• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Quem não foi batizado em Cristo pode ser salvo? Entrevista com Christoph Theobald

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

11 Janeiro 2021

Teólogo jesuíta explica a tensão entre o universalismo da graça de Deus e a necessidade de levar todas as pessoas a Jesus Cristo.

A reportagem é de Caroline Celle, publicada por La Croix International, 09-01-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Cristão anônimo” é um termo mais frequentemente creditado ao influente teólogo jesuíta do século XX, Karl Rahner (1904-1984).

Rahner o usava para tentar explicar como pessoas que nunca foram batizadas ou nunca conheceram a Cristo ainda podem ser salvas.

Mas ele não foi o primeiro pensador católico a explorar os meios pelos quais a salvação também pode estar disponível aos não crentes. E essa ainda é uma questão debatida nos círculos da Igreja hoje.

Christoph Theobald, professor da faculdade de teologia jesuíta em Paris (Centre Sèvres) olha mais de perto para esse tema nesta entrevista.

Eis a entrevista.

Na história do cristianismo, é necessário seguir os preceitos da Igreja a fim de obter a salvação?

Desde as origens do Cristianismo, o pertencimento à Igreja é a condição para obter a salvação. Mas essa identidade cristã, que passa pela realização de ritos e pela participação no culto, não é tudo. Um dos nossos maiores Padres da Igreja, Santo Agostinho, explicou no século IV que os cristãos podem ser membros do “corpo” visível da Igreja sem serem membros “de coração”. Quando o inquiridor pergunta a Joana d’Arc: “Você está em estado de graça?”, ela dá a resposta certa: “Se estou em estado de graça, que Deus me guarde nele. Se não estou em estado de graça, que ele me ponha nele”. Na Idade Média, São Tomás de Aquino dizia que, antes mesmo de viver os sacramentos, o desejo de obter a graça permite entrar em comunhão com Deus.

A Igreja considera que alguém pode ser salvo mesmo quando não tem a fé cristã?

A questão da salvação dos “pagãos” é uma controvérsia teológica que atravessou todas as eras do cristianismo. Na Bíblia, encontramos entre os evangelistas uma tensão permanente entre a particularidade – a salvação será dada primeiro ao povo de Israel, o povo eleito de Deus – e o universalismo – a salvação será dada a todas as pessoas de boa vontade que se voltam para Deus. Durante o Renascimento, as certezas dos cristãos europeus foram abaladas: o Império Bizantino caiu nas mãos dos otomanos, um povo muçulmano, e os exploradores descobriram novas terras e novos povos que nunca haviam conhecido a tradição cristã.

Esse choque de culturas levou os intelectuais cristãos a se questionarem: os povos que não fazem parte da Igreja estão condenados por isso? Em 1453, logo após a captura de Constantinopla, o teólogo e filósofo Nicolau de Cusa publicou um tratado, “Sobre a paz da fé” (De Pace Fidei). É uma obra importante na história do diálogo inter-religioso, porque põe em cena o debate pacífico entre um cristão, um muçulmano e um judeu. Depois, no século XIX, o filósofo Maurice Blondel pressupôs que o Espírito Santo é derramado sobre toda a humanidade e age em cada ser humano sem que este tome consciência disso.

O Concílio Vaticano II deu uma resposta a essa polêmica sobre a salvação dos não cristãos?

A constituição dogmática sobre a Igreja, Lumen gentium, escrita depois do Concílio Vaticano II (1962-1965), defende a salvação das pessoas que são privadas do conhecimento do Evangelho, se elas se comportarem de forma reta e virtuosa. A Igreja acredita que Cristo morreu por todos e considera que a consciência humana, quando reta, está ordenada à vontade de Deus. Ela sustenta, portanto, que o Espírito Santo oferece a todos, de uma forma que só Deus conhece, a possibilidade de se associar ao mistério pascal.

Essa resposta à questão da salvação suscitou divisões dentro da Igreja, pois os movimentos cristãos mais rigorosos sentiram que a identidade cristã estava sendo corroída e que a graça de Deus estava perdendo seu sentido. Alguns, no desejo de universalismo, tenderam a se vincular a outros movimentos militantes não cristãos e favoreceram esse engajamento em detrimento do seu pertencimento à Igreja, o que não deixou de suscitar novas tensões. Os papas pós-conciliares não deixaram de se posicionar para manter a tensão paradoxal entre o universalismo da graça e a necessidade de evangelização.

Leia mais

  • Joseph Moingt (1915-2020): apaixonado pela compreensão da fé. Artigo de Christoph Theobald
  • O futuro do cristianismo na Europa. Artigo de Christoph Theobald
  • “A Igreja transformou-se num imenso laboratório”. Entrevista com Christoph Theobald
  • Theobald: gênese de uma teologia
  • A salvação é universal
  • Páscoa e salvação integral: compreensões à luz da Doutrina Social da Igreja
  • A salvação de Deus prevalecerá
  • Fora da Igreja não há salvação
  • Vaticano causa o caos por invalidar a fórmula do batismo. Artigo de Thomas Reese
  • Sobre a fórmula do batismo: um responsum límpido, uma nota doutrinal preciosa, mas parcial. Artigo de Andrea Grillo

Notícias relacionadas

  • O espírito de Jesus. Domingo do Batismo do Senhor

    A leitura que a Igreja propõe para este Domingo do Batismo do Senhor é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 7-11. O te[...]

    LER MAIS
  • Batismo do Senhor

    LER MAIS
  • “Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado” (Lc 3,22)

    LER MAIS
  • "A Reforma fez bem para a Igreja." Entrevista com Paolo Ricca

    Paolo Ricca repete há algum tempo: o ecumenismo não é uma questão de etiqueta entre as Igrejas. “E o modo como nos preparamo[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados