• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A “má prática pastoral” LGBTQ+ dos líderes da Igreja é a chave para o seu declínio

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Outubro 2022

Não é segredo que o cristianismo está em declínio nos Estados Unidos, mesmo que as causas dessa tendência nem sempre sejam claras. No National Catholic Reporter, Padre Daniel Horan, OFM, examina esse declínio e sugere que na Igreja Católica, políticas anti-LGBTQ+ e declarações de dioceses e instituições continuam a afastar mais pessoas.

A reportagem é de Angela Howard-McParland, publicada por New Ways Ministry, 21-10-2022.

Horan argumenta que essas posturas discriminatórias não são apenas impraticáveis ​​para atrair novos membros da igreja, mas são inerentemente pecaminosas e opostas ao exemplo de Jesus que a igreja afirma seguir.

Um estudo do Pew Research Center publicado no mês passado revelou que, em apenas algumas décadas, os cristãos provavelmente serão menos da metade da população deste país, em comparação com 90% há apenas 50 anos ou mesmo 64% em 2020. Horan cita Stephanie Kramer, pesquisadora principal do estudo Pew, que postula que o declínio do cristianismo nos EUA pode ser parcialmente atribuído aos jovens que deixam a igreja. “[A] afiliação realmente começou a cair nos anos 90”, disse Kramer à NPR. “E pode não ser coincidência que isso coincida com a ascensão da direita religiosa e mais associações entre o cristianismo e a ideologia política conservadora.”

As crescentes posturas anti-LGBTQ+ de líderes e instituições católicas são exemplos dessa ligação entre religião e ideologia, argumenta Horan, e como resultado, mais jovens, especialmente jovens queer, são expulsos. Ele escreve:

“[Muitos] dos defensores dessas declarações e políticas também são os mais inclinados a lamentar a diminuição da presença de jovens na igreja ou a queda nas matrículas nas escolas católicas. Então, de uma perspectiva pragmática, faz pouco sentido abraçar políticas tão duras e discriminatórias e depois reclamar que as mesmas pessoas que você vilipendia ou desumaniza – sozinho com seus entes queridos, familiares, amigos e vizinhos – não estão interessadas em participar da sua igreja".

Mas, mais importante, a discriminação é antitética ao Jesus dos evangelhos, que foi rápido em condenar a hipocrisia dos líderes religiosos, particularmente quando oprimiam os já marginalizados, aponta Horan. Autoridades católicas contemporâneas que persistem em atitudes anti-LGBTQ+ não entendem a mensagem de Jesus.

“Quão rápidos esses líderes da igreja são para esquecer que Jesus foi executado em parte precisamente porque ele era tão inclusivo”, repreende Horan, citando a “má prática pastoral” daqueles católicos heterossexuais opressores, recusando-se a ouvir suas histórias e experiências. Ele continua:

“Esta verdade sobre a bondade e dignidade inerentes às pessoas queer em geral e a realidade da experiência transgênero é mais conhecida por aqueles que se identificam como LGBTQ. Tudo o que esses líderes de igreja e ministros pastorais precisam fazer é exercitar a virtude da humildade e genuinamente ouvi-los e aprender com eles”.

Horan está confiante de que as políticas anti-LGBTQ+ acabarão sendo um produto do passado na igreja, caindo nas mesmas falhas eclesiais que a condenação de Galileu e as ideias anti-liberdade religiosa de uma igreja pré-Vaticano II. Mas é hora de os líderes católicos ouvirem essa verdade e construir comunidades que a pratiquem. Até então, ele argumenta, continuamos sendo “uma igreja que pretende pregar o amor de Jesus Cristo, mas na prática serve regularmente apenas a um amor condicional distorcido pelo ódio e pela discriminação”.

Leia mais

  • Jesus e as Mães de LGBT+
  • EUA: hospitais católicos e pessoas transgênero. Artigo de Blase Cupich e Timothy Dolan
  • Sigla LGBTQ+ cresce para ecoar amplidão do espectro de gênero e sexo
  • “O tratamento discriminatório que recebemos na igreja é uma realidade que não pode ser negada”
  • A história julgará a Igreja com severidade pelo seu tratamento às pessoas LGBTQ. Artigo de Daniel Horan
  • Padre é suspenso por apoiar pessoas LGBT+. Carta aberta da associação La Tenda di Gionata
  • Giulio Mignani, padre é suspenso pelo apoio aos casais LGBT
  • EUA. Relatório do Sínodo dos Bispos inclui uma mensagem mista sobre questões LGBTQIA+
  • Peregrinos católicos LGBTQIA+ são saudados durante missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México
  • “Nós, cristãos LGBT, em 110 com o Papa”
  • O plano de Francisco com as comunidades LGBT e latinas para salvar a Igreja EUA
  • Relatório do Sínodo Irlandês: inclusão LGBTQIA+ é “o chamado do Espírito Santo”
  • O Papa e o Apostolado com os LGBT+. Artigo de Luís Corrêa Lima
  • EUA. Nos relatórios sinodais, católicos clamam pela liderança das mulheres e acolhida aos LGBTQIA+
  • Jesus e as Mães de LGBT+
  • LGBTQ. Em nova carta a James Martin, o Papa Francisco pede aos católicos que promovam uma “cultura do encontro que encurta distâncias e nos enriquece com as diferenças”

Notícias relacionadas

  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • EUA. Irmãs abrem Assembleia 2016 da LCWR com ênfase no diálogo contemplativo

    Na terça-feira à noite, 09-08-2016, a presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Re[...]

    LER MAIS
  • Marcha para unir as famílias separadas pela fronteira

    Ocorreu nessa quarta-feira, 10 de agosto, a marcha binacional (EUA-México) organizada para pedir a reunificação das famílias s[...]

    LER MAIS
  • E Kissinger disse a Videla: "Façam tudo depressa"

    O secretário de Estado estadunidense Henry Kissinger e o ministro argentino das Relações Exteriores César Augusto Guzzetti enc[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados