• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Desmatamento da Amazônia tem 3ª maior alta percentual da história

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Novembro 2019

Com aumento de 30%, dados comprovam tendência que vinha sendo apontada pelo Deter. 

A reportagem é publicada por Greenpeace Brasil, 18-11-2019.

O desmatamento da Amazônia atingiu 9.762 km², entre agosto de 2018 e julho de 2019. O número representa um aumento de 30% em relação ao período anterior, segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados hoje, em São José dos Campos, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A área de floresta destruída equivale a 1,4 milhão de campos de futebol ou seis vezes a cidade de São Paulo. Os estados de Roraima (216%), Acre (55%) e Pará (41%) registraram os maiores percentuais de aumento, e o Pará liderou com a maior área desmatada (3.862 km²) no período.

“A combinação de altas taxas de desmatamento com a falta de governança sacrifica vidas, coloca o país na contramão da luta contra as mudanças climáticas e traz prejuízos à economia, uma vez que o mercado internacional não quer comprar produtos contaminados por destruição ambiental e violência”, afirma Cristiane Mazzetti, da campanha Amazônia do Greenpeace.

 

Desmonte sem precedentes

O Brasil alcançou resultados expressivos no combate ao desmatamento no passado. Em 2004 o desmatamento da Amazônia atingiu um dos maiores níveis da história, chegando a 27.7 mil km². Mas ações do poder público, aliadas à atuação de organizações não governamentais e do setor privado, ajudaram a reverter este cenário e, pouco menos de uma década depois, atingimos a menor taxa desde o início da série. Mas a destruição voltou a subir e, este ano, assistimos a um desmonte sem precedentes das políticas ambientais construídas ao longo dos anos.

“Estamos colhendo o que o governo plantou desde a campanha eleitoral. O projeto antiambiental de Bolsonaro sucateou a capacidade de combater o desmatamento, favorece quem pratica crime ambiental e estimula a violência contra os povos da floresta. Seu governo está jogando no lixo praticamente todo o trabalho realizado nas últimas décadas pela proteção do meio ambiente”, diz Cristiane Mazzetti, da campanha Amazônia do Greenpeace.

Em 2019, 22% das operações de fiscalização planejadas pelo Ibama foram cortadas. Em abril foi criado o Núcleo de Conciliação Ambiental, que visa “aliviar” as dívidas de desmatadores ilegais, enquanto o orçamento do Ibama foi cortado em 24% e o de combate ao fogo em 38%, dentre outros retrocessos.

O desmatamento e invasões em áreas protegidas também vem aumentando, e enquanto Bolsonaro se coloca claramente contrário ao reconhecimento dos direitos indígenas, mais sangue é derramado. No início de novembro, Paulo Paulino Guajajara, guardião da floresta, foi assassinado em uma emboscada preparada por madeireiros.

O Deter, afinal, apontava para a verdade

Em agosto deste ano, diante da enorme repercussão mundial devido ao aumento das de queimadas e dos alertas de desmatamento por toda a Amazônia, Bolsonaro exonerou o renomado físico Ricardo Galvão da direção do Inpe, colocando em dúvida os dados da instituição. Contra fatos, entretanto, não há argumentos, e o Prodes acaba de confirmar a tendência apontada pelos dados da instituição.

E, para além da taxa publicada hoje, que mediu a perda de florestas até o mês de julho, a tendência apontada pelo Deter é que o desmatamento continua subindo. Segundo os dados, de agosto a outubro, os três primeiros meses que compõem o próximo período Prodes, houve um aumento de cerca de 100% da área com alertas de desmatamento na comparação com o mesmo período de 2018.

O governo foi omisso e irresponsável quando decidiu ignorar os alertas do Deter, ao invés de agir, e o que vemos agora é resultado desta deliberada falta de ação. Mas não podemos permitir que a curva do desmatamento continue subindo.

Desmatamento sobe, mais risco para a economia

O desmonte das políticas ambientais e o aumento do desmatamento não afetam apenas as populações que vivem na floresta, mas também a reputação do país no mercado internacional. Este ano, no auge da temporada de fogo e diante a inação do governo em combatê-lo, diversas empresas anunciaram a suspensão de compra de produtos brasileiros e lideranças internacionais apresentaram resistência em aprovar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. O mercado internacional, do qual a economia do Brasil depende, já não quer mais ter participação no desmatamento e em violações de direitos humanos.

Precisamos reverter imediatamente o desmonte ambiental em curso e exigir um plano efetivo de combate ao desmatamento. As empresas que compram produtos como soja e gado do Brasil também devem se posicionar contra essa política antiambiental desastrosa de Bolsonaro, além de acelerarem seus esforços para retirar completamente o desmatamento de suas cadeias produtivas

O fato é que vivemos uma emergência climática, onde fazer o mínimo já não é suficiente. Neste momento precisamos de mais ambição e não uma volta ao passado, como Bolsonaro vem trabalhando duro para fazer. Infelizmente, temos hoje um presidente que age contra o meio ambiente e as nossas florestas. Cabe agora aos brasileiros defendê-las.

Leia mais

  • Desmatamento na Amazônia é o maior em 11 anos e alcança 20% da floresta
  • “Bolsonaro quer entregar a Amazônia à destruição”. Entrevista com Marina Silva
  • Alta no desmate coroa desmonte ambiental de Bolsonaro e Salles
  • Brasil não cumprirá metas de crescimento sustentável, diz ex-diretor do Inpe
  • Desmatamento subiu 50% em 2019, indicam alertas do Inpe
  • Desmatamento já reduz chuvas e pode afetar safra no sul da Amazônia
  • Se nada for feito, reserva extrativista Chico Mendes vai virar pasto
  • Índices de ameaça e pressão de desmatamento em áreas protegidas na Amazônia aumentam 39% em um ano, mostra Imazon
  • Em ano de alta do desmatamento na Amazônia, Meio Ambiente perde quase 20% dos técnicos
  • Imazon detecta aumento de 24% no desmatamento da Amazônia
  • 1.102,57 km² de alertas de desmatamento e degradação na Amazônia Legal foram registrados em maio por DETER/INPE
  • Amazônia Centro do Mundo
  • Desmatamento e degradação aumentam na Amazônia em setembro deste ano, aponta monitoramento do Imazon
  • Imazon: Desmatamento da Amazônia em setembro foi 80% maior do que no mesmo período de 2018
  • Imazon: Desmatamento da Amazônia aumenta 54% em janeiro de 2019
  • DETER/INPE: As áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia Legal somaram 2.072,03 km² no mês de junho de 2019
  • Imazon detecta aumento de 24% no desmatamento da Amazônia
  • O que está impulsionando o desmatamento tropical? Cientistas mapeiam 45 anos de imagens de satélite
  • Desmatamento zero? Uma política possível e viável. Entrevista com Carlos Nobre
  • “Surto de desmatamento na Amazônia se explica pela chegada do governo Bolsonaro”, diz cientista do INPA
  • Amazônia: Estudo mostra queimadas em 1/3 das áreas de desmatamento ilegal alvo de ação do MPF
  • Redes criminosas e impunidade impulsionam desmatamento na Amazônia, diz HRW
  • "Queimadas mostram que desmatamento está aumentando". Entrevista com Carlos Nobre
  • Desmatamento na Amazônia é ‘perda irreparável’, diz especialista em recuperação ambiental
  • Desmatamento na Amazônia seria o dobro do registrado pelo Inpe, aponta estudo de universidade americana
  • Apesar da negação do presidente Bolsonaro. Os números do desmatamento são reais
  • ‘Tentam incriminar o carteiro pela mensagem’, diz pesquisador do Inpe sobre demissão de diretor que criticou Bolsonaro
  • Demissão de chefe do Inpe é 'alarmante', diz diretor de centro da Nasa

Notícias relacionadas

  • O impacto que está na mesa

    "Assim como existe uma rotulagem para os valores nutricionais, já há padrões estabelecidos para a rotulagem ambiental, só que [...]

    LER MAIS
  • Arena da Amazônia é um elefante branco (e dos grandes) na floresta brasileira

    Nossa história tem raízes no começo dos anos 1880 e nos delírios dos barões da borracha. Sentados à beira do vasto Rio Amazo[...]

    LER MAIS
  • Incêndios na Amazônia ameaçam dizimar indígenas isolados

    LER MAIS
  • Soja, gado, madeira e palma respondem por um terço do desmatamento mundial

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados