• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“A vacina é um dom de Deus”, afirma Dom Mauro Morelli – veja o vídeo

Mais Lidos

  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Guerrilheiro, refém, presidente, filósofo: a imensa vida de Pepe Mujica

    LER MAIS
  • O fascismo do fim dos tempos – e o refúgio dos bilionários. Artigo de Naomi Klein e Astra Taylor

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

20 Janeiro 2021

Neste último domingo, 17 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, aprovava o uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Diante desse fato, Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias – RJ, tem se pronunciado, afirmando que “a vacina é um dom de Deus”, algo que aparece na “inteligência dos cientistas, homens e mulheres comprometidos com a vida, pesquisadores apaixonados por entender”. Dom Mauro Morelli, nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 1974, faz parte do grupo de bispos que trabalharam diretamente com o cardeal Paulo Evaristo Arns, no tempo em que São Paulo era uma das maiores arquidiocese do mundo, uma Igreja empenhada na defesa dos direitos humanos e presente nas periferias de uma cidade onde a chegada de migrantes do Brasil todo marcou a vida da maior metrópole brasileira.

No vídeo, difundido a través das redes sociais, Dom Mauro parte da ideia de que “Deus nos fez para a vida, e ele envia Jesus a esse mundo para que todos tenham vida”, lembrando as palavras do apostolo Paulo: “Deus será tudo em todos”. Junto com isso, diante da situação que vive o Brasil, o segundo país do mundo com mais falecidos, que já superou, segundo números oficiais, os 210 mil mortos, ele afirma que “nós estamos vivendo um momento difícil, uma crise profunda de humanidade, de civilização”.

O bispo emérito de Duque de Caxias, denuncia em seu pronunciamento uma realidade muito presente no Brasil, “muitas mentiras, muitas notícias falsas, e uma delas é a posição da ignorância poderosa que diz ao povo para buscar outro caminho”. Não podemos esquecer que a pandemia da Covid-19 e a vacina tem provocado no país um grave enfrentamento político e social. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, seguido a postura do Papa Francisco e do Conselho Episcopal Latinoamericano – CELAM, tem se pronunciado repetidas vezes nas últimas semanas em favor de um plano de vacinação urgente.

Depois da aprovação da vacina, alguns bispos tem se pronunciado em favor da vacina. Numa mensagem ao povo da Prelazia de Itacoatiara – AM, seu bispo, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, afirmava que se faz necessário “ajudar a faze-la chegar o mais rápido em nossos municípios. Por isto peço que acompanhemos o que cada Secretaria de Saúde estará fazendo para obter a vacina”. Junto com isso, ele colocava como desafio, “ajudar nosso povo a entender que a vacina, hoje, ainda é o único tratamento eficaz para derrotarmos a Covid-19”. Para tornar isso realidade, o bispo de Itacoatiara pede “que façamos um trabalho permanente nas celebrações virtuais e nas redes sociais, para ajudar nesta correta compreensão, superando as mentiras, as notícias falsas sobre a vacina, na linha de pensamento de uma autoridade pública deste país, que nestes 10 meses de pandemia, nada fez para ajudar no combate e ainda, pelo contrário, trabalhou e trabalha contra a vacinação em massa”.

Dom Mauro Morelli destacava o significado de que a vacina tinha sido liberada no domingo, Dia do Senhor, afirmando que “a vacina foi reconhecida como caminho que liberta da morte”. Ele fez um chamado para que “sigamos Jesus de Nazaré, que se perturbava com o sofrimento humano”, para valorizar o trabalho dos cientistas e pesquisadores, como aqueles que cuidaram do povo diante da pandemia, dizendo, “Bendita a mulher, bendito o homem que nos ajuda a viver”.

Diante da realidade atual, o bispo emérito de Duque de Caxias faz um chamado a “vencer o medo, a ignorância, vamos seguir o caminho da nossa inteligência, dom de Deus. Deus nos fez capazes de cuidar bastante da vida, vamos cuidar da vida, da sua vida”. Dom Mauro, deixa claro o que ele vai fazer em referência à vacina e os motivos da sua postura: “eu vou me vacinar por amor a minha vida, mas também por amor a sua vida, porque eu não quero ser transmissor da peste às outras pessoas”. Ele diz fazer isso, porque “é isso que Deus pede de nós, coragem, coragem, agir com o coração, sem medo, com esperança. Deus quer que nós vençamos o mal e aprendamos o jeito novo de viver na Terra, cuidando das fontes da vida, para que tudo seja da gloria de Deus”.

Finalmente, após louvar Deus “pelo dom da vida e pela Luz de Jesus Cristo”, Dom Mauro faz um chamado a que “sigamos Jesus de Nazaré, com entusiasmo, com esperança. Ele é nosso pastor, Ele é nosso guia, não ouçamos outras vozes. Não há outro nome, não há outra esperança a não ser Jesus, o Cristo”.

Leia mais

  • Pentecostes: em tempo de Páscoa morre o velho para surgir o novo! Artigo de Mauro Morelli
  • Francisco: uma bela surpresa de Deus. Entrevista especial com Dom Mauro Morelli
  • Combate à fome: o desafio de equacionar problemas estruturais. Entrevista especial com Dom Mauro Morelli
  • Papa Francisco e as vacinas para imunização anti-Covid
  • Papa Francisco: “Acredito que eticamente todos devam tomar a vacina”
  • O Papa e as vacinas. A caridade que humilha
  • Padre pede que fiéis não tomem vacina contra covid-19 e CNBB responde: “Desserviço”
  • “É urgente cobrarmos celeridade dos nossos governantes para o início da campanha de vacinação”, exige presidente da CNBB
  • Presidência da CNBB pede vacina para todos e união para enfrentar a Covid-19
  • Vacina do coronavírus é “moralmente aceitável” para católicos, afirma o Vaticano
  • Incerteza com vacinas começa a corroer o governo
  • Brasil. Único país do mundo onde o início da vacinação representou uma derrota política para o presidente da República – Frases do dia
  • Conferência Internacional: Os cristãos frente as vacinas contra Covid-19
  • Críticas infundadas contra a CoronaVac alimentam movimento antivacina
  • “Terraplanismo e movimento antivacina são pensamentos muito parecidos”
  • Movimento antivacinas ameaça a saúde global

Notícias relacionadas

  • Amazônia. A Igreja no Brasil contra “a exploração inescrupulosa” do governo Temer

    LER MAIS
  • A Guiana Francesa, paraíso da exploração sexual e do trabalho escravo

    Em uma sociedade em que há cada vez mais pessoas descartáveis, do usa e joga fora, o fato de que haja pessoas dispostas a recolh[...]

    LER MAIS
  • Mal do país de Oswaldo Cruz persiste há 100 anos

    LER MAIS
  • Febre amarela entre nós

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados