29 Março 2023
A catedral episcopal do Bom Pastor, construída no local onde antes se localizava a “Capela de Ferro”, construída em 1865 em San Jose, Costa Rica, serviu de motivação, depois de visitada, ao grupo diretor da Comissão Internacional Anglicana-Luterana sobre Unidade e Missão (Alicum), reunido nesta capital de 6 a 10 de março.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
A “Capela de Ferro” serviu a uma congregação ecumênica, onde fiéis anglicanos, congregacionais, luteranos, metodistas e presbiterianos se reuniam conjuntamente para celebrações. Esse exemplo, deduziram anglicanos e luteranos, corresponde exatamente ao “testemunho vivo das relações ecumênicas missionárias que a Alicum deseja promover”.
As duas famílias cristãs querem aprofundar a comunhão entre crentes anglicanos e luteranos, e promover uma cooperação mais estreita entre as duas denominações. O grupo analisou “as complexidades contextuais” em que as duas igrejas tentaram “viver praticamente o seu ministério e missão”, também os aspectos dogmáticos e práticos de seu relacionamento.
Até agora, o foco principal tem sido frequentemente do ensino para a missão, mas isso não corresponde à realidade da vida nas igrejas em muitas regiões do mundo. A missão molda e influencia a doutrina, assim como a doutrina molda e influencia a missão”.
O grupo diretor da comissão admitiu que “nossas igrejas podem conseguir muito juntas em todas as questões doutrinárias sem um consenso total”. As congregações locais foram encorajadas a examinar “o valor dos acordos bilaterais em seus contextos particulares”.
Uma agenda de encontros preliminares estabeleceu uma cúpula para finalizar o trabalho da Alicum, numa primeira fase, prevista para 2028. Esta foi a primeira reunião presencial do grupo desde sua criação, em 2018.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Anglicanos e luteranos estabelecem agenda para estreitarem ministério e missão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU