24 Setembro 2020
Os organizadores do maior encontro ecumênico da Alemanha, planejado para 2021, anunciaram a intenção de levar em frente o evento, mas em escala reduzida devido à pandemia de covid-19 e com estritas medidas de higiene.
A informação é do Conselho Mundial de Igrejas, 23-09-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
O 3º Kirchentag (Convenção de Igrejas) Ecumênico está agendado para ocorrer entre 12 e 16 de maio de 2021, em Frankfurt, e se espera reunir mais de 100 mil participantes das principais igrejas cristãs da Alemanha.
Por uma conferência online, em 22 de setembro, os organizadores católicos e protestantes do evento disseram que o planejamento é para 30 mil participantes em Frankfurt, junto com a participação virtual via streaming, eventos híbridos e chat online.
“O 3º Kirchentag Ecumênico é necessário, especialmente agora”, afirmou a presidente protestante do evento, Bettina Limperg. “Diálogo, colegialidade, discussão e conflitos também precisam de espaço na arena pública”.
O presidente católico do evento, Thomas Sternberg, disse que o mundo está mudando por causa das consequências da pandemia de covid-19.
Assuntos que surgiram pela pandemia incluem o que mantém a sociedade unida, a sustentabilidade do atual sistema econômico, a ameaça à criação, e as mudanças nas formas de se viver a fé cristã.
Sternberg disse que um plano abrangente de saúde e segurança será apresentado em outubro, após discussões com as autoridades.
“Podemos organizar o Kirchentag Ecumênico de maneira responsável, cuidadosa e de uma maneira nova sendo ainda um Kirchentag Ecumênico genuíno e intensivo”, disse Sternberg.
O evento é organizado pelo Kirchentag Protestante Alemão e pelo Comitê Central dos Católicos Alemães, que realizam encontros protestantes e católicos romanos em anos alternados.
Assim como as igrejas protestantes e católicas romanas, outras confissões cristãs e igrejas da Alemanha estão envolvidas no Terceiro Kirchentag Ecumênico.
O primeiro Kirchentag Ecumênico em Berlim em 2003 reuniu cerca de 200 mil participantes. No Segundo Kirchentag Ecumênico em Munique, em 2010, estiveram cerca de 13 mil presentes.
Ambos os eventos anteriores tiveram mais de 5000 participantes internacionais. Os organizadores esperam que a participação internacional seja possível em 2021, dependendo dos protocolos oficiais.
O lema do evento é “Ide e Vede!”, baseado em um versículo bíblico do evangelho de Marcos (6, 38).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Maior encontro ecumênico da Alemanha será em novo formato em 2021 devido à covid-19 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU