Confirmado La Niña, de moderado a forte, em 2020/2021; Veja os impactos estimados

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

31 Outubro 2020

O La Niña se desenvolveu e deve durar até o próximo ano, afetando as temperaturas, a precipitação e os padrões de tempestades em muitas partes do mundo, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A declaração global de um evento La Niña é usada por governos para mobilizar o planejamento em setores sensíveis ao clima, como agricultura, saúde, recursos hídricos e gestão de desastres. A OMM está agora intensificando seu apoio e aconselhamento para agências humanitárias internacionais para tentar reduzir os impactos entre os mais vulneráveis ​​em um momento em que as capacidades de enfrentamento são esticadas pela pandemia COVID-19.

A reportagem é publicada por EcoDebate, 30-10-2020.

O La Niña deste ano deve ser moderado a forte. A última vez que houve um evento forte foi em 2010-2011, seguido por um evento moderado em 2011-2012.

La Niña refere-se ao arrefecimento em grande escala das temperaturas da superfície do oceano no Oceano Pacífico equatorial central e oriental, associado a alterações na circulação atmosférica tropical, nomeadamente ventos, pressão e precipitação. Geralmente tem impactos opostos sobre o tempo e o clima como o El Niño, que é a fase quente do chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS).

El Niño e La Niña são os principais condutores naturais do sistema climático da Terra. Mas todos os eventos climáticos de ocorrência natural agora ocorrem em um contexto de mudança climática induzida pelo homem, que está exacerbando as condições meteorológicas extremas e afetando o ciclo da água ”, disse o Secretário-Geral da OMM, Professor Petteri Taalas.

La Niña normalmente tem um efeito de resfriamento nas temperaturas globais, mas isso é mais do que compensado pelo calor retido em nossa atmosfera pelos gases de efeito estufa. Portanto, 2020 continua no caminho de ser um dos anos mais quentes já registrados e espera-se que 2016-2020 seja o período de cinco anos mais quente já registrado ”, disse o professor Taalas. “Os anos de La Niña agora são mais quentes do que os anos com fortes eventos El Niño do passado.”

A nova atualização ENSO da OMM afirma que há uma alta probabilidade (90%) das temperaturas da superfície do mar tropical do Pacífico permanecerem nos níveis de La Niña até o final de 2020, e talvez até o primeiro trimestre de 2021 (55%). Isso segue mais de um ano de condições ENOS neutras (ou seja, nem El Niño nem La Niña). A atualização é baseada em previsões dos Centros Produtores Globais de Previsões de Longo Prazo da OMM e interpretação de especialistas.

É importante observar que El Niño e La Niña não são os únicos fatores que impulsionam os padrões climáticos globais e regionais. Não há dois eventos La Niña ou El Niño iguais, e seus efeitos nos climas regionais podem variar dependendo da época do ano e de outros fatores. Portanto, os tomadores de decisão devem sempre monitorar as previsões sazonais mais recentes para obter as informações mais atualizadas.

Impactos de La Nina 2020 (resumo)

As últimas previsões sazonais indicam que o Grande Chifre da África (precipitação abaixo do normal), Ásia Central (precipitação abaixo do normal) e Sudeste Asiático, algumas das ilhas do Pacífico e a região norte da América do Sul (precipitação acima do normal) verão alguns as anomalias de precipitação mais significativas associadas ao evento La Niña de 2020.

África

O evento La Niña deste ano coincide com uma importante estação de chuvas e plantio em grande parte da África Oriental, que deverá apresentar condições mais secas do que o normal . Isso, somado aos impactos existentes da invasão de gafanhotos do deserto , é mais um desenvolvimento preocupante que pode aumentar os desafios de segurança alimentar na região.

La Niña pode levar ao aumento da precipitação na África Austral e isso é indicado por alguns modelos de previsão sazonal recentes. No entanto, existem algumas nuances neles e, portanto, as previsões atualizadas devem ser monitoradas ao longo dos próximos meses. La Niña também pode afetar a temporada de ciclones tropicais do sudoeste do Oceano Índico, reduzindo a intensidade. Especialistas da OMM e colegas humanitários se reunirão em novembro para realizar uma análise completa da temporada que está por vir.

Ásia Central

Na Ásia Central, os eventos La Niña são conhecidos por levar a uma redução nas chuvas de janeiro a maio. No entanto, a última previsão sazonal destaca uma maior probabilidade de que uma área do Levante até a Ásia Central tenha probabilidade de ver chuvas abaixo do normal ainda mais cedo do que o normal.

SE Ásia e Pacífico

O La Niña é frequentemente associado a condições úmidas em grandes partes do Sudeste Asiático, Austrália e as últimas perspectivas sazonais são consistentes com as condições históricas do La Niña.

Para as ilhas do Pacífico, os efeitos do La Niña variam de país para país. Aqueles no Pacífico Central e Oriental podem ser mais suscetíveis a chuvas abaixo do normal, enquanto os países do Sudoeste do Pacífico ficarão mais sujeitos a chuvas acima do normal.

Sul da Ásia

Em eventos anteriores de La Niña, o Sul da Ásia experimentou uma mistura de efeitos, que vão desde condições mais secas do que as normais no extremo sul, mais úmido em grande parte das regiões centrais de junho a setembro e novamente mais seco no extremo norte / norte oeste.

As últimas perspectivas sazonais fornecem um quadro misto semelhante, com condições de seca esperadas nos próximos meses no norte da região, enquanto o resto da região deverá apresentar condições quase normais. No extremo sul da região, o último GSCU indica uma chance de chuvas acima do normal, enquanto a edição de setembro indica uma possibilidade de chuvas abaixo do normal. A situação continuará a ser monitorada.

América do Norte, América Central e Caribe

Na América do Norte, o La Niña normalmente traz acima da média ao longo da camada norte do continente, juntamente com precipitação abaixo da média e em todo o sul. Os resultados do modelo de previsão mais recente são consistentes com esta análise de impacto histórico.

No Caribe, os eventos La Niña podem contribuir para um aumento na intensidade da temporada de furacões. A temporada de 2020 tem sido uma das mais ativas já registradas.

América do Sul

Na América do Sul, o La Niña pode trazer chuvas acima do normal em grandes partes do norte do continente, enquanto mais ao sul, abaixo do normal, podem ocorrer chuvas nas costas leste e oeste. O evento La Niña de 2020 mostra características muito semelhantes, com a parte norte do continente provavelmente tendo chuvas acima do normal, enquanto grande parte do cone sul provavelmente terá chuvas abaixo do normal.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Confirmado La Niña, de moderado a forte, em 2020/2021; Veja os impactos estimados - Instituto Humanitas Unisinos - IHU