ortodoxa".

Recordando que "hoje, pela primeira vez, o Patriarca da Sé de São Marcos celebra a liturgia eucarística em rito copta nesta ilustre Basílica de San Giovanni in Laterano", o Arcebispo Farrell expressou os votos de que essa liturgia "também possa nos recordar que o templo de pedra que nos reúne é o símbolo da única Igreja que os cristãos são chamados a formar: o "edifício espiritual", construído por Deus com as "pedras vivas" que são os cristãos sobre o único fundamento da "pedra angular”, Jesus Cristo (1 Pd 2, 4-8).

Foto: Reprodução | Vatican Media

Foto: Reprodução | Vatican Media

Leia mais