“Salvemos o planeta antes que seja tarde”, enfatizam religiosos

Imagem: Terry McSorley | Flickr cc

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Outubro 2021

 

Líderes religiosos enviaram um apelo à Cúpula Mundial do Clima COP26, que se reunirá em Glasgow de 31 de outubro a 12 de novembro: “Herdamos um jardim, não devemos deixar um deserto aos nossos filhos”. O documento foi redigido no encontro convocado pelo papa Francisco, no Vaticano, dia 4 de outubro, sob o tema “Fé e Ciência: Rumo à COP26”.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

“Nós não somos os senhores ilimitados do nosso planeta e seus recursos. Nós somos cuidadoras e cuidadores da natureza e convocados a preservá-la para as próximas gerações. Nós temos o compromisso moral de trabalharmos em conjunto para a cura do planeta”, frisa o texto.

O bispo luterano Dr. Frederick Shoo, da Tanzânia, foi um dos 40 convidados por seu trabalho pioneiro na luta contra as mudanças climáticas. Apelidado de “Bispo Árvore”, Shoo tem mobilizado comunidades locais a plantarem as encostas do Kilimanjaro. Todas as crianças que passam pelas aulas antes da confirmação de sua fé estudam sobre condições climáticas e devem plantar árvores. Ele apelou aos líderes mundiais: “Salvemos nossa casa comum antes que seja tarde”.

O apelo conjunto foi assinado por líderes das tradições de fé ortodoxa, católica, anglicana, protestante, reformada, bem como por representantes do judaísmo, islamismo, budismo, sickhismo e jainismo.

 

Leia mais