08 Mai 2023
Levantamento obtido pelo Uol mostra que muitas crianças começam a trabalhar acompanhando pais e mães.
A reportagem é publicada por Brasil de Fato, 07-05-2023.
Levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) feito a pedido do Uol mostrou que o Brasil teve 980 crianças e adolescentes resgatadas de condições degradantes de trabalho em cerca de 20 anos - desde 2004, quando os dados começaram a ser contabilizados.
Segundo o levantamento, enviado por exclusividade ao site jornalístico, foram 603 jovens entre 16 e 18 anos resgatados, enquanto outros 377 tinham menos de 16 anos.
O MTE destacou, ainda, que muitas dessas vítimas começam a trabalhar quando precisam acompanhar os pais durante atividades laborais. Os casos têm aumento nos períodos de férias escolares, quando as famílias não têm com quem deixar as crianças e elas são levadas para os ambientes de trabalho.
"A criança que não está na escola é uma vítima potencial para o trabalho escravo na adolescência e na fase adulta", disse ao Uol Maurício Krespy, chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do MTE.
Entre as áreas com mais crianças exploradas estão o cultivo do café e a pecuária. Só em plantações de café, foram resgatadas 88 crianças e adolescentes entre 2004 e 2023.
Muitas vezes, as condições degradantes às quais as crianças são expostas levam ao trabalho análogo à escravidão. Caso seja confirmada essa configuração, a empresa é levada à Lista Suja do Trabalho Escravo.
"Já encontrei crianças que estavam tão imersas no trabalho análogo à escravidão no campo que nunca tinham ouvido a música 'Parabéns pra Você'. O que mais indigna é ver um adulto supervisionando o trabalho escravo de uma criança", lamenta Krespy.
Leia mais
- Estudos indicam aumento do trabalho infantil no Brasil
- Combater a pobreza e a desigualdade é a chave para acabar com o trabalho infantil, afirma o Papa Francisco
- Aplicativos de delivery: a nova faceta do trabalho infantil
- OIT e Unicef: Trabalho infantil aumenta no mundo pela primeira vez, em duas décadas
- Chocolate: exploração e trabalho infantil
- Trabalho infantil: 152 milhões de crianças são vítimas de exploração em todo o mundo
- Livro publicado por oficial de justiça aborda o tema de Trabalho Infantil na Amazônia
- Paraná. Indígenas acusados de furtar espigas de milho dizem que fazendeiro usa trabalho infantil
- Crianças bebiam água do gado em fazenda de deputado flagrada com escravos
- Trabalho escravo: 2.575 pessoas foram resgatadas em 2022
- Trabalho infantil afeta 3 milhões de crianças no Brasil; especialistas pedem mais políticas públicas
- Um milhão de crianças fora da escola: o absurdo do trabalho infantil no Brasil
- Fiscais encontram 118 crianças em piores formas de trabalho infantil em Roraima
- O trabalho infantil e o país dos desempregados
- Criança é encontrada entre trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão no Pará