09 Janeiro 2023
Atos ocorrem nesta segunda em todo o país no final da tarde. São Paulo terá atos no Largo São Francisco e no Masp. “Quem financia crime, criminoso é. Nós aos financiadores dos crimes”, diz Flávio Dino.
A reportagem foi publicada por Rede Brasil Atual - RBA, 08-01-2023.
Manifestações em defesa da democracia ocorrem em todo o Brasil ao longo desta segunda-feira (9). Os atos estão programados pelas Frentes Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fórum das Centrais Sindicais, Coalizão Negra Por Direitos e Convergência Negra. As manifestações devem ocorrer a partir das 17h. Em São Paulo, a concentração será no Masp.
Antes, um ato está marcado para 12h no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro da capital paulista. A faculdade, o coletivo USP pela Democracia e a reitoria da universidade convocam esse ato.
Em Brasília, movimentos convocam para um protesto “Fora, Ibaneis“, às 10h, em frente ao Palácio do Buruti. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha é responsabilizado, por omissão ou cumplicidade, pelos atos terroristas.
Ainda na noite deste domingo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que “criminosos serão tratados como criminosos“. Dino anunciou que a primeira prioridade do domingo, desmontar o atentado terrorista às sedes dos Três Poderes, está alcançada. Vândalos invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso. A destruição atingiu obras de arte, vidraças, móveis, equipamentos – inclusive com roubo de armas e munições do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
“Isso é terrorismo, é golpismo. Temos a certeza de que a imensa maioria da população não quer a implementação dessas trevas”, afirmou Dino. Ele citou pesquisa em que 90% dos brasileiros repudiam o terrorismo bolsonarista.
Dino disse ainda que centenas pessoas foram presas em flagrante e que as prisões continuam ao longo da noite. Segundo o ministro, o governo identificou e apreendeu ônibus que levaram terroristas a Brasília.
Confira íntegra da convocação dos Movimentos

Leia mais
- Dino: ‘Esses acampamentos são incubadoras de terroristas e, infelizmente, os fatos mostram isso’
- Ministro mostra destruição incalculável em gabinetes e roubos de armas do Palácio do Planalto. Veja vídeo
- Destruição, orações e choros: jornalista faz imagens exclusivas de invasão do Congresso
- Terceiro governo Lula “tem mais cara de projeto de país”. Entrevista especial com Michel Gherman
- As manifestações bolsonaristas e o vetor antissistema: o maior desafio do novo governo “é saber sair dessa espiral do inferno”. Entrevista especial com Piero Leirner
- “Militares querem o aparelhamento do Estado”. Entrevista com Piero Leirner
- “Projeto Bolsonaro” é finito, mas é preciso ficar atento aos militares. Entrevista especial com Piero Leirner
- O que a extrema-direita produz para o mundo é uma nova utopia. Entrevista especial com Michel Gherman
- O que se passa na mentalidade das pessoas que estão indo para a rua enroladas na bandeira nacional? Entrevista especial com Maurício Santoro Rocha
- Pacificação do país é tarefa hercúlea que passa pela sensatez institucional e recuperação econômica. Entrevista especial com Bolívar Lamounier
- A Guerra Híbrida do Brasil
- O Brasil no epicentro da Guerra Híbrida
- Copa pode ajudar, mas vai demorar para verde-amarelo deixar de lembrar Bolsonaro, analisam especialistas
- Movimento sugere ao novo governo medidas de política fiscal para reduzir desigualdades
- Breve crítica da democracia louvada
- “O bolsanarismo é um Frankenstein. Na linguagem antiga de Mao Tse Tung, ‘um gigante com pés de barro’”. Entrevista especial com Elimar Pinheiro do Nascimento
FECHAR
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Movimentos populares convocam manifestações pelo Brasil nesta segunda-feira - Instituto Humanitas Unisinos - IHU