O Papa remodela a liderança de dois dicastérios da Cúria: Desenvolvimento Humano Integral e Doutrina da Fé

Praça São Pedro | Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS
  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • COP30 escancara a mais nova versão da mentira. Artigo de Txai Suruí

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Abril 2022

 

"No Departamento de Desenvolvimento Humano Integral, o Papa Francisco confirma o cardeal Czerny como presidente e a irmã Alessandra Smerilli como secretária e o padre Fabio Baggio como subsecretário. Na Doutrina da Fé, ele mantém o cardeal Ladaria no comando e estabelece as duas seções, a doutrinal e a disciplinar. Ao mesmo tempo, nomeou como secretário da primeira seção ou doutrinal, o monsenhor Armando Matteo, e o irlandês John Joseph Kennedy da seção disciplinar"

 

A reportagem é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 23-04-2022.

 

Lenta mas seguramente, o Papa Francisco continua a ativar as reformas de sua primavera. Para isso, acaba de remodelar a direção de dois dos mais importantes dicastérios da Cúria Romana: Desenvolvimento Humano Integral e Doutrina da . No primeiro, confirmou o Cardeal Czerny como presidente e, como secretária, Irmã Alessandra Smerilli e como subsecretário, padre Fabio Baggio. Em Doutrina da Fé, ele mantém o cardeal Ladaria no comando e estabelece as duas seções, a doutrinal e a disciplinar. Ao mesmo tempo, nomeou o monsenhor Armando Matteo como secretário da primeira seção ou doutrinal, e o irlandês John Joseph Kennedy da seção disciplinar.

"Gestos de cura, gestos de libertação, de reconciliação" que serão novamente propostos "aos numerosos feridos à beira do caminho". Em essência, a missão do Bom Samaritano, disse o Cardeal Michael Czerny à Rádio Vaticano - Vatican News. Este é o espírito com que recomeça o trabalho do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, na forma e no conteúdo, que hoje recebeu a confirmação do Papa para um mandato de cinco anos de seus mais altos funcionários.

Foi no dia 23 de dezembro que o Papa confiou o interino do dicastério ao cardeal Czerny, na qualidade de prefeito, e à irmã Alessandra Smerilli como subsecretária, nomeações que são ladeadas pela do padre Fabio Baggio na função de subsecretária e com o responsabilidade específica da Seção de Migrantes e Refugiados e projetos especiais.

 

 

Agradecendo a confiança do Papa, os novos líderes reiteraram em uma declaração conjunta o horizonte em que se moverá sua ação, em particular “o desenvolvimento integral de cada pessoa e o cuidado da nossa casa comum”. “Também nos comprometeremos a colocar em prática”, diz ele, “as recomendações elaboradas desde meados de 2021 pela Comissão de Avaliação estabelecida pelo Santo Padre e liderada pelo Cardeal Blase Cupich”. A nota termina com as felicitações do Dicastério ao seu antecessor, o cardeal Peter KA Turkson , “chamado pelo Santo Padre a servir a Igreja em seu novo cargo de chanceler das Pontifícias Academias de Ciências e Ciências Sociais”.

 

 

 

Dom Armando Matteo nasceu em Catanzaro (Itália) em 21 de setembro de 1970. Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1997 para a Arquidiocese Metropolitana de Catanzaro-Squillace. Formou-se em Filosofia pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e doutorou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ele ocupou vários ministérios em sua arquidiocese. Lecionou Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Urbaniana. Desde 12 de abril de 2021, era vice-secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé.

 

 

Monsenhor John Joseph Kennedy nasceu em Dublin (Irlanda) em 15 de julho de 1968. Foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1993 para a Arquidiocese Metropolitana de Dublin. É licenciado e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Entre suas atribuições na Irlanda, ele foi vice-pároco da igreja de Santa Inês e depois de São Nicolau de Myra em Dublin. Em 2003 tornou-se funcionário da Congregação para a Doutrina da Fé e, em 2017, foi nomeado chefe do escritório da Seção Disciplinar do mesmo Dicastério.

A Seção Doutrinária trata de assuntos relativos à promoção e proteção da doutrina da fé e da moral. Promove também estudos destinados a aumentar a compreensão e a transmissão da fé a serviço da evangelização, de modo que sua luz seja critério para compreender o sentido da existência, especialmente diante das questões suscitadas pelo progresso da ciência e pelo desenvolvimento da sociedade. No campo da fé e da moral, a Seção é responsável por examinar os documentos publicados por outros Dicastérios da Cúria Romana, bem como os escritos e opiniões que pareçam problemáticos para a fé correta, promovendo o diálogo com seus autores e propondo soluções adequadas.

A Seção Disciplinar trata dos delitos reservados à Congregação e por ela tratados pela jurisdição do Supremo Tribunal Apostólico aí estabelecido. Sua tarefa é preparar e elaborar os procedimentos previstos nas normas canônicas para que a Congregação, em suas diversas instâncias, promova uma correta administração da justiça.

 

 

Leia mais