15 Novembro 2020
“A crise desencadeada pelo coronavírus leva a um alto grau de incertezas, dúvidas e medos. É bom estarmos juntos como Igrejas na Alemanha nesta situação e darmos apoio, consolação e esperança”: são palavras de Dom Georg Bätzing, presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha (Dbk), que enviou no último dia 8 uma videomensagem de saudação aos participantes da sétima reunião – via streaming – do 12º Sínodo da Igreja Evangélica na Alemanha (EkD).
A reportagem é publicada por Servizio Informazione Religiosa (SIR), 09-11-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Dom Bätzing destacou que “Deus está conosco, mesmo em tempos de crise. Estamos em um terreno bom e confiável. Essa certeza não tira todas as preocupações e os medos. Mas nos liberta para enfrentá-los e ousar a nos aventurarmos de novo e de novo”.
Bätzing elogiou o compromisso ecumênico dos últimos anos: “Gosto de lembrar as celebrações pelos 500 anos da Reforma, que organizamos juntos em tantos projetos e iniciativas. Graças ao grande empenho de inúmeros cristãos do nosso país, responsáveis de ambas as partes e, não menos importante, graças ao forte empenho pessoal do presidente do seu Conselho, Heinrich Bedford-Strohm, e do meu antecessor como presidente da Dbk, o cardeal Reinhard Marx, celebramos juntos uma festa de Cristo, que recebeu uma grande resposta positiva dentro e fora dos ambientes eclesiásticos”.
A transmissão da fé cristã levanta desafios às Igrejas na Alemanha: “A comunhão na fé, que é ecumenicamente visível de muitos modos, visa a uma unidade que também pode ser vivida como comunhão com a Eucaristia e a Ceia do Senhor”.