• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pandemia: a polêmica e o impasse dos bispos italianos

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Abril 2020

É necessário voltar à discussão sobre os DICOs (direitos e deveres das pessoas que coabitam de modo estável, na sigla em italiano) de 2007-2008 para se encontrar uma posição tão antigovernamental como a registrada na nota da Secretaria da Conferência Episcopal Italiana (CEI) do dia 26 de abril: “Os bispos italianos não podem aceitar que o exercício da liberdade de culto seja comprometido”.

O comentário é publicado por Settimana News, 27-04-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Mas, há 13 anos, a referência era aos “princípios inegociáveis”, isto é, à pretensão da Igreja de condicionar as leis e o legislador. Hoje, a referência é à Constituição e à liberdade religiosa. Com uma evidente menção também à forma concordatária da presença da Igreja Católica na Itália.

A Conferência Episcopal mostrou resistências desde o início às disposições relativas ao fechamento devido à pandemia. No dia 8 de março, ela afirmava: “A acolhida do decreto é mediada unicamente pela vontade de fazer, também neste caso, a própria parte para contribuir com a proteção da saúde pública”.

E, no comunicado do dia 16 de abril, “o Conselho Permanente compartilhou o compromisso da Secretaria Geral, no diálogo com instituições governamentais, para definir um caminho menos condicionado ao acesso e às celebrações litúrgicas para os fiéis, em vista também da nova fase que se abrirá depois do dia 3 de maio”.

No comunicado do dia 26 de abril, recordam-se as garantias governamentais para um exercício mais amplo do culto e a urgência de retomar a ação pastoral. A falta de abertura registrada no decreto do Conselho dos Ministros mostra, na opinião dos bispos, uma não clara distinção de responsabilidade entre a presidência do Conselho e o Comitê Técnico, por um lado, e a Igreja, por outro, que, no respeito das medidas estabelecidas, deve ser reconhecida na “plenitude da própria autonomia”.

Falha na tradução

Um protesto legítimo, mas que não pode ignorar uma história recente de afasia substancial. O presidencialismo de Ruini havia centralizado nas suas mãos todas as formas de relação eclesial com a política e a cultura do país. Com Francisco, a CEI teria tido a oportunidade de inverter essa tendência, que pensava a relação com as instituições políticas do país na lógica da troca e do cuidado dos seus próprios interesses corporativos. Fez-se isso apenas na forma de não oposição ao discurso do papa, mas sem uma real “tradução ao italiano” de Francisco.

Certamente não faltaram momentos positivos e criativos, como o Congresso de Florença em 2015 ou a resistência aos discursos populistas, soberanistas, antieuropeus e pró-racistas do governo anterior. Nada comparável ao pró-berlusconismo dos anos 1980.

Assim, a iniciativa do Congresso dos Bispos em Bari (em fevereiro de 2020) poderia se tornar uma eficaz assunção de responsabilidade não apenas em relação às Igrejas no Sul do Mediterrâneo, mas também uma proposta para ampliar a míope política italiana, tanto em relação à Europa quanto à África e ao Oriente Médio. Até a recente defesa das escolas paritárias tem um fôlego mais amplo do que os simples interesses partidários.

Mas não se pode ignorar a impressão de uma apatia que deixou sem frutos significativos o discurso de Francisco em Florença, que rapidamente arquivou a proposta de um sínodo para a Igreja italiana, que não acordou diante de uma política sem fôlego e pouco atenta às instituições.

Deve-se registrar o silêncio da CEI diante da pandemia, que ficou sem uma interpretação autorizada e compartilhada. Embora não tenham faltado de vozes eficazes de prelados individuais.

Embora descontando todos os limites relacionados com a surpreendente e repentina pandemia que vale para a Igreja assim como para todas as instituições, existem limites de longa duração. Entre estes, uma drástica contração de pessoal, de competências e de relevo dos escritórios da CEI, compreensível como reação ao centralismo anterior, mas que desguarneceu a capacidade de reação do organismo.

O protagonismo solitário do ex-secretário, Dom Nunzio Galantino, tem o seu paralelo na defesa das escolas paritárias confiadas ao subsecretário, Mons. Ivan Maffeis. A ausência de uma interlocução com as forças políticas e com o governo, que seja sistemática e cultivada, muito além das estreitas fronteiras dos interesses imediatos, fez-se sentir em um momento tão crítico quanto o atual.

A ideia de confiar às periferias aquele impulso que não se queria que viesse mais unicamente do centro revelou-se dispersiva e substancialmente não interpretada.

Sem sonhos nem visões

“A coragem de uma nova imaginação do possível, com o realismo que só o Evangelho pode nos oferecer” (Francisco) é aquilo ao qual a CEI não esteve à altura. O risco de prosseguir em uma ordem aleatória, não só entre os bispos, mas também entre os padres de uma mesma diocese, seria o passo a mais rumo à completa irrelevância pública do catolicismo instituído na Itália.

E hoje o cuidado das almas passa unicamente pela capacidade de contribuir ativamente para a configuração de um novo ordenamento constitucional da casa comum em que todos habitamos. Já estão em circulação rumores de possíveis correções do decreto, mas a fragilidade paralela e convergente da margem política e eclesial contribui não para construir e fortalecer o consenso comum dos próximos meses e anos, mas sim para alimentar a fragilidade das instituições públicas e a afasia das eclesiais.

A inútil agressividade exigida pelos tradicionalistas italianos não habita o pensamento da CEI, que, ao invés disso, deveria interpretar os germes de uma nova pastoral e de novas aberturas que a prática das Igrejas locais soube pôr em campo nestes dias difíceis.

 

Leia mais

  • Missas (ainda) sem povo: bispos italianos contra a decisão do governo
  • “A Igreja não tem privilégios no Estado democrático.” Entrevista com Giovanni Ferretti
  • “A pandemia deve ser uma oportunidade para repensar as formas de vida cristã”
  • Igrejas e espaço público. Artigo de Fulvio Ferrario
  • A Igreja diante da pandemia e suas consequências. Artigo do cardeal Michael Czerny
  • Para o Papa Francisco, esta quarentena põe em conflito duas causas que lhe são caras
  • Igreja após o vírus: futuro plural
  • O vírus sacode a Igreja. “Chega de egoísmo.” Entrevista com Francesco Montenegro
  • Em meio à pandemia, EUA atacam o papa
  • Francisco propõe “um plano para ressuscitar” diante da emergência Covid-19
  • Católicos continuam tropeçando liturgicamente durante a pandemia
  • Confissão pelo Zoom? Pandemia reaviva debate sobre reconciliação a distância
  • “Eu não gosto dessas missas em streaming”. Entrevista com Heiner Wilmer, bispo alemão
  • Padre, a gente sabe rezar!
  • Catolicismo digital
  • Pandemia aumenta buscas do tópico “oração” na internet
  • A pandemia e os dilemas da liturgia católica
  • Cardeal faz Comunhão espiritual durante liturgia da Sexta-feira Santa
  • Pe. James Alison lança site para liturgias eucarísticas inclusivas para pessoas LGBTQ
  • Eucaristia, mídias e medos. Os riscos da infidelidade à teologia eucarística em tempos de pandemia
  • A (re)descoberta eclesial do ambiente digital: entre luzes e sombras
  • Missas online sem povo, por que não gosto
  • É preciso distinguir entre as “missas digitais” e as das outras mídias, afirma teóloga
  • O vírus de uma transmutação eucarística? Artigo de Michael Davide Semeraro
  • A propensão laica da televisão, entre igrejas silenciosas e missas ao vivo
  • A frustração do Papa Francisco com o coronavírus e o “confinamento litúrgico”
  • Coronavírus, vida e fé no ambiente digital. Um vade-mécum
  • O Vaticano. O Angelus e as audiências públicas serão apenas em vídeo. O Papa também está se blindando
  • Covid-19 muda atuação de igrejas
  • Coronavírus: Papa Francisco está alarmado com contágios em conventos
  • Governo italiano esclarece regras de confinamento para igrejas
  • Enquanto o coronavírus mantém os fiéis em casa, clero cristão debate a Comunhão online
  • Francisco recebeu o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte para analisar a pandemia
  • Vaticano: está permitida a absolvição geral durante contágio por coronavírus
  • Quando os católicos podem se confessar por telefone?
  • Igreja e Reino transpassam o Vaticano. "O coronavírus faz perceber a diferença entre religião e evangelho". Artigo de José María Castillo
  • Sem presbítero não, mas sem povo sim? Artigo de Simona Segoloni Ruta
  • Coronavírus e a importância das atividades religiosas em casa
  • O “jejum eucarístico” das comunidades cristãs
  • O vírus também divide as igrejas
  • “As igrejas não devem ser fechadas.” Entrevista com Enzo Bianchi
  • “Como cientista, eu peço: cancelem todas as missas”
  • Roma vazia. A dramática visita do Papa Francisco para rezar pelo fim do vírus
  • Clausura sanitária e abertura simbólica. Uma igreja aberta na cidade fechada?
  • Igrejas e coronavírus, entre boas práticas e atitudes inconsistentes
  • O coronavírus e o “jejum de missa” na Quaresma
  • “Antigamente contra epidemias se rezava, hoje se fecham as igrejas”. Entrevista com Franco Cardini, historiador
  • Coronavírus, distanciamento social e a companhia da fé. Artigo de Massimo Faggioli
  • Uma “igreja sinodal” com uma missa “privada”? O léxico que não é cânone
  • A missa acabou
  • “Ite missa non est”: conhecimento por contato e profilaxia do contágio
  • Uma comunidade que reza não é uma aglomeração

Notícias relacionadas

  • Papa escolhe Bassetti: “Os velhos também são capazes de sonhar”

    A notícia foi dada pelo cardeal Angelo Bagnasco, ao término da missa da manhã celebrada na Basílica de São Pedro, com todos o[...]

    LER MAIS
  • Bassetti, sinal da nova sintonia dos bispos italianos com Bergoglio. Artigo de Alessandro Santagata

    “Pode-se entrever muito claramente uma sintonia entre a maioria dos bispos e o papa argentino em torno de um bispo de perfil ‘[...]

    LER MAIS
  • Bispos europeus em desacordo sobre como aplicar “Amoris Laetitia”

    Quando os bispos alemães publicaram uma carta pastoral em 1º de fevereiro, pedindo abordagens pastorais compreensivas aos probl[...]

    LER MAIS
  • Pesquisa sobre o presbiterado: uma imagem borrada

    Como muda a percepção que os padres têm de si mesmos e do seu ministério? A interrogação é regularmente levantada e variada[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados