• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Historiadores manifestam preocupação com canonização de Charles de Foucauld

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Julho 2020

Alguns estudiosos consideram que o legado do futuro santo está estreitamente vinculado ao colonialismo francês na Argélia, onde ele foi assassinado em 1916.

A reportagem é de Claire Lesegretain, publicada por La Croix International, 13-07-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Depois que a Congregação para as Causas dos Santos anunciou em maio passado que um milagre havia sido atribuído à intercessão do Bem-aventurado Charles de Foucauld, a canonização do homem conhecido como o “irmão universal” pode agora seguir em frente.

Reprodução de uma foto exibida na Fraternidade Charles de Foucauld dos Irmãozinhos do Evangelho, na Argélia, no deserto de Béni-Abbès.
(Foto: Thierry Gachon/L’Alsace/MAXPPP)

Mas nem todos os historiadores estão satisfeitos com a notícia.

“A canonização de Charles de Foucauld seria uma negação da história”, escreveu o professor Ladji Ouattara em um artigo publicado na edição do jornal Le Monde do dia 2 de julho.

“Obra inseparável da conquista colonial do Saara”

“A obra do ‘eremita de Hoggar’ é inseparável da conquista colonial do Saara pela França”, afirmou Ouattara, que ensina História em universidades na França e em Níger.

Ele citou as obras de vários historiadores, como Jean-Marie Muller, que, em 2002, denunciou “as profundas convicções nacionalistas e colonialistas desse eremita saariano que defendeu uma guerra total contra a Alemanha durante a Grande Guerra”.

Ouattara observou que Hélène Claudot-Hawad havia condenado, naquele mesmo ano, o “envolvimento direto [de Foucauld] em operações militares coloniais contra as tribos rebeldes” na Argélia.

E observou que, mais recentemente, em 2014, André Bourgeot havia criticado as “ideias [do futuro santo] em favor de uma desorganização das estruturas sociopolíticas tuaregues”.

Ouattara, que fez sua tese de doutorado na Universidade Católica de Louvain sobre o povo tuaregue, alegou que, como ex-segundo tenente, Foucauld “participou pessoalmente de várias missões militares com o capitão Dinaux, cujo objetivo era estabelecer a submissão dos tuaregues de Hoggar e fazer com que um imposto fosse aceito, para ser uma marca tangível dessa submissão”.

O bispo emérito Claude Rault, de Laghouat (Argélia), rejeitou essa acusação.

“O objetivo de Charles de Foucauld não era participar diretamente de uma operação militar, mas sim usá-la para ampliar o seu conhecimento do mundo tuaregue”, disse o bispo de 79 anos.

“Ele não tinha nenhuma outra maneira de fazer isso do que confiar nessas expedições”, disse Rault, um Padre Branco missionário que liderou a Diocese de Laghouat entre 2004 e 2017.

“Os traumas da colonização”

João Paulo II promoveu a causa de canonização de Foucauld em 2001 declarando-o “venerável”.

Então, quatro anos depois, Bento XVI decretou que o monge nascido na França havia morrido como mártir e aprovou a sua beatificação. Agora, após a recente verificação do milagre, o Papa Francisco deve declará-lo santo.

“Quem, na verdade, é Charles de Foucauld? Como a África vê a sua futura canonização, enquanto os traumas da colonização ainda afetam as sociedades tuaregues?”, perguntou Ouattara provocativamente

Ele disse que a canonização provavelmente pareceria “dissonante” no atual contexto de desmantelamento das figuras colonialistas.

Além disso, ele observou que isso ocorre cinco anos após a controversa canonização de Junípero Serra (1713-1784) nos Estados Unidos.

Mas Dom Rault argumentou que Charles de Foucauld nunca deixou de “denunciar as extorsões de uma colonização que consistia em se apropriar do grande Sul argelino em detrimento do povo e da cultura tuaregues”.

Além disso, ele disse que o dicionário francês-tuaregue de Foucauld continua sendo uma referência essencial até hoje.

“A sua visão de colonização sempre foi humanizada e humanística”, afirmou o bispo.

Ele ressaltou que o futuro santo frequentemente pedia que “os líderes tuaregues fossem levados em consideração e que certos poderes políticos fossem confiados a eles”.

“Traição da confiança dos tuaregues”

“Seu amor pelo povo tuaregue sempre prevaleceu”, enfatizou Dom Rault.

“Charles de Foucauld queria viver no meio do povo e se tornar seu irmão. Ele assumiu o risco de ficar onde o Exército não estava presente para marcar a sua distância dele”, disse o bispo.

Mas ele também admitiu que “seria saudável para a Igreja revelar ao público em geral todas as áreas cinzentas: é hora de dizer os limites desse homem que tem sido tão santificado”.

Ele reconheceu que o reverenciado monge “não disse nada sobre a violência” e até “desejou o desaparecimento físico deste ou daquele tuaregue”.

“Mas, embora Charles de Foucauld não tenha alcançado tudo em sua vida, a santidade não é a mesma coisa que a perfeição”, insistiu Dom Rault.

Morte em dezembro de 1916 em Tamanrasset

Jean-Claude Boulanger, o bispo recém-aposentado de Bayeux-Lisieux, na França, é membro da fraternidade presbiteral Iesu Caritas de Charles de Foucauld e autor de um livro sobre o eremita de Tamanrasset.

Ele citou uma carta que o aménokal (líder religioso tuaregue) Moussa agg Amastasent enviou à Madame De Blic, irmã de Charles de Foucauld, no dia 25 de dezembro de 1916 – após o assassinato do monge no dia 1º de dezembro.

“Assim que eu soube da morte do nosso amigo, seu irmão Charles, meus olhos se fecharam; tudo ficou escuro para mim; derramei muitas lágrimas. Sua morte me provocou uma grande tristeza”, escreveu o aménokal.

Na mesma carta, ele pediu que Madame De Blic dissesse à sua família que “Charles, o marabuto, não está morto apenas para você; ele está morto para todos nós. Que Deus tenha misericórdia dele e que possamos reencontrá-lo no céu!”.

Dom Boulanger ressaltou que, no Islã, um marabuto é venerado como santo.

“É surpreendente que Moussa possa ter escrito ‘nosso marabuto’ e que ele planejava reencontrá-lo no mesmo paraíso”, disse o bispo de 75 anos.

Ele acrescentou que, mesmo que todos os tuaregues não tenham necessariamente compartilhado a opinião do aménokal, isso não nega o fato de que, “durante toda a sua vida, Charles de Foucauld tentou dar testemunho de Jesus de Nazaré e do Evangelho”.

Leia mais

  • O que sabemos da inesperada viagem de Bento XVI em plena pandemia? Ele ficará na Alemanha?
  • Charles de Foucauld: um místico para o século XXI
  • Nova biografia retrata lado sombrio do reinado de João Paulo II
  • “Charles de Foucauld não se encaixa em nenhuma estrutura, em nenhum molde”. Entrevista com Pierre Sourisseau
  • Como foi o caminho de Charles de Foucauld aos altares?
  • Christian de Chergé, o mártir de Tibhirine
  • Charles de Foucauld, irmão universal
  • O marabuto Charles de Foucauld
  • Junípero Serra, santo ou não?
  • Universidade Católica de Louvain se abre à teologia islâmica
  • Objetivos de tuaregues nacionalistas e islamitas do Mali confundem forças ocidentais

Notícias relacionadas

  • Evangelio de Rutilio Grande

    LER MAIS
  • O lobby de 17 anos de um padre pela canonização de madre Teresa

    Madre Teresa será formalmente canonizada em 4 de setembro pelo papa Francisco, em Roma. Amplamente conhecida como a "santa de Ca[...]

    LER MAIS
  • A Santa da Escuridão. Entrevista com Brian Kolodiejchuk, postulador da causa de Madre Teresa

    LER MAIS
  • Papa Francisco: “Devemos rezar não para vencer a guerra, mas para vencer a paz”

    “Devemos rezar não para vencer a guerra, mas para vencer a paz” – exortou Francisco. “Rezar é lutar, não é refugiar-se[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados