"Abstratas, distantes e colocadas em um pedestal, as mulheres são projeções, não protagonistas, no imaginário papal. A desconexão de Francisco com as mulheres em toda a sua humanidade leva a momentos de 'morangos no bolo', retratos de caricaturas 'fofoqueiras' de mulheres e, pior ainda, a santificação da opressão. Quando as mulheres são uma metáfora, até mesmo valorizada, é-lhes negada a voz, o arbítrio moral e a capacidade de ouvir, discernir e reivindicar o chamado de Deus", escreve Kate McElwee, diretora-executiva da Women's Ordination Conference, um movimento de base voltado à ordenação de mulheres na Igreja Católica, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 07-03-2023.
O Papa Francisco é um papa sinodal. A igreja pode ter levado 10 anos para reconhecer isso, mas seu papado tem sido uma constelação de sínodos conduzindo a Igreja tanto para dentro quanto para fora da escuridão. Os sínodos, por sua natureza, são orientados pela hierarquia, são obscuros em termos de "progresso", e você adivinhou: são confusos e deixam muitas pessoas insatisfeitas. Talvez essas também sejam marcas registradas do papado de Francisco.
Mas dentro dessa escuridão está uma evolução muito humana. Francisco é um homem que mudou de ideia. Chame isso de diálogo, encontro, acompanhamento ou qualquer palavra da moda que você goste; Francisco modelou uma liderança que escuta. Embora não seja o fogo de artifício da mudança que muitos desejam, nem a revolução de que as mulheres precisam, é movimento. Particularmente depois de décadas de estagnação espiritual e silenciamento sob os papados anteriores, Francisco está igualmente na jornada que ele chama a Igreja a embarcar por meio da sinodalidade.
Há tantas tomadas quentes sobre Francisco e as mulheres, e você provavelmente já leu a maioria delas. Minha opinião não tão boa é que ele é humano, ele ouve e está aparentemente aberto a mudanças. Quando se trata do amplo tema das mulheres, muitos "franciscanos católicos" são capazes de aceitar seu chamado "ponto cego", porque de outras maneiras ele modela os valores do Vaticano II que eles desejam ver. Para outros, não é apenas uma fraqueza, mas uma traição misógina do Evangelho que priva a igreja, causa grande dano espiritual e promove a opressão das mulheres globalmente.
Assim, com esse equilíbrio, proponho olhar para o movimento de Francisco (ou a falta dele) em termos de gestão, ministério e metáfora mariana para iluminar esta jornada em que estamos.
Em primeiro lugar, na administração, estamos testemunhando um crescente entusiasmo de Francisco pelas mulheres em cargos de tomada de decisão e liderança dentro da administração da igreja.
No início de seu papado, ele expressou relutância em nomear mulheres para cargos que pudessem promover o "funcionalismo" das mulheres, dizendo mais de uma vez que não nomearia mulheres para liderar um dicastério. No entanto, hoje o Vaticano opera sob uma constituição atualizada na qual o critério para a liderança máxima dentro da Cúria Romana é a "missão canônica", em vez de gênero ou posição hierárquica. Recentemente, Francisco disse: "Aqui no Vaticano, os lugares onde colocamos as mulheres estão funcionando melhor".
Acredito que isso corre em paralelo com suas declarações cada vez mais ousadas sobre os direitos das mulheres em todo o mundo e uma mudança de perspectiva sobre o feminismo, um movimento que ele chamou de "acabado" e semelhante ao "chauvinismo de saias", mas agora ele diz que deve continuar.
Mais mulheres estão em posições de liderança no Vaticano do que nunca, e podemos ver pelo menos uma mulher votar ao lado dos bispos nos próximos sínodos, mas a abordagem de Francisco para nomear mulheres tem sido fragmentada. As mulheres ainda são uma novidade, e precisam ser “colocadas”, seletivamente, em lugares específicos. Na falta de nomeações de mulheres no boletim diário desde então, Francisco comunica que realmente integrar as mulheres nos cargos do Vaticano é um trabalho para o próximo.
No campo do ministério, Francisco fez mudanças canônicas para trazer a Igreja para um melhor alinhamento com as realidades pastorais ao redor do mundo. Em 2021, mudou o direito canônico para permitir a instalação de todos os leigos nos ministérios de acólito e leitor, e formalizou o ministério de catequista, abrindo-o a todos os leigos. Em ambos os casos, Francisco articula uma rica compreensão da vocação e, pelo menos, tem a linguagem para expressar as maneiras pelas quais o Espírito chama as mulheres para o ministério.
Talvez mais célebre, em 2016, ele ouviu as religiosas da União Internacional das Superioras Gerais, ou UISG, que lhe pediram para estudar mais a fundo a possibilidade de diáconas. Desde então, ele convocou duas comissões papais para abordar esta questão e, embora o processo seja claro como lama, a ordenação de mulheres é uma questão sob revisão no Vaticano.
No entanto, um afastamento devastador da natureza pastoral e de "escuta" de Francisco é o tratamento que ele dá à questão da ordenação de mulheres ao sacerdócio. Embora possa haver algum progresso a ser rastreado analisando pequenas mudanças na linguagem de ano para ano, ele manteve notavelmente o curso estabelecido por João Paulo II.
A inadequação de suas respostas levou os jornalistas a fazerem quase a mesma pergunta em coletivas de imprensa ou entrevistas papais em 2013, 2015, 2016, 2018, 2020 e 2022. Ao falar brevemente, Francisco simplesmente diz : “A Igreja falou e disse: 'Não'". Ao receber mais tempo, como em uma entrevista recente em 2022, ele revela uma confiança preocupante nos princípios marianos e petrinos para explicar a complexidade de nosso relacionamento com Deus.
Como pode tal pastor não ouvir o choro das mulheres em sua própria igreja? Que encontro o informou para caracterizar os defensores da ordenação de mulheres como operando a partir de um "espírito de consciência isolada", como ele escreveu em Vamos sonhar juntos: o caminho para um futuro melhor? Como ele pode reivindicar os direitos das mulheres na sociedade e não questionar seu próprio papel como líder supremo do maior patriarcado do mundo?
Essas perguntas me assombram, mas a explicação mais generosa que consigo pensar é que Francisco não acredita que a Igreja esteja pronta para responder a essa pergunta. Reconhecidamente, isso é difícil de conciliar com o que sabemos sobre os apelos globais pela ordenação de mulheres no processo sinodal, a consistência, visibilidade e "ruído" do movimento de ordenação de mulheres e décadas de pensamento teológico desafiando o ensino católico, mas menos interpretação generosa é muito pior. Deixarei que o leitor preencha o espaço em branco.
Por fim, não se pode considerar o Papa Francisco sem examinar sua compreensão da teologia mariana e, por extensão, as metáforas que ele usa para tirar as mulheres das estruturas de poder. Repetindo muitas vezes palavra por palavra, Francisco nos recorda: "Nossa Senhora é mais importante do que os Apóstolos!". Essas referências "mais importantes" e vagas de Francisco a uma "teologia da mulher" subdesenvolvida são uma tentativa de adicionar mistério à metáfora que reduz as mulheres não apenas a mãe e esposa, mas a igreja e "algo mais!" Misterioso mesmo.
Abstratas, distantes e colocadas em um pedestal, as mulheres são projeções, não protagonistas, no imaginário papal. A desconexão de Francisco com as mulheres em toda a sua humanidade leva a momentos de "morangos no bolo", retratos de caricaturas "fofoqueiras" de mulheres e, pior ainda, a santificação da opressão. Quando as mulheres são uma metáfora, até mesmo valorizada, é-lhes negada a voz, o arbítrio moral e a capacidade de ouvir, discernir e reivindicar o chamado de Deus.
Em 2013, não havia a linguagem para dizer que algo ou alguém poderia ser "sinodal". Na verdade, lembro-me da primeira vez que um padre mencionou a palavra "sinodalidade" durante um jantar em Roma e, para ser sincera, não entendi por que os bispos precisavam de um conceito sofisticado de colegialidade a portas fechadas. Mas Francisco deu significado a essa palavra para mim, modelando-a.
Agora, a sinodalidade pode parecer justiça adiada para os mais necessitados. E para as mulheres, pode parecer uma maneira bem-vestida de dizer "devagar com todo esse negócio de igualdade, senhoras".
Mas hoje as mulheres são nomeadas para cargos no Vaticano sem título, cardeais e bispos estão discutindo abertamente a questão da ordenação de mulheres ao diaconato e ao sacerdócio e, no mínimo, há oportunidades crescentes para que as vozes das mulheres sejam ouvidas. E se há oportunidades para que as vozes das mulheres sejam ouvidas, pelo menos temos um papa que mostrou que sabe ouvir de vez em quando.
Este artigo aparece na série série de textos a respeito dos 10 anos do papado de Francisco. Veja a série completa aqui.