07 Julho 2021
O primeiro-ministro Claude Joseph confirmou ao Nouvelliste o assassinato do presidente Jovenel Moïse, hoje, em sua residência, na área de Pèlerin 5, Porto Príncipe, por um comando de homens armados, na manhã de quarta-feira, 07 de julho.
A informação é publicada pelo jornal haitiano Le Nouvelliste, 07-07-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Um dos filhos do presidente, presente no momento do ataque, está em segurança, sua esposa foi ferida e recebe os cuidados necessários, informou Claude Joseph, que indicou que o Conselho Superior da Polícia Nacional está reunido e que a situação está agora sob controle. “A situação está sob controle. Eu estou em reunião com o CSPN para assegurar a segurança e a tomar todas as medidas para a continuidade do Estado”, informou Claude Joseph.
Às 5h da manhã local (6h de Brasília), de quarta-feira, o primeiro-ministro do Haiti divulgou o seguinte comunicado:
“À uma hora da manhã, da noite de terça-feira, 06-07-2021, para quarta-feira, 07-07-2021, um grupo de indivíduos não identificados, alguns falando em espanhol, atacaram a residência privada do Presidente da República e feriram de morte o Chefe de Estado. Atingiram a primeira-dama com uma bala, que está recebendo os cuidados necessários.
Condenando esse ato odioso, desumano e bárbaro, o primeiro-ministro, Dr. Claude Joseph, e o CSPN apelam à população para que fique calma. A situação securitária do país está sob controle da Polícia Nacional do Haiti e das Forças Armadas do Haiti.
Todas as medidas estão sendo tomadas a fim de garantir a continuidade do Estado e proteger a Nação.
A democracia e a República vencerão”.
?? FLASH - Certains membres du commando qui a assassiné le président de la république d’#Haïti Jovenel Moïse "parlaient en espagnol", selon le cabinet du Premier ministre. (communiqué) pic.twitter.com/4zomYbhR7o
— Mediavenir (@Mediavenir) July 7, 2021
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Haiti. Presidente Jovenel Moïse foi assassinado por um comando armado em sua residência na madrugada desta quarta-feira - Instituto Humanitas Unisinos - IHU