Patriarca Kirill chama civilização ocidental de inviável

Patriarca Kirill. (Foto: Reprodução | Patriarcado)

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

20 Outubro 2022


O Patriarca Kirill de Moscou e Toda a Rússia apontou os sinais do declínio da civilização ocidental e a contrastou com a russa.

A reportagem é publicada por Interfax, 16-10-2022.

"Nada como o que está acontecendo na Rússia está acontecendo em qualquer lugar do mundo hoje. As igrejas estão sendo fechadas em todos os lugares, estão sendo reaproveitadas – na melhor das hipóteses, nas mesquitas, porque as comunidades muçulmanas na Europa estão crescendo e os muçulmanos são pessoas piedosas, eles precisam orar".

"Muitas vezes as igrejas cristãs são vendidas ou alugadas a muçulmanos, e isso não é a pior coisa  é pior quando cassinos, restaurantes ou outros centros de entretenimento são organizados lá. Mas isso é um fato, e testemunha o mais profundo declínio espiritual! E se isso acontecer, significa que essa civilização não é viável", disse o patriarca no domingo após a consagração da nova catedral de Arkhangelsk.

Segundo o primaz, apenas a civilização que é forte de espírito é viável.

O chefe da Igreja Russa observou que as igrejas são construídas apenas quando há necessidade delas e acrescentou que "enquanto houver essa necessidade de nosso povo, a Rússia é invencível, porque é impossível correlacionar a força de espírito de um povo que acredita em Deus e ama sua Pátria com a força condicional de quem relaxou no conforto e esqueceu o que é o amor à Pátria e que se move apenas por uma aspiração de obter mais dinheiro e gastá-lo melhor".

Leia mais