13 Dezembro 2022
Durante duas horas, o líder justicialista e os padres do Terceiro Mundo falaram sobre sociedade, política e o papel da igreja. O Página|12 conversou com Domingo Bresci, um dos protagonistas, sobre aquele encontro, Cristina e o atentado.
A reportagem é de Washington Uranga, publicada por Página|12, 11-12-2022.
Em 9 de dezembro de 1972 - acaba de completar-se o 50º aniversário desse evento - Juan Domingo Perón recebeu sessenta sacerdotes do Movimento Sacerdotal para o Terceiro Mundo (MSTM) em sua casa na rua Gaspar Campos, em Vicente López, um grupo formado por religiosos que haviam manifestado publicamente seu apoio ao peronismo e que, naquele momento, operavam com relativa autonomia em relação às instituições eclesiásticas representadas na hierarquia episcopal. O fato, de inegável significado político, significou o reencontro público de um setor muito representativo da Igreja Católica com Perónapós a instituição ter protagonizado a queda do líder no golpe militar de 1955. "Muitos padres que também tiveram participação ativa no conflito da Igreja com Perón em 1953" participaram do evento, disse ao Página|12. O padre Dominic Bresci, que foi secretário do MSTM, participou da reunião de Vicente López e foi entrevistado especialmente para esta nota.
A imagem do encontro do Geral com os sacerdotes do Terceiro Mundo (Foto: Biblioteca de Córdoba)
O texto completo do que foi discutido nessa reunião foi consignado na íntegra na revista Así de 12 de dezembro de 1972 sob o título "El sermón de Vicente López". Lá, toda a troca entre Perón e os padres é transcrita quase literalmente. "Na verdade - diz Bresci - foi uma longa aula de Perón na qual expôs sua visão do mundo, a situação política internacional e seus postulados gerais sobre seu retorno ao país e sobre a tarefa dos padres naquela época".
Foto: Biblioteca de Córdoba
O próprio Bresci conta que a relação de Perón com os padres do MSTM é muito anterior ao retorno do líder ao país. “Carlos Mugica - o pároco da aldeia assassinado em 11 de maio de 1974 em uma paróquia de Buenos Aires - visitou Perón em Puerta de Hierro (Madrid) no segundo semestre de 1968, enquanto estudava em Paris. Esse é o primeiro contato e Carlos é o primeiro padre do movimento a falar com Perón. Não há registro do que foi discutido naquela reunião."
Mas em março de 1969, de seu exílio em Madri, Perón escreveu uma carta ao MSTM. Ali o dirigente sustenta que “nos sentimos encorajados e fortalecidos pela agradável companhia dos sacerdotes do Terceiro Mundo em nossa luta e sabemos que, com suas virtudes e valores morais, a contribuição será valiosa”. Acrescentou que "o trabalho dos sacerdotes pode ser extraordinário dentro e fora das fileiras do Movimento Nacional Justicialista, tanto na persuasão da verdade como na formação espiritual necessária para impô-la" (Bresci, D., 1994, Movimento dos Sacerdotes para o Terceiro Mundo, p. 168).
A essa altura os padres já participavam de atividades políticas, marchas e manifestações, que promoviam a volta de Perón sob o lema "Lute e volte". O "vínculo político era Antonio Cafiero”, diz Bresci, acrescentando que com o líder histórico também foi acertado que alguns padres fariam parte da comitiva que acompanhou Perón no vôo fretado que o traria de volta à Argentina (17.11.73). “Os escolhidos foram Carlos Mugica e Jorge Vernazza. Antes de deixar Roma, Mugica celebrou missa na Basílica de São Pedro, com parte da comitiva”. Antes de seu retorno, Perón tentou, sem sucesso, ver o Papa Paulo VI, mas estava com o então Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Agostino Casaroli (1914-1998) que, segundo várias fontes posteriores, falou com ele muito positivamente sobre o Jorge Vernazza.
Foto: Biblioteca de Córdoba
Em entrevista jornalística na qual foi questionado sobre os motivos que levaram os padres a acompanhar Perón em seu retorno, Carlos Mugica afirmou que "decidimos viajar depois de fazer muitas consultas a padres de diferentes convicções, pelo fato de sentirmos que tínhamos que estar presentes - exatamente - porque somos sacerdotes , porque não era simplesmente um fato político, mas um fato histórico que transcende largamente o político e que se evidenciava pela representação das pessoas que viajavam, que era multiforme, que respondia a diferentes setores da tarefa nacional” (Padre Mugica. Uma vida para o povo. Edit. Pequen, 1984, p. 182).
Uma vez instalado Perón na Argentina e depois dos trágicos acontecimentos de Ezeiza em sua chegada, os padres do MSTM continuaram intimamente ligados a ele e ao Justicialismo. Em 4 de dezembro de 1972, e pouco antes do encontro com Vicente López, os padres reunidos em Santa Fé emitiram um comunicado no qual afirmavam que o retorno de Perón ao país após 18 anos de exílio “é o acontecimento político mais significativo dos últimos anos 'tempos ', é 'um ato de justiça', é sentido como 'um triunfo popular' e cria nobres expectativas e renova a esperança de que o Povo conquistará definitivamente o poder e assim poderá construir o seu próprio destino”. Mas no mesmo texto e junto com outras considerações políticas, os padres afirmaram que "deve ficar muito claro, pelos fatos concretos, que Perón voltou ao país não para realizar nenhum tipo de pacificação, mas para conseguir a união de o Povo" trabalhador e explorado contra seus opressores, única forma de suprimir as diferenças que impedem a verdadeira paz". O documento do religioso conclui afirmando que a presença do dirigente “será válida e eficaz na medida em que contribua para questionar os próprios fundamentos do sistema imperial-capitalista que o oprime” e na mesma medida “contribuirá para a construção da Pátria Socialista, única via de libertação e autêntica pacificação nacional” (Bresci, op .cit., p. 290).
Na reunião de Vicente López, os padres explicitamente deram seu apoio a Perón. Domingo Bresci era o porta-voz na época e começou a conversa dizendo: “General, em nome de todos os padres, queremos agradecer muito pela cortesia que você nos mostrou. Também queremos dar a ele nosso apoio e nosso amor ”. A partir de então, o diálogo continuou e os padres consultaram Perón sobre o trabalho que a Igreja deveria realizar naquele momento. “Não se trata de continuar a convencer os convencidos, mas devemos começar a convencer os que ainda não foram convencidos”, disse-lhes, entre muitos outros temas. Ele acrescentou que “a tarefa dos sacerdotes em nosso país é dura e difícil porque há muita pobreza. Nossa ação, como cristãos, deve ser para tentar resolver esses problemas", acrescentou o líder de acordo com o registro da revista Así. “Devemos trazer as pessoas para a Igreja – acrescentou -; mas não podemos empurrá-lo. Ele tem que ir persuadido ou não irá. Essa é a missão sacerdotal como eu a vejo”.
Bresci considera que a reunião de Vicente López "foi o culminar de uma aproximação do MSTM ao peronismo, depois de debates internos, dentro dos quais foi muito importante o encontro nacional de Santa Fé (1972), onde o tema central foi o peronismo e o socialismo". E no que diz respeito ao reconhecimento da figura de Perón, o padre que hoje faz parte dos Sacerdotes na Opção pelos Pobres (COPP) resume que “dentro do movimento havia três correntes. Uma que poderíamos chamar de 'movimentista': o peronismo com Perón. Uma segunda alternativa que se chamava 'independente' ou 'peronismo de base', que era o peronismo sem Perón. E uma terceira, vamos chamá-la de esquerda, composta por alguns padres que simplesmente não são peronistas e outros que são diretamente antiperonistas”. Os debates internos, diz Bresci, permitiram perceber que “a maioria dos padres que representavam a Capital e Grande Buenos Aires, e Santa Fé, que eram núcleos fundamentais, eram a favor de uma posição de movimento . Alguns grupos de Córdoba e Resistência aderiram à segunda posição e outros grupos de Córdoba, do Litoral e do Sul questionaram tanto a figura de Perón quanto sua proposta política”.
“Lembro-me agora quase de cor da nossa síntese: a maioria do povo argentino expressa seu caráter revolucionário através do peronismo, ao qual se juntam outros setores que representam os interesses populares. Nós, como padres, aderimos ao peronismo. Alguns se conformavam com a definição de socialismo de Perón: 'socialismo na Argentina é justicialismo'. Mas nós nos documentos falamos de socialização de bens materiais, culturais e políticos. E, em algum momento, também da socialização absoluta dos meios de produção”.
Foto: Biblioteca de Córdoba
E qual era a relação do MSTM com a hierarquia, com as instituições eclesiásticas como então?, perguntamos a Domingo Bresci. “Éramos uma igreja autônoma e independente. Não paralelo”, afirma com rapidez e convicção, fazendo a ponte entre uma atitude e outra. “Não perguntamos a nenhum bispo o que deveríamos fazer, em geral e salvo conflitos em algumas dioceses, os bispos nos reconheceram. Sentimos que representávamos legitimamente um setor da Igreja nascido em Medellín (n. de r.: refere-se aos pronunciamentos da conferência dos bispos latino-americanos em Medellín, 1968, onde foi destacada a opção pelos pobres e a libertação) e de San Miguel (n. de r.: documento conforme ao anterior produzido pelos bispos argentinos em 1969)”. Ele reforça o exposto ao lembrar que quando o arcebispo ultraconservador e aliado da ditadura militar Adolfo Servando Tortolo (1911-1986) tentou condenar os padres, apelando até para o Vaticano, não encontrou eco em Roma ou entre seus pares argentinos. “Vencemos a batalha doutrinária contra o conservadorismo eclesiástico” diz o padre Bresci com satisfação indisfarçável e sabor de vitória.
Muito recentemente, Domingo Bresci foi visto ao lado de Cristina Fernández de Kirchner em 15 de setembro, quando a vice-presidente fez sua primeira aparição pública após o ataque sofrido em 1º de setembro. A esse respeito, afirma que "com Cristina acontece o mesmo que aconteceu com Perón. Primeiro buscaram sua morte civil, por calúnia, difamação, uso da justiça e política. Já que a violência verbal não era suficiente, devemos passar para a violência física. Esse é o significado do ataque que Cristina sofreu. O ataque é consequência do clima criado e que faz um cara que vende bebidas acreditar que é o anjo da guarda da Argentina e que está convencido de que deve eliminar essa mulher para salvar a Pátria. Essas são, palavras mais ou menos, as frases usadas por aqueles que realizaram o ataque.”
Para Bresci, aqueles que teriam querido matar a vice-presidente "talvez tenham procurado criar um mecanismo para alguém dizer 'Vou expulsá-la'. Entendendo que existe uma espécie de inspiração divina que está pedindo para ele matá-la". E enfatiza: “Em outro momento e em circunstâncias diferentes, o mecanismo é o mesmo: será aplicado a Perón ou será aplicado a Cristina. E não deixaria de mencionar que a mesma coisa aconteceu com Evita. Porque quando os setores do poder não apoiam os líderes populares, eles os incomodam, eles geram distúrbios, primeiro eles procuram encurralá-los civilmente diante da opinião pública, através da mídia e do judiciário. Em seguida, culmina com ataques físicos.
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50 anos depois do encontro entre Perón e os padres do Terceiro Mundo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU