Clima extremo e estresse hídrico ameaçam nossa segurança energética

Foto: Haide | Pixabay

18 Outubro 2022

 

Ondas de calor e secas já estão colocando a geração de energia existente sob estresse, tornando ainda mais importante reduzir as emissões de combustíveis fósseis.

 

A reportagem é publicada por World Meteorological Organization (WMO) e reproduzida por EcoDebate, 17-10-2022.

 

O fornecimento de eletricidade a partir de fontes de energia limpa deve dobrar nos próximos oito anos para limitar o aumento da temperatura global. Caso contrário, existe o risco de que as mudanças climáticas, o clima mais extremo e o estresse hídrico prejudiquem nossa segurança energética e até prejudiquem o fornecimento de energia renovável, de acordo com um novo relatório multiagências da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

 

O relatório anual State of Climate Services da OMM, que inclui contribuições de 26 organizações diferentes, concentra-se na energia este ano porque é a chave para os acordos internacionais sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas e, de fato, para a saúde do planeta.

 

“O setor de energia é a fonte de cerca de três quartos das emissões globais de gases de efeito estufa. Mudar para formas limpas de geração de energia, como solar, eólica e hidrelétrica – e melhorar a eficiência energética – é vital se quisermos prosperar no século XXI. Zero líquido até 2050 é o objetivo. Mas só chegaremos lá se dobrarmos o fornecimento de eletricidade de baixa emissão nos próximos oito anos”, disse o secretário-geral da OMM, Prof Petteri Taalas.

 

“O tempo não está do nosso lado e nosso clima está mudando diante de nossos olhos. Precisamos de uma transformação completa do sistema energético global”, diz o Prof. Taalas.

 

O acesso a informações e serviços confiáveis ​​sobre clima, água e clima será cada vez mais importante para fortalecer a resiliência da infraestrutura energética e atender à crescente demanda (um aumento de 30% nos últimos dez anos).

O relatório State of Climate Services: Energy de 2022 tem muitas boas notícias. Ele destaca as enormes oportunidades para redes de energia verde para ajudar a combater as mudanças climáticas, melhorar a qualidade do ar, conservar os recursos hídricos, proteger o meio ambiente, criar empregos e salvaguardar um futuro melhor para todos nós.

 

O relatório inclui estudos de casos práticos.

 

 

 

 

 

 

Até 2050, as necessidades globais de eletricidade – que aumentarão ao longo dos anos, sendo a eletrificação uma alavanca estratégica para atingir as metas do Net Zero – serão atendidas principalmente com energia renovável, sendo a energia solar a maior fonte de fornecimento. Os países africanos têm a oportunidade de aproveitar o potencial inexplorado e ser os principais players do mercado. A África abriga 60% dos melhores recursos solares do mundo, mas com apenas 1% da capacidade fotovoltaica instalada.

 

“Precisamos urgentemente responder ao crescente impacto das mudanças climáticas nos sistemas de energia se quisermos manter a segurança energética enquanto aceleramos a transição para o zero líquido. Isso requer planejamento de longo prazo e ação política ousada para estimular o investimento, que, por sua vez, precisa ser sustentado por dados meteorológicos e climáticos abrangentes e confiáveis”, diz Fatih Birol, Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia.

 

“Agora é a hora de acelerar a transição para um futuro de energia renovável. Qualquer coisa que não seja uma ação radical e imediata acabará eliminando a chance de permanecer no caminho de 1,5°C. As crises energéticas e climáticas entrelaçadas expuseram dramaticamente as fraquezas e vulnerabilidades de um sistema econômico fortemente dependente de combustíveis fósseis. Avançar na transição para as energias renováveis ​​é uma escolha estratégica para trazer energia acessível, empregos, crescimento econômico e um ambiente resiliente para as pessoas e comunidades locais”, disse Francesco La Camera, Diretor-Geral da IRENA.

 

Mais pode e deve ser feito. De acordo com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, uma ação climática ousada pode gerar US$ 26 trilhões em benefícios econômicos até 2030. E, no entanto, o investimento em energia renovável é muito baixo, especialmente nos países em desenvolvimento, e pouca atenção é dada à importância do clima serviços de energia para apoiar tanto a adaptação climática quanto as decisões sobre como reduzir os gases de efeito estufa.

 

A OMM emitiu relatórios anuais sobre o estado dos serviços climáticos desde 2019 em resposta a um pedido da ONU para obter mais informações sobre as necessidades de adaptação dos países. A edição deste ano inclui contribuições de mais parceiros do que nunca. Eles incluem a Agência Internacional de Energia (AIE), Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), Energia Sustentável para Todos (SE4ALL), Energia da ONU, Fundação ENEL, Fundo de Adaptação, Fundo Verde para o Clima (GCF), Global Environment Facility (GEF), o Copernicus Climate Change Service (C3S) e outros, incluindo o setor privado e organizações da sociedade civil.

 

“O Adaptation Fund tem o prazer de ser um parceiro fundador e colaborador deste valioso relatório. O setor de energia é crucial para ajudar a reduzir as emissões que causam as mudanças climáticas – ao mesmo tempo, a própria produção de energia precisa se adaptar aos impactos climáticos que já estão ocorrendo e se acelerando. O Fundo de Adaptação financia projetos baseados nas prioridades de adaptação de países em desenvolvimento vulneráveis, e temos o prazer de ver um número crescente de atividades dirigidas por países que abordam as necessidades específicas de adaptação do setor de energia em diferentes escalas”, diz Mikko Ollikainen, Chefe do Fundo de Adaptação.

 

O relatório será lançado em um evento de alto nível em 11 de outubro e também será apresentado na cúpula do Conselho Mundial de Energia em 13 de outubro na Escócia. É acompanhado por um mapa de história digital interativo.

 

Mudanças climáticas estão colocando a segurança energética em risco globalmente

 

A mudança climática afeta diretamente o fornecimento de combustível, a produção de energia, bem como a resiliência física da infraestrutura energética atual e futura. Ondas de calor e secas já estão colocando a geração de energia existente sob estresse, tornando ainda mais importante reduzir as emissões de combustíveis fósseis.

 

O impacto de eventos climáticos, hídricos e climáticos extremos mais frequentes e intensos já é claro.

 

Por exemplo, em janeiro de 2022, quedas maciças de energia causadas por uma onda de calor histórica em Buenos Aires, Argentina, afetaram cerca de 700.000 pessoas. Em novembro de 2020, a chuva gelada revestiu as linhas de energia no Extremo Oriente da Federação Russa, deixando centenas de milhares de casas sem eletricidade por vários dias.

 

As preocupações com o impacto do aumento da temperatura global na segurança energética são, portanto, primordiais na corrida para emissões líquidas zero (NZE).

 

As emissões líquidas zero são alcançadas quando as emissões de CO2 das atividades humanas são equilibradas globalmente pelas remoções de CO2 durante um período especificado. As emissões líquidas zero de CO2 também são chamadas de neutralidade de carbono.

 

Os recursos hídricos são escassos

 

Em 2020, 87% da eletricidade global gerada por sistemas térmicos, nucleares e hidrelétricos dependia diretamente da disponibilidade de água. Enquanto isso, 33% das usinas termelétricas que dependem da disponibilidade de água doce para resfriamento estão em áreas de alto estresse hídrico. Este também é o caso de 15% das usinas nucleares existentes, uma parcela que deverá aumentar para 25% nos próximos 20 anos.

 

Onze por cento da capacidade hidrelétrica também está localizada em áreas com alto estresse hídrico. E aproximadamente 26% das barragens hidrelétricas existentes e 23% das barragens projetadas estão dentro de bacias hidrográficas que atualmente têm um risco médio a muito alto de escassez de água.

 

As usinas nucleares não dependem apenas da água para resfriamento, mas também estão frequentemente localizadas em áreas costeiras baixas e, portanto, são potencialmente vulneráveis ​​à elevação do nível do mar e inundações relacionadas ao clima. Por exemplo, a usina nuclear de Turkey Point, na Flórida (Estados Unidos da América), que fica ao nível do mar, estará ameaçada nas próximas décadas. Melhorias regulares nas práticas operacionais e obrigações regulatórias em evolução podem reduzir substancialmente as perdas de produção de usinas nucleares devido ao clima severo, de acordo com a Autoridade Internacional de Energia Atômica.

 

Foto: WMO

 

Os planos de ação climática devem priorizar a energia

 

Apesar desses riscos, apenas 40% dos planos de ação climática apresentados pelos governos à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) priorizam a adaptação no setor de energia, e o investimento é correspondentemente baixo.

 

A oferta de fontes de baixas emissões precisa dobrar até 2030 se o mundo quiser atingir zero líquido até 2050, de acordo com o relatório.

 

Uma transição para energia renovável ajudará a aliviar o crescente estresse hídrico global porque a quantidade de água usada para gerar eletricidade por energia solar e eólica é muito menor do que para usinas de energia mais tradicionais, sejam de combustível fóssil ou nuclear.

 

Mas as promessas atuais dos países ficam muito aquém do que é necessário para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris, deixando uma lacuna de 70% na quantidade de reduções de emissões necessárias até 2030.

 

As promessas de energia renovável representam menos da metade do que é necessário. O caminho para alcançar a meta global de temperatura de longo prazo do Acordo de Paris exige que 7,1 TW de capacidade de energia limpa sejam instalados até 2030, de acordo com números citados no relatório.

 

O mundo deve ficar aquém da meta de acesso universal à energia acessível, confiável, sustentável e moderna até 2030, conforme estabelecido no ODS 7, por uma ampla margem.

 

As políticas e regulamentações necessárias para permitir a descarbonização no setor de energia ainda são particularmente fracas na África, América do Sul e Ásia, segundo o Banco Mundial. E o reconhecimento da necessidade de serviços de apoio às energias renováveis ​​é particularmente baixo nas Contribuições Nacionalmente Determinadas para o Acordo de Paris.

 

Foto: WMO

 

Investimentos em energias renováveis ​​precisam triplicar até 2050

 

Os investimentos em energia renovável precisam triplicar até 2050 para colocar o mundo em uma trajetória líquida zero até 2050, de acordo com números citados no relatório. Em 2019-2020, a maioria dos investimentos em energia renovável foi feita na região da Ásia Oriental e Pacífico (principalmente China e Japão), seguida pela Europa Ocidental e América do Norte.

 

Os países em desenvolvimento estão sub-representados quando se trata de acesso ao financiamento de energia limpa.

 

Os fluxos financeiros públicos internacionais para países em desenvolvimento em apoio à energia limpa e ao cumprimento do ODS 7 diminuíram em 2019 pelo segundo ano consecutivo, caindo para US$ 10,9 bilhões. Esse nível de apoio foi 23% inferior aos US$ 14,2 bilhões fornecidos em 2018, 25% inferior à média de 2010-2019 e menos da metade do pico de US$ 24,7 bilhões em 2017.

 

África pode ser um grande player de energias renováveis

 

A África já está enfrentando graves efeitos das mudanças climáticas, incluindo grandes secas, apesar de ter a menor responsabilidade pelo problema.

 

O declínio dos custos das tecnologias limpas é uma nova promessa para o futuro da África, e há uma grande oportunidade para a África ajudar a fechar a lacuna na necessidade de energia renovável. Alcançar os objetivos de energia e clima da África significa mais do que dobrar o investimento em energia nesta década, com um enorme aumento na adaptação. Apenas 2% do investimento em energia limpa nas últimas duas décadas foi feito na África. Trazer acesso à energia moderna para todos os africanos exige um investimento anual de US$ 25 bilhões, o que representa cerca de 1% do investimento global em energia hoje.

 

Os serviços climáticos fornecem informações confiáveis

 

Os sistemas de energia renovável são dependentes do clima e do clima, portanto, a transição para energia limpa exige informações e serviços climáticos aprimorados para apoiar as decisões sobre a seleção do local e operações, manutenção e gerenciamento.

 

Os serviços climáticos são definidos como a produção e entrega de informações climáticas relevantes, credíveis e utilizáveis. A indústria de energia tem uma vasta experiência no uso de serviços meteorológicos. Ainda assim, precisa fazer mais para incorporar informações climáticas em sua tomada de decisão para aumentar a resiliência dos sistemas de energia a choques relacionados ao clima e aumentar a eficiência energética.

 

Há um enorme espaço para melhorias. Menos de 50% dos membros da OMM fornecem produtos sob medida para o setor de energia, o que mostra o potencial inexplorado dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais (NMHSs) e os esforços necessários para atender às necessidades emergentes desse setor.

 

Por que precisamos de serviços climáticos?

 

O planejamento e as operações do setor de energia são afetados pelo clima e pela variabilidade e mudanças climáticas. À medida que os sistemas de energia se tornam cada vez mais dependentes das variações climáticas, é evidente que o fluxo de informações de dados e previsões meteorológicas e climáticas precisa ser adequadamente incorporado aos sistemas de apoio à decisão.

 

Embora o setor elétrico utilize rotineiramente as previsões meteorológicas de até 15 dias, há menos experiência no uso de dados climatológicos.

 

O uso mais eficaz das informações climáticas ajuda a ampliar a infraestrutura de energia renovável, mas também promoverá a eficiência do sistema de energia limpa e a resiliência climática. Investimentos maiores e sustentados nesses serviços, apoiados pelo reconhecimento da necessidade de tais serviços por meio de políticas aprimoradas, são necessários para alcançar isso.

 

Exemplos de aplicações de serviços climáticos para energia incluem:

 

 

 

 

 

No setor de energia, estudos demonstraram o valor econômico de previsões de muito curto prazo, subsazonais e sazonais (por exemplo, para temperatura, velocidade do vento, vazão) para decisões de compra de combustível, previsão de demanda e geração e planejamento do sistema. As previsões de temperatura permitem que os gerentes prevejam cargas de pico com mais precisão e programem usinas de geração de energia de maneira otimizada para atender às demandas a um custo menor. As operações hidrelétricas se beneficiam de previsões diárias, semanais e sazonais de precipitação e vazão, que podem ajudar a otimizar as operações.

 

Por exemplo, o uso de previsões de vazão aumenta a produção de energia das principais barragens hidrelétricas do Rio Columbia (Estados Unidos) em 5,5 TWh/ano, resultando em um aumento médio na receita anual de aproximadamente US$ 153 milhões por ano.

 

Da mesma forma, o uso de previsões para gerenciar as operações hidrelétricas na Etiópia produz benefícios cumulativos decenais que variam de US$ 1 a US$ 6,5 bilhões, em comparação com uma abordagem climatológica (sem previsão).

 

O desenvolvimento e aplicação de produtos e serviços climáticos direcionados por meio da Estrutura Global para Serviços Climáticos pode apoiar tanto a adaptação quanto a mitigação.

 

Leia mais