• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Tesla na China e Ford no Brasil: qual a diferença? (#acorda Brasil!)

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • O deputado estadual do RS pelo PT propõe “um grande consorciamento de municípios, do estado e do governo federal” para gerenciar a manutenção e gestão de diques e casas de bombas em toda a região metropolitana

    “Autoridade metropolitana”: uma proposta para enfrentar eventos climáticos extremos no RS. Entrevista especial com Miguel Rossetto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Janeiro 2021

"A Ford veio mamar nas tetas de nossa guerra fiscal. Fez muito pouco investimento em P&D local. Comprou a Troller mas também não fez nada com isso. Apanhou da concorrência mundial e saiu do país com a implosão de nosso mercado interno. Os governos brasileiros sem visão estratégica nada fizeram. Deram milhões de subsídios para multinacionais produzirem carros obsoletos por aqui com altos lucros! Acorda Brasil! Olha para a China!", escreve Paulo Gala, mestre e doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY, e é professor de economia na FGV-SP desde 2002, em artigo publicado por Blog Paulo Gala – Economia & Finanças, 17-01-2021.

Eis o artigo.

Xi Jinping trabalha para transformar a China na meca de produção de veículos elétricos no mundo! As vendas de 1.2 milhões em 2020 colocaram a China com 40% das vendas mundiais, de longe a líder. Os U$180 bilhões de patrimônio pessoal de Elon Musk também se deve a seus investimentos em solo chinês. A giga fábrica da Tesla perto de Shanghai ficou pronta em pouco mais de um ano e jorra carros elétricos para abastecer o mercado interno do país. Tem capacidade de produzir 500mil carros por ano. A China é hoje o mercado mais importante para a Tesla fora dos EUA. O modelo 3 da Tesla é um dos carros mais vendidos no país. As relações de Xi Jinping e Elon Musk vão muito bem. Por quê?

Xi tem a meta clara de transformar a China na potência mundial de veículos elétricos. Para isso estimulou inúmeras empresas de capital nacional com subsídios, tarifas, empréstimos para que se tornem grandes players nesse mercado. A empresa chinesa BYD (beyond your dream) já atingiu esse status, a Geely e BAIC também. Com auxílio de compras públicas a BYD se tornou uma das maiores empresas de veículos elétricos na China. Shenzen, por exemplo, conta com frota 100% elétrica de taxis e ônibus, em grande parte com fornecimento da BYD. A vinda da Tesla para o ecossistema de veículos elétricos chineses são um sinal claro da estratégia do partido comunista. Existe na China hoje mais de 30 grandes empresas ligadas a cadeia automotiva elétrica, todas eles de capital 100% nacional ou com JVs estrangeiras. A Tesla será a primeira empresa autorizada na China a ter 100% de capital próprio sem sócio chinês. Todas outras multinacionais são obrigadas a fazer JVs com sócios locais.

A BMW foi espontaneamente a China graças a ecossistema de inovação que lá existe. Nossa brasileira WEG, talvez a empresa mais complexa do Brasil, já foi para lá produzir motores elétricos. Algo parecido aconteceu no mercado de smartphones. A transferência da produção da Apple para a China em busca de menores custos acabou por criar gigantes chineses que produzem esses aparelhos! A Oppo, a Vivo e hoje a Huawei que já produz mais smartphones do que a própria Apple!

E a Ford? A Ford veio mamar nas tetas de nossa guerra fiscal. Fez muito pouco investimento em P&D local. Comprou a Troller mas também não fez nada com isso. Apanhou da concorrência mundial e saiu do país com a implosão de nosso mercado interno. Os governos brasileiros sem visão estratégica nada fizeram. Deram milhões de subsídios para multinacionais produzirem carros obsoletos por aqui com altos lucros! Acorda Brasil! Olha para a China!

 

Referências:

Disponível aqui.

E aqui.

 

Leia mais

  • A nova revolução chinesa: fim dos carros com motor de combustão interna
  • A transição acelerada para os veículos elétricos
  • O avanço da indústria de veículos elétricos na China
  • A produção de carros elétricos dispara e a China assume a liderança
  • Tesla, Elon Musk e a crença miserável na tecnologia
  • Tesla. Carro se dirige sozinho
  • Zizek vê a distopia mais desumana de Elon Musk
  • O chip que Elon Musk quer implantar em nosso cérebro é pior do que Black Mirror
  • Elon Musk: As pessoas devem trabalhar até 100 horas por semana para “mudar o mundo”
  • Como Elon Musk quer criar 'vida eterna' transferindo informações do cérebro para o computador
  • Demissões na Ford podem atingir até 120 mil postos de trabalho, estima Dieese
  • A saída da Ford. Nota de Luiz Carlos Bresser-Pereira
  • Fim das operações da Ford gera prejuízo de R$ 5 bilhões para a Bahia
  • Bispo de Camaçari (BA) demonstra preocupação com desemprego por conta do fechamento das fábricas da Ford no Brasil
  • A Ford e a desindustrialização. Artigo de Paulo Kliass
  • Por que a Ford saiu do Brasil? A implosão de nosso mercado interno
  • Saída da Ford deve fechar 60 mil vagas na Bahia, onde 19,8% já estão desempregados
  • Ford ‘foge’ do Brasil após se beneficiar, mas decisão também mostra ‘total incapacidade do governo’
  • Se a Ford abriu mão de produzir no Brasil, o mercado brasileiro também pode abrir mão da Ford. Nota do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Notícias relacionadas

  • Disciplina, harmonia e equilíbrio: as religiões chinesas e a construção da paz. Entrevista especial com Adriano Jagmin D’Ávila

    LER MAIS
  • Deng Xiaoping fez o grande ajuste chinês: alegoria e utopia

    "Deng Xiaoping, quando disputou os rumos do dragão chinês, no Congresso do PC Chinês de 1982, para o bem e para o mal, convence[...]

    LER MAIS
  • Católicos ''falcões'' versus católicos ''pombas''

    É uma fonte interminável de assombro para alguns observadores seculares o fato de que realmente há vida católica à direita do[...]

    LER MAIS
  • ''Não acredito que sobrevivamos mil anos sem deixar o planeta''. O discurso de Hawking

    A Universidade de Cambridge (Reino Unido) realizou um simpósio em honra do físico do tempo e do espaço, que completa 70 anos, m[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados