• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Vimos com frequência seminaristas que parecem bons, mas muito rígidos. A rigidez é um de nossos grandes problemas”, constata Francisco

Papa Francisco discurso na abertura da 74ª Assembleia da Conferência Episcopal Italiana. Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

25 Mai 2021

O Papa abre a assembleia dos bispos italianos com um discurso improvisado.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 24-05-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O caminho da sinodalidade implica presença, companhia, proximidade. E isso é o que pareceu querer fazer o Papa Francisco nesta tarde, quando atendeu à abertura da 74ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Italiana, da qual faz parte o bispo de Roma. O tema era propício: “Anunciar o Evangelho em um tempo de renascimento – para empreender um caminho sinodal”.

Não se pôde escutar toda a intervenção de Bergoglio, ainda que estivesse anunciada – e de fato, transmitiu-se ao vivo por Vatican News –, mas sim boa parte da mesma antes que, abruptamente, se cortasse o sinal de um discurso que o Papa não havia preparado. De fato, antes de começar a falar “a braccio” perguntou ao cardeal Bassetti se havia jornalistas na sala, e este lhe disse que não. Ainda assim seguiram ao vivo por oito ou dez minutos, nada desperdiçados.

Antes de sua intervenção, escutaram-se algumas palavras introdutórias do presidente da CEI, Gualtiero Bassetti, quem agradeceu ao Papa por sua presença, e recordou dos falecidos e infectados pelo coronavírus (o próprio esteve perto de perder a vida). O caminho sinodal “é uma oportunidade para nossa Igreja italiana”, destacou o purpurado.

 

Tribunais, seminaristas e sínodo

Francisco começou brincando pela presença da assembleia em um hotel: “não sei se estamos em uma reunião de irmãos, ou em uma reunião de quem é o bispo mais bonito”, para depois anunciar que “hoje vou falar das coisas que me interessam”. Concretamente, de três: dos tribunais, da formação de seminaristas e do Sínodo.

“Primeiro, os tribunais: estou contente com os passos dados”, apontou o Papa, destacando que esteve reunido com o decano da Rota Romana a respeito disso.

Em segundo lugar, os seminários, do que advertiu: “Temos um perigo muito grande, na formação e potência dos seminaristas”. “Vimos com frequência seminaristas que parecem bons, mas muito rígidos. A rigidez é um de nossos grandes problemas”, clamou Bergoglio, que também pôs ênfase na formação: “Creio que o cardeal recebeu uma carta do prefeito do Clero sobre a preocupação da formação sacerdotal. Não podemos brincar com os rapazes que entram no seminário”.

 

O risco da amnésia

Por fim, “o Sínodo, que começa a caminhar”, frisou Bergoglio, que lamentou que um dos grandes problemas da Igreja está “na amnésia. Perdemos a memória do que fizemos, e seguimos adiante”. Ele quis recordar como há cinco anos, em um encontro celebrado em Florença, “demos um passo adiante”. “E o Sínodo deve se desenvolver com a luz do encontro de Florença, que deve iluminar de cima a baixo. E, as pequenas paróquias e as pequenas comunidades iluminarem de baixo para cima”.

“O Sínodo deve começar desde as pequenas comunidades, das pequenas paróquias. Isso requererá paciência, trabalho, deixar o povo falar. A sabedoria do Povo de Deus”, começou a explicar Bergoglio, que acrescentou, antes de que se cortasse a transmissão, que “um Sínodo não é outra coisa senão explicitar o que diz a Lumen Gentium: a totalidade do Povo de Deus é infalível, porém, deve se explicitar com a fé”. E cortaram a transmissão.

 

Leia mais

  • Papa Francisco aos bispos italianos: “O Sínodo deve começar de baixo, a luz é Florença”
  • Os clericais de direita, o Sínodo e a lição de dois quarentões, um bispo e um teólogo
  • "Um Concílio Vaticano III é necessário". Entrevista com o bispo Christian Carlassare, depois do atentado sofrido no Sudão do Sul
  • O Sínodo segundo Francisco
  • Papa Francisco de forma inesperada revoluciona o sínodo dos bispos
  • Assim, o Papa mudou o Sínodo
  • O Sínodo recomeça “de baixo”
  • Novidades para o Sínodo: tem início a partir das Igrejas locais
  • Por uma Igreja mais sinodal: “Consultar muito mais os leigos”
  • Por uma Igreja mais sinodal: “Construindo a liturgia juntos”
  • Por uma Igreja mais sinodal: “Tornar a organização menos hierárquica”
  • Uma “bomba” papal ou um grande fracasso?
  • Em Carta ao Papa, o CELAM compromete-se a assumir a sinodalidade, “o espírito e o estilo da nossa vida eclesial presente e futura”
  • Encerrou a 38ª Assembleia do CELAM, um sinal de que "caminhamos ao ritmo do Papa Francisco"
  • Sinodalidade: um processo construído aos poucos na América Latina. Artigo de Luis Miguel Modino
  • O Sínodo se transforma para dar espaço ao povo de Deus, afirma o cardeal Grech
  • Grech: reforça-se o compromisso com uma Igreja cada vez mais sinodal
  • Papa nos 50 anos do Sínodo: Igreja e Sínodo são sinônimos. Um 'discurso forte e denso' segundo a Rádio Vaticano
  • A sinodalidade é a forma e o estilo da Igreja: discurso de Dom Mario Grech em nome dos novos cardeais

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados