OMS prevê ocorrência da Doença X, mais letal que a covid-19

Foto: Acácio Pinheiro | Agência Brasília

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Julho 2021

 

Uma pandemia, desconhecida mas denominada na época como Doença X, foi prevista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dois anos antes da covid-19 se espalhar pelo mundo. A Doença X foi oficialmente colocada no dia 7 de fevereiro de 2018 na lista da OMS como uma prioridade, junto com um alerta aos governos.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

Quem revela essa informação é o jornalista brasileiro Jamil Chade, que vive na Suíça e escreve reportagens internacionais. Ele arrola no livro “10 histórias para tentar entender um mundo caótico”, autor junto com a advogada Ruth Manus, que a OMS apontou a Doença X “como um dos 10 maiores riscos para a saúde no mundo”. 

A OMS chegou a essa conclusão depois de reunir cientistas da elite internacional com o objetivo de identificar riscos futuros de eventuais doenças e preparar o mundo para combatê-las. Na reunião, um dos cientistas propôs a denominação “Doença X” para a futura ocorrência de uma pandemia, ainda sem saber como, quando e onde surgiria. 

O presidente da EcoHealth Alliance, Peter Daszak, um dos participantes da reunião da OMS, encontrou Chade e revelou-lhe, quando a covid-19 já se espraiara, que essa é apenas a primeira das Doenças X. Outras pandemias virão. O panorama tende a ser muito assustador

Estima-se que existam 1,6 milhão de vírus desconhecidos no planeta, dos quais, segundo Chade, até 800 mil poderiam atingir pessoas. Os cientistas conhecem plenamente apenas 0,4% deles! De 1940 até os dias de hoje, mais de 400 doenças infecciosas surgiram no planeta, entre elas o HIV, H1N1, Ebola.

 

Leia mais