Iraque. Núncio testou positivo para Covid, mas a partida de Bergoglio é confirmada

Monsenhor Mitja Leskovar, à direita. (Foto: Vatican News)

Mais Lidos

  • Entre inteligência artificial, cosmopolítica e novas ecologias do valor, pensador propõe reinventar as infraestruturas que organizam nossos desejos e reabrir a imaginação para outros futuros possíveis

    “Nervos pra fora!” Comunismo ácido recarregado. Entrevista especial com Erik Bordeleau

    LER MAIS
  • Comissão teológica do Vaticano define 'pecado contra a criação e o Criador' em novo documento

    LER MAIS
  • Ciclo de Estudos sobre a teologia da encarnação profunda, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, inicia nesta terça-feira, 08-09-2026, às 10h

    Encarnação profunda (deep incarnation): o mistério de Cristo num mundo evolutivo e em transformação climática

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

01 Março 2021

O núncio apostólico no Iraque testou positivo para Covid. Monsenhor Mitja Leskovar, que agora observará a quarentena, deveria ter acompanhado o Papa Francisco nas etapas da exigente viagem ao Iraque marcada para 5 a 8 de março, mas segundo informado pela Santa Sé não poderá fazê-lo.

A reportagem é de Paolo Rodari, publicada por La Repubblica, 28-02-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Em todas as viagens internacionais, o núncio do país visitado acompanha de perto o Papa em suas etapas. Desta vez não será assim.

Leskovar observará a quarentena longe da nunciatura e não se encontrará com Francisco. Ele estará acompanhado pela comitiva de costume e será recebido em Bagdá pelo Cardeal Louis Raphaël I Sako, patriarca da Babilônia dos Caldeus.


Mapa do Iraque, em destaque as localidades que serão visitadas pelo Papa Francisco. Fonte: Universidade do Texas

Depois de amanhã está programado no Vaticano um briefing no qual serão dados todos os pormenores da viagem que o Papa deseja muito fazer para não desiludir o povo iraquiano que no passado já havia esperado em vão pela visita de João Paulo II. Os três dias de Francisco no Iraque serão particularmente intensos. O papa visitará Bagdá, Najaf (a cidade sagrada para os xiitas onde se encontrará com o aiatolá Al Sistani), a planície de Ur, Erbil, Mosul e Qaraqosh, proferindo quatro discursos, duas homilias e um Angelus.

A viagem está confirmada hoje, ainda que até ao fim haja a possibilidade de cancelamento não tanto por problemas de segurança, que são problemas importantes, mas por causa da pandemia.

Se a situação relacionada ao coronavírus no país permanecer estável, Francisco decolará regularmente do aeroporto de Fiumicino, em Roma, na 5ª feira pela manhã. Somente uma escalada da pandemia pode comprometer sua chegada.

O Papa, como quase todos os cidadãos do Vaticano, já recebeu duas doses da vacina produzida pela Pfizer e também os jornalistas que acompanham o voo papal para o Iraque.

Leia mais