12 Agosto 2022
Em um novo relatório que resume as conclusões de um processo de consulta nacional entre os católicos alemães, os bispos do país afirmam o desejo de uma maior inclusão na Igreja de mulheres e leigos em geral, bem como daqueles que discordam de certos ensinamentos morais.
Intitulado “Por uma Igreja sinodal – comunidade, participação e missão”, o relatório resume as conclusões do “Caminho sinodal” da conferência episcopal alemã enviada ao Sínodo dos Bispos em Roma, antes de um Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade no Vaticano próximo ano.
A reportagem é de Elise Ann Allen, publicada por Crux, 11-08-2022.
Uma tradução em inglês do relatório pode ser encontrada aqui.
O relatório de 13 páginas está dividido em duas seções, a primeira das quais reflete sobre as próprias experiências da Alemanha com consultas sinodais realizadas em nível diocesano e arquidiocesano, bem como em nível nacional da conferência episcopal. A segunda parte resume o feedback desta consulta sobre 10 tópicos que foram listados no manual oficial para consultas nas igrejas locais, chamado de “Vademecum para o Sínodo sobre a sinodalidade”.
Entre outras coisas, o relatório observa que mulheres, jovens e fiéis que pertencem à igreja, mas que compartilham pontos de vista diferentes sobre assuntos como casamento entre pessoas do mesmo sexo, contracepção e aborto, muitas vezes se sentem “marginalizados” por suas comunidades eclesiásticas. que deveria haver mais espaço para ouvir suas vozes.
O relatório também defende que os leigos em geral, especialmente as mulheres, tenham um papel maior em certas celebrações litúrgicas, como batismos e funerais, que, segundo eles, permitiriam às mulheres e aos leigos em geral mais espaço para interpretar as escrituras. Também foi sugerido que os leigos tenham um papel maior na administração de suas paróquias, bem como uma opinião sobre quem é seu pároco.
Os bispos da Alemanha citam a diminuição da participação nas missas, a queda na participação nos conselhos paroquiais, bem como em outras associações católicas, e um subsequente declínio na receita do sistema tributário da igreja da Alemanha, como as principais razões para organizar seu caminho sinodal.
Lançado em uma tentativa de revitalizar a Igreja Católica na Alemanha e restaurar a confiança após a publicação de um relatório encomendado pela Igreja em setembro de 2018 detalhando milhares de casos de abuso sexual por padres católicos ao longo de seis décadas, o caminho sinodal tem sido amplamente direcionado a dando aos leigos um papel mais proeminente na administração da igreja.
Grande parte da discussão ocorreu em uma série de grandes assembléias, atraindo leigos e bispos. Em seu relatório, os bispos alemães insistiram que o principal escopo do processo era “abordar as causas sistêmicas de abuso e sua ocultação, para que o Evangelho possa ser proclamado com credibilidade mais uma vez no futuro”. Eles enfatizaram que “a continuidade do ensino e a comunhão da Igreja universal devem ser preservadas neste processo”.
No entanto, o caminho sinodal tornou-se cada vez mais controverso pela inclusão de teólogos e especialistas que defendem o oposto de certo ensinamento universal, pedindo que as mulheres sejam ordenadas padres e que os padres administrem bênçãos a casais do mesmo sexo.
Também houve votos em seu caminho sinodal a favor da eliminação do celibato sacerdotal obrigatório e permitir que o clero se case, e declarar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é pecaminoso. O processo também insistiu que os leigos tenham mais voz na eleição dos bispos.
A Igreja Católica da Alemanha, com 22 milhões de membros, tem uma influência descomunal nos assuntos eclesiais, dada a sua riqueza, derivada em grande parte de fundos arrecadados como parte do sistema tributário da Igreja da Alemanha.
O Vaticano emitiu no mês passado uma declaração não assinada alertando que o caminho sinodal da Alemanha corre o risco de minar a unidade da Igreja e que o empreendimento não tem autoridade para obrigar os bispos a fazer mudanças na doutrina ou na moralidade.
Em resposta à declaração do Vaticano, os organizadores do caminho sinodal, incluindo o bispo alemão Georg Bätzing, de Limburg, presidente da Conferência Episcopal Alemã, disseram estar “surpresos” com a repreensão, mas reafirmaram a autoridade de um bispo para tomar decisões pastorais em seu próprio território e expressou esperança de que, no futuro, assuntos contenciosos possam ser discutidos em um ambiente mais formal.
Bätzing também disse que as reformas propostas do caminho sinodal seriam submetidas ao Sínodo global dos Bispos sobre a sinodalidade, que atualmente está se desenvolvendo em três etapas e que culminará com uma grande reunião de bispos em Roma em 2023.
Em seu resumo, os bispos alemães disseram que os relatórios das dioceses indicaram que aqueles que deixaram a Igreja e aqueles “que são excluídos dos cargos ou ministérios da Igreja”, incluindo mulheres e homens casados, também se sentem marginalizados, assim como aqueles que “não pertencem à classe média instruída”, como os migrantes e aqueles impactados pela pobreza.
Eles relatam a importância de ouvir, mesmo as críticas, dizendo que ouvir os fiéis, “assim como os sinais dos tempos, é visto como o fundamento de um processo sinodal”. De acordo com o relatório, os fiéis também querem que a igreja se envolva mais em tópicos importantes, como justiça social, pobreza, mudança climática, migração, questões de paz e seja mais ativa nas mídias sociais. De uma perspectiva externa, a igreja é vista na mídia “como incrustada, excessivamente hierárquica e antiquada”, disse o relatório, dizendo que leigos – mulheres, jovens e voluntários em particular – “querem se fazer ouvir na mídia”. como a voz da Igreja da mesma forma que seus bispos”.
Faithful também expressou o desejo de ter uma discussão sincera e aberta com seus líderes “sem ansiedade”, sobre temas relacionados à sexualidade que são amplamente considerados “tabu”, como contracepção, aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Os teólogos têm medo de ter suas licenças de ensino revogadas se fizerem declarações abertas e cheias de nuances”, enquanto os leigos muitas vezes “se sentem inferiores e frequentemente não compreendidos por clérigos e outras pessoas com formação teológica em sua capacidade de falar e ter suas opiniões. dizer”, disse o relatório.
Os bispos disseram que os comentários que receberam indicaram que “liturgia de alta qualidade” está sendo celebrada em todas as dioceses alemãs, mas, devido ao declínio na participação na missa e no número de padres, há uma desconexão entre a vida cotidiana e a missa dominical. “Há necessidade de uma interpretação dos ritos, de uma linguagem concreta e compreensível, para que sejam implementados de uma maneira que se relacione com a realidade da vida das pessoas, a fim de contrariar o generalizado 'analfabetismo litúrgico'”, os bispos disse.
Para isso, disseram que foram feitas várias propostas para criar “um ministério de pregação feito por leigos”, bem como “uma reforma do lecionário, cultos em linguagem simples, uma cultura de acolhimento, um fechamento da lacuna entre o capela-mor e a congregação”.
Foram feitos pedidos, disseram os bispos, para celebrações litúrgicas lideradas por “mulheres, jovens e voluntários devidamente treinados”. Essas celebrações litúrgicas, disseram eles, incluem celebrações da Palavra de Deus, a Liturgia das Horas, funerais e serviços digitais.
“A experiência das dioceses sugere que essas formas de serviço permitem uma participação mais ativa (do que em uma Eucaristia percebida como centrada em um sacerdote). Eles também permitem que o carisma das mulheres, por exemplo, seja usado na proclamação e interpretação das Sagradas Escrituras”, disse o relatório.
Tais celebrações litúrgicas, disse, “devem ser expandidas porque mantêm viva a vida de adoração em lugares onde não é mais possível a presença de um padre”. Os bispos disseram que também houve pedidos explícitos de apoio ao casamento e batismos a serem realizados por leigos e disseram: “É necessária uma maior diversidade geral nas formas alternativas e tradicionais de culto, a fim de atrair diferentes grupos de fiéis”.
Em um nível geral, o relatório disse que a abordagem “de cima para baixo” da igreja para a tomada de decisões foi criticada pelos fiéis, que pediram mais compartilhamento de responsabilidades e sugeriram que o papel do diácono fosse expandido. Mulheres, jovens e voluntários especialmente criticaram sua falta de participação na vida da igreja, disse o relatório, e citou uma pessoa dizendo: “Não queremos que as decisões sejam tomadas apenas sobre nós, mas conosco”.
Sugeriram uma mudança de atitude, bem como mudanças estruturais na participação, transparência e na escolha dos bispos e na nomeação dos párocos locais, bem como os prazos para cargos e tarefas, o controle do poder e exercício de poder, e a detecção e punição de abusos de poder quando eles acontecem.
O relatório também pediu que as mulheres participem plenamente da reunião do Vaticano do próximo ano do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, e que recebam direitos de voto nesse contexto. Os bispos da Alemanha no relatório disseram que vários pedidos foram feitos para que os padres “sejam dispensados da liderança da paróquia” em nível administrativo, permitindo que eles se concentrem nos sacramentos e em seu papel como pastores, permitindo que leigos competentes assumam funções administrativas.
O relatório termina com uma citação de alguém que forneceu feedback e que disse que, se os líderes da Igreja desejam restaurar a confiança, “os bispos precisam assumir uma posição clara sobre as questões prementes de nosso tempo, como acesso igualitário para todos os batizados aos escritórios da igreja, uma reavaliação da moralidade sexual e uma abordagem não discriminatória para pessoas homossexuais e queer”.
“Assumir uma posição clara também significa falar uma linguagem que as pessoas possam entender e que não se esconda atrás de palavras complicadas”, disse a pessoa. Em relação aos escândalos de abuso, a pessoa disse, “é preciso haver uma aceitação inequívoca da responsabilidade; o poder precisa ser controlado e uma tentativa de reparar as vítimas de abuso sexual e espiritual”. Uma igreja sinodal, disseram eles, “só pode ser bem-sucedida se for possível que todos os fiéis assumam responsabilidades e participem das decisões nos níveis paroquial e diocesano”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Católicos alemães pedem maior tolerância com pessoas que discordam de certos ensinamentos morais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU