19 Fevereiro 2021
O Arcebispo de Manaus tem publicado um novo decreto, com data de 18 de fevereiro, onde afirma que “as celebrações e reuniões permaneçam suspensas até o dia 12 de março, inclusive”.
A informação é de Luis Miguel Modino.
A mensagem de Dom Leonardo Steiner, que faz um chamado à esperança, seguindo as palavras do Papa Francisco para a Quaresma de 2021, convida a “assumir os acontecimentos do tempo presente sabendo de estarmos com a companhia segura de Jesus”, que nos leva a olhar “para desafios que ainda permanecem, mas com a confiança renovada no Senhor que nos dá a sua vida”.
Diante de tantas mortes nos dois primeiros meses do ano, o arcebispo manifesta “a todas as famílias enlutadas a nossa mais afetuosa comunhão e nossa prece!”, insistindo no propósito da Igreja de “sinalizar a presença de Deus junto ao seu povo no conforto dos enlutados, na presença junto aos cemitérios e funerárias, nas celebrações oferecidas por meio de redes sociais, na atenção aos menos favorecidos, na insistência dos necessários cuidados sanitários”.
O texto insiste em que Manaus ainda vive uma situação complicada, pois “é grande a quantidade dos que esperam a possibilidade de internação, seguem numerosas as mortes, a queda do número de contaminações é muito lenta e o processo de vacinação tem se desdobrado com muita morosidade”. Diante desse cenário, Dom Leonardo afirma que “nossa esperança de dias melhores nos mantém confiantes, mas igualmente comprometidos e zelosos”.
As medidas do decreto anterior continuam, e “os párocos foram orientados para seguir ao longo do tempo quaresmal favorecendo que as cinzas cheguem até os fiéis e sejam distribuídas em celebrações na própria família”. Também está se buscando o modo de vivenciar os encontros da Campanha da Fraternidade. Finalmente, Dom Leonardo convida a seguir “unidos neste caminho de fraternidade que nos consola e nos convoca ao diálogo”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Arquidiocese de Manaus prolonga suspensão de missas e encontros até 13 de março - Instituto Humanitas Unisinos - IHU