O oitavo consistório do Papa, um conclave para mudar o rumo da Igreja?

Papa anuncia novos cardeais da janela do apartamemento pontifício. (Foto: Reprodução | Vatican News)

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Mai 2022

 

Os novos cardeais mostram o compromisso do Papa Francisco com a Ásia e as periferias: exceto os três curiais, apenas o bispo de Como e San Diego não vem dos continentes 'periféricos' (Ásia, América Latina ou África)

 

A reunião de dois dias (29 e 30 de agosto) é a primeira vez que o Papa reunirá o Colégio dos Cardeais para um encontro para estudar e analisar a nova Constituição 'Praedicate Evangelium'

 

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 29-05-2022

 

O oitavo consistório do pontificado de Francisco acontecerá em 27 de agosto. A partir desse dia, um futuro conclave terá 133 cardeais eleitores (embora alguns deles deixem de sê-lo nestes dois meses) e 96 não-eleitores, num total de 229 cardeais. O último conclave foi em 28 de novembro de 2020, em plena pandemia

 

Um 'exército' de cardeais que terá a oportunidade, pela primeira vez na história deste papado, de se reunir no que alguns já estão chamando de 'conclave antecipado' para debater e assumir os princípios da reforma da Cúria, que entra em vigor no próximo dia 5 de junho.

 

"É uma espécie de pré-conclave", apontam especialistas do Vaticano, que apontam que é a primeira vez que o Papa chama todos os cardeais a Roma, para um encontro de dois dias (29 e 30 de agosto) para um encontro inédito.

 

"Segunda e terça-feira, 29 e 30 de agosto, haverá um encontro de cardeais para refletir sobre a nova Constituição Apostólica, Praedicate Evangelium, que entra em vigor em 5 de junho, anunciou hoje o Papa no final da oração do Regina Coeli do Vaticano.

 

Um consistório, por outro lado, em que não deve faltar a nomeação de um espanhol (Francisco sempre nomeou um cardeal do nosso país), Fernando Vérgez, com o qual a Espanha tem nove cardeais eleitores e seis eméritos.

 

Um compromisso claro com a Ásia e as periferias

 

Entre as curiosidades, o reconhecimento de dois pilares na nova Cúria (Roche no Culto Divino e o chefe do Clero, Lazzaro You Heung sik), e uma clara preferência pela Ásia: junto com o sul-coreano, dois novos cardeais na Índia, mais os de Singapura, Mongólia, Timor Leste. Dois brasileiros, Steiner e Costa, junto com o Arcebispo de Assunção (Paraguai), completam a ascensão das periferias neste oitavo consistório, mais os prelados da Nigéria e Gana.

 

Entre os eleitores, além dos curiais, somente há um italiano (bispo de Como) e um norte-americano McElroy – EUA, no que parece ser uma atenção especial aos bispos ultraconservadores (pois o bispo de San Diego, certamente, não é).

 

Entre os não votantes, expresso reconhecimento ao jesuíta Ghirlanda e Fortunato Frezza, cônego de San Pedro.

 

Leia mais