• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O que a esquerda europeia está aprendendo com Joe Biden

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: entre as Inquietações do tempo e o desejo de Unidade. Artigo de Faustino Teixeira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

31 Mai 2021

 

"Agora, precisamente nos EUA, onde menos se esperava, eis a revanche do sistema que tornou o Ocidente grande: quem ganha mais tem mais responsabilidade e paga mais, por todos. Para Biden, é uma forma de superar os radicais dos direitos: a verdadeira esquerda é unir (na justiça social), não dividir (no embate entre identidades). Não se trata do retorno dos dinossauros ou do triunfo da economia estatal subsidiada: Biden entendeu que só com a solidariedade econômica e social (que reequilibra a sociedade) podem se combater os regimes autoritários e liberais que hoje desafiam o Ocidente e o acusam de ineficiência e iniquidade", escreve Mario Giro, vice-ministro do Exterior italiano, em artigo publicado por Domani, 29-05-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis o artigo.

 

A verdadeira surpresa desses meses é que Joe Biden está se revelando mais à esquerda do que todos os líderes europeus da mesma inclinação. Enrico Letta parece ser o único a tê-lo entendido. A velha esquerda, ou caso se prefira, a velha socialdemocracia, está mais à esquerda do que as reproduções esmaecidas que vimos desde a invenção da chamada "terceira via" até hoje. “It’s the economy, stupid” foi finalmente posto de lado, junto com o clintonismo e seus derivados como o blairismo ou o social-liberalismo. Também foram ultrapassadas as prudências obamianas e a chamada esquerda dos direitos.

Livre de todos os condicionamentos e do velho liberal social como sempre foi, atento aos sindicatos e às classes médias produtivas, Biden se revela por sua receita pragmática e concreta: um grande plano de recuperação que não tem medo de juntar subsídios e investimentos, que não tenha medo dos grandes números, mas acima de tudo desmonta o tabu dos ricos, aquele que faz tremer os líderes progressistas de todas as tendências na Europa: os impostos devem ser aumentados e, se necessário, muito. A isso agora acrescenta também a suspensão das patentes das vacinas. Como se vê na proposta de Letta para os jovens, falar em impostos deste lado do oceano envergonha até os dirigentes das esquerdas mais radicais: a partir dos anos 1990, não é mais possível.

As direitas, extremas ou moderadas de toda espécie, lançam raios contínuos assim que a palavra é dita e rasgam suas vestes. O mais grave é que a cultura liberal mudou a percepção geral dos impostos: de um método redistributivo passaram a ser considerados uma espécie de furto. Todas as direitas (liberais, moderadas, populistas e soberanistas) venceram uma batalha cultural na ausência de concorrentes válidos, que desapareceram do campo: os impostos são algo ruim que possivelmente deveria ser eliminado. Biden vai fazer pagar grande parte de seu articulado plano de recuperação de US $ 6 trilhões com o aumento de impostos. Assim, escapa da armadilha do aumento da dívida e faz justiça: a crise atual aumentou desmedidamente os benefícios da classe mais rica e abastada, rebaixando as classes médias e submergindo as pobres. Uma desigualdade que vem se acumulando desde que o motor hiper-liberal fez explodir as remunerações financeiras e mudou o sistema econômico.

Agora, precisamente nos EUA, onde menos se esperava, eis a revanche do sistema que tornou o Ocidente grande: quem ganha mais tem mais responsabilidade e paga mais, por todos. Para Biden, é uma forma de superar os radicais dos direitos: a verdadeira esquerda é unir (na justiça social), não dividir (no embate entre identidades). Não se trata do retorno dos dinossauros ou do triunfo da economia estatal subsidiada: Biden entendeu que só com a solidariedade econômica e social (que reequilibra a sociedade) podem se combater os regimes autoritários e liberais que hoje desafiam o Ocidente e o acusam de ineficiência e iniquidade.

 

Leia mais

  • O Plano econômico de Joe Biden e suas consequências. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Biden não é Roosevelt. Artigo de Plínio de Arruda Sampaio Jr
  • Joe Biden move o mundo das vacinas: “Digo sim à suspensão das patentes”
  • Biden, ato III: lugar para a justiça social
  • Biden e Draghi: primeiros 100 dias, dois diferentes diálogos católicos
  • A esquerda diante do programa econômico de Biden
  • A revolução Biden
  • Joe Biden, capítulo 2: famílias e trabalho, a reconstrução pós-Covid
  • Joe Biden quer recriar uma classe média nos Estados Unidos
  • A esquerda deve fazer uma autocrítica, esqueceu a justiça social
  • Um pequeno tesouro para os jovens. Artigo de Carlo Rovelli

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • EUA. Irmãs abrem Assembleia 2016 da LCWR com ênfase no diálogo contemplativo

    Na terça-feira à noite, 09-08-2016, a presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Re[...]

    LER MAIS
  • "O neoliberalismo fará a sua festa com o governo Temer". Entrevista com Maria Victoria Benevides

    Depois que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marca para uma segunda-feira, 12 de setembro, a votação em plenário [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados