27 Mai 2021
É possível que o Papa Francisco faça uma breve viagem à Escócia em razão do evento COP26, em novembro, indica o cardeal Peter Kodwah Appiah Turkson.
A reportagem é de Deborah Castellano Lubov, publicada por Exaudi, 25-05-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Durante a entrevista coletiva no Vaticano sobre a conclusão do ano especial dedicado à encíclica Laudato Si', Turkson respondeu a uma pergunta de Exaudi sobre a possibilidade da visita do Papa à Escócia. O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral sugeriu que é possível.
A diretora editorial de Exaudi e correspondente principal do Vaticano reconheceu que algumas fontes haviam sugerido que o pontífice pudesse fazer essa viagem, entre elas o enviado especial da presidência dos EUA para o clima, John Kerry, em uma entrevista com o Vatican News depois de seu encontro com o papa, quem afirmou que Francisco provavelmente participaria do evento.
“O Papa”, disse Kerry, “é uma das grandes vozes da razão e uma autoridade moral de peso na questão da crise climática. Foi um precursor, à frente do seu tempo”. Kerry destacou que a encíclica Laudato Si' é um documento realmente “muito, muito poderoso, eloquente e muito persuasivo moralmente” e crê que “será muito importante que a voz de Francisco nos acompanhe até a Conferência de Glasgow, a qual, creio, que tenha intenção de participar”.
O Reino Unido acolherá a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP26), em Glasgow, de 01 a 12 de novembro de 2021. A cúpula COP26 reunirá as partes para acelerar a ação rumo aos objetivos do Acordo de Paris e a Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática.
Junto ao cardeal de origem ganesa, intervieram na coletiva de imprensa: o padre Joshtrom Isaac Kureethadam, coordenador da seção “Ecologia e Criação” do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; a irmã Sheila Kinsey, secretária-executiva da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da União Internacional de Superioras Gerais; e Carolina Bianchi, animadora do Movimento Católico Global pelo Clima e colaboradora da INECOOP para o Projeto Juvenil Policoro da Conferência Episcopal Italiana.
A apresentação ocorreu na Sala de Imprensa da Santa Sé com alguns jornalistas credenciados, mas também foi transmitida abertamente para todos por streaming.
A Exaudi perguntou ao cardeal, seguindo o espírito do Ano da Laudato Si', recentemente concluído, se ele vê que essa visita pode se concretizar e qual seria o seu significado.
“Esperamos e cruzamos os dedos”, respondeu o cardeal, “observando que o pedido foi feito e dirigido a ele”.
“Pelo que eu sei, o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, também entrou em contato, por meio de seu secretário pessoal, para tentar sincronizar as datas”. Eles gostariam de combinar a data e estar lá juntos, observou ele.
“No entanto, neste momento, não posso confirmar tal participação, mas o pedido foi feito”.